Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

As Ongs mais procuradas do Brasil

Tecnologia Firefox

Fundação Mozilla

Cidadão engajado é um cidadão que participa de movimentos em prol de sua comunidade, seus ideais são claros e não mudam em hipótese alguma.

Algumas organizações ultrapassam as fronteiras de seu pais de origem, chegando a atingir o mundo todo, ou boa parte dele.

Como as organizações envolvem ideologia, algumas organizações são direcionadas à comunidades carentes, enquanto outras são direcionadas à grupos mais elitizados da sociedade.

Há organizações em todos os setores, como tecnologia, meio ambiente, saúde e  educação. O que essas organizações poderiam ter em comum? – todas elas trabalham com voluntários, pessoas que se identificam com seus objetivos, sem cobrar nada por isso, além de captar recursos de iniciativa privada.

Aqui identificamos o primeiro perigo: Os voluntários de ORGs estão dispostos a trabalhar até vinte horas por dia, de graça.

Acontece que esse é o sonho de toda empresa capitalista, aquelas que pagam verdadeiras fortunas para seus funcionários, para que eles trabalhem no máximo oito horas, mesmo assim sem nenhuma ideologia em relação às empresas.

Muitas tecnologias surgem nas ORGs, despertando a cobiça de grandes capitalistas que posam de anjinhos, com outros objetivos, como espionar novas tecnologias.

A maioria dessas organizações acreditam que podem salvar o mundo, ou melhorar muito a sua condição, o que de fato é verdade. Organizações não governamentais fazem parte de um sistema tão perfeito da sociedade que as melhorias proporcionadas por elas são consideráveis.

Antes de se envolver com uma sociedade sem fins lucrativos, é preciso conhecer seu histórico, quem são os diretores responsáveis, como de fato ela funciona. Há muitos tipos de organizações, portanto sempre haverá muitas opções para se desenvolver sua cidadania.

Não espere que todas as fundações sejam iguais, são completamente diferentes – O que tem em comum? – todas tem seus próprios ideais e interesses.

Alguns exemplos de organizações famosas, passaremos a citar aqui:

Sociedade Viva Cazuza: Surgiu da família do cantor, cujos pais tinham um único filho, quando esse se tornou portador do vírus da AIDS. Pelo que parece, todo o patrimônio do cantor foi destinado à essa fundação, apesar de a mãe do cantor entrar em conflitos ideológicos com algumas idéias do  cantor em vida, idéias como: amor livre, liberação da maconha e homossexualidade, etc.

http://www.vivacazuza.org.br/

Instituto Airton Senna: Essa fundação também tem a presença do elemento “morte” muito ligada a ela, já que o piloto de Fórmula Um Morreu justamente quando a Fundação nasceu para o mundo.

Como a irmã do piloto era Pastor(a) de uma igreja, a fundação se tornou muito mais forte.

Fundação Roberto Marinho: Fundação mantida principalmente pelo fundador da Rede Globo, o já falecido Roberto Marinho. A instituição, como a maioria das instituições, envolve muitas atividades, como a educação, esporte, etc.

http://www.frm.org.br/

Outra fundação muito conhecida e tradicional, é a fundação Padre Anchieta. É um bom exemplo de associação que trabalha em conjunto  com outras, responsável por boa parte das fundações no Brasil.

http://www.tvcultura.com.br/

Uma das fundações mais divulgadas do momento, especializada em educação e apoio a portadores de deficientes físicos e mentais é a ABRINQ.

http://www.fundabrinq.org.br

Esses são exemplos de fundações conhecidas que surgiram ou da morte ou da influência de pessoas conhecidas, representantes diretos do ideal da fundação:

O governo tem interesse nessas fundações, já que elas tem um melhor resultado, funcionam muito melhor, inclusive em sua gestão privada.

Algumas fundações são ligadas ao meio ambiente e proteção de animais:

Greenpeace – Essa é a fundação mais conhecida no setor de meio ambiente, formada por idealistas dispostos a tudo para frear ações predatória ou contra a natureza. Apesar disso, nem sempre estão presentes em todas os lugares onde há problemas dessa natureza, quando estão, tudo costuma ser registrado em vídeo.

http://www.greenpeace.org/

Alguns exemplos de entidade ligadas a saúde, são: Médico sem fronteiras, Cruz Vermelha e Pastoral da Criança.

A Pastoral da Criança, criada pela Zilda Arns, tornou-se referência em movimento de voluntariado. Uma fundação conhecida no mundo inteiro, revolucionária pela maneira como atua: Muito serviço, com poucos recursos; Zilda Arns surpreendeu o mundo ao afirmar que um real, na época, seria o custo suficiente para resolver o problema de mortalidade infantil.

http://www.pastoraldacrianca.org.br/

SEBRAE – Organização criada para apoiar os novos empreendedores. Oferece educação gratuita, além de outros serviços como, consultoria, assessoria, apoio, etc.

http://www.sebrae.com.br/

Apesar de tudo isso, nem tudo são flores no mundo das ONGs. A maioria dos grandes empresários aproveitam as fundações para fugir do imposto de renda, no caso de fundações atuantes em outros países, a situação pode se tornar muito pior.

Alguns empresários, fundadores de instituições no pais, também se envolveram em esquemas de envio de dólares para o exterior. Na gestão de Jaime Lerner, então governador do Paraná, um esquema que criou bancos no Paraguai e EUA, com o objetivo de enviar dinheiro para os paraísos fiscais, havia tanta gente envolvida, desde jogadores e artistas até políticos e empresários, tornando impossível seguir com a investigação.

Um bom exemplo de que as fundações não são iguais, é o fato da “Fome Zero”, criado pelo irmão de um humorista famoso, Henfil, só funcionar enquanto havia falta de recursos. Quando o governo passou a ajudar a instituição, começaram também os problemas.

Algumas empresas também mantém fundações como estratégia para melhorar sua imagem, no chamado marketing social,  sistema de marketing que iniciou a pouco tempo.

O sistema de doação e amostras grátis. pode ser perigoso, como foi visto no filme “O Jardineiro Fiel” de Fernando Meireles, onde os remédios proibidos pelo FBA, nos Estados Unidos, eram oferecidos aos países pobres africanos que serviam como cobaias humanas mostrando os perigos de uma falsa ajuda humanitária.

Com tantas pessoas interessadas em ajudar o mundo e a salvá-lo, fica uma pergunta – Porque os asilos continuam tão abandonados e tantas crianças e moradores embaixo da ponte? – Talvez o problema seja a burocracia, ajudar uma baleia ou adotar um cão exige  menos documentos que um ser-humano.

Participar ativamente da sociedade, não implica necessariamente participar de uma grande ONG, basta criar uma associação em seu bairro, isso pode melhorar muito a sua vida e mundo; A participação sempre será mais eficaz que a ajuda financeira, isso já foi comprovado.

Sempre lembrando que a combinação de uma associação com um abaixo assinado, quando entregue ao promotor de justiça, tem muito poder social.

E você? – Conhece alguma fundação ou participa delas?

By Jânio

agosto 11, 2010 - Posted by | Reflexões | , , , , , , , , , , , , , ,

2 Comentários »

  1. Saudações!
    Amigo Jânio:
    Uma ótima explanação acerca das organizações voltadas aos relevantes serviços comunitários. Eu conheço algumas, por sinal, até que prestam um serviço notável é o caso da GACC. Agora, eu prefiro ajudar anonimamente e uma vez ao mês elejo alguém verdadeiramente necessitado e presenteio com uma pequena ajuda.
    Parabéns por mais uma excelente matéria!
    Fraternalmente,
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISON COSTA | agosto 12, 2010 | Responder

  2. Olá Lison:

    Pela sigla eu nem reconheci essa fundação, aí, fui pesquisar no Google e descobri que é um Grupo de Assistência a Criança com cancer GACC

    http://www.gacc.com.br/

    Obrigado pela contribuição, Lison, as crianças com câncer realmente merecem mais do que a corrupção Bipartidária do Brasil pode oferecer, parabéns pela iniciativa, meu amigo.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Janio | agosto 12, 2010 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres