Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Estratégias para gerar tráfego

Buscando parceiros

Rede de Amigos

A primeira vez que eu vi um indexador de notícias, eu fiquei imaginando no objetivo de um indexador, sob o ponto de vista do administrador dessa ferramenta.

Um indexador representa um processo oposto às atividades de um blogueiro, ou seja, indicar conteúdo de outros sites. O indexador faz divulgação gratuita de textos que se encontram na blogosfera afora.

Esse conceito de web 2.0 me pareceu estranho, afinal, um indexador não apresenta conteúdo, ele indica, mostrando apenas um pequeno resumo.

Falando em resumo, aqui verificamos o primeiro problema, alguns blogueiros sequer fazem resumos, pior, alguns criam verdadeiros hypes, na tentativa de seduzir o leitor.

Felizmente, em indexadores com mais tempo de estrada já não apresentam esse tipo de usuário.

Podemos fazer uso de técnicas hypers no título, atiçando a curiosidade do leitor, mas um resumo do que o leitor vai encontrar, ameniza o descontentamento com o texto. O resumo é, e deve, ser uma amostra da qualidade e do conteúdo do texto indicado.

Os primeiros indexadores de textos eram criteriosos, exigiam até vinte e cinco linhas no resumo da indicação, o que logo se mostrou inviável. Alguns indexadores ainda  exigem um número mínimo de linhas nesse resumo.

Cada indexador tem um perfil diferente, alguns já descobriram as vantagens de se agregar ferramentas de rede social, o que aumenta sua popularidade, além de apresentar maior transparência do perfil de seus autores.

Nem precisa dizer que aqui começamos a notar as vantagens de um bom indexador, não é mesmo?

Quando acessamos a página inicial de um indexador, temos a visualização das notícias mais populares. Junto com as notícias mais populares, um outro problema, além do perfil do indexador seguir para um tipo de notícia, ou artigo, há indexadores onde os usuários combinam quem vai ficar na primeira página.

O indexador mais popular da internet, o Ocioso, seleciona as indicações de posts populares através de cliques, ou visitas ao site; o Dihitt, o indexador que reúne os usuários mais interativos da internet, seleciona por votos. Uma grande vantagem do dihitt é mostrar as últimas notícias, o que alguns outros indexadores, inteligentemente, também fazem.

A vantagem de combinar indexação com rede social, é muito interessante, mas oferece o risco de problemas na manutenção e ataque de crackers, já que quanto maior a quantidade de ferramentas para entrada de dados, maior o risco de invasão.

Pode-se indicar notícias em massa no Dihitt, o mesmo acontece com as mensagens, uma espécie de correio eletrônico interno. Essas facilidades fazem a alegria dos blogueiros que querem divulgar seus blogs, mas criam também um comportamento spammer nos usuários; curiosamente, há ferramentas para bloqueio de spam.

Tente imaginar um perfil com milhares de seguidores, agora imagine o potencial de spam – um perigo, não é mesmo?

O primeiro indexador a apresentar indicação de notícias foi o Digg. Devido a sua enorme quantidade de usuários, estabeleceu-se regras rígidas.

A ferramenta era tão simples, e eficiente, que se espalhou; até os blogs já indexam notícias.

Verificamos um problema no Dihitt, votar é muito mais fácil que clicar, isso faz com que a combinação de votos seja mais fácil.

Outro problema é que, por serem mais educados, os usuários do Dihitt aceitam o spam e são vítimas de manipulação, por parte de alguns usuários.

Se houvesse um ranking por cliques, haveria mais tráfego real aos sites, além de se criar uma nova medida de qualidade das notícias.

Outra mania que nós temos é não separar os usuários por grupos, assim corremos o risco de misturar ideologias de perfis diferentes, o que cria intrigas constantemente.

Outro comportamento que eu nunca entendi é: Porque, quando há atrito, o usuário simplesmente não deleta seu desafeto, ao invés de abandonar a rede, provocando uma grande queda de qualidade de usuários?

Hoje, eu vejo os indexadores como verdadeiros portais de notícias, onde as indicações são as manchetes, com uma grande vantagem em relação aos buscadores, seus textos podem ser bem maiores. Essa possibilidade de textos maiores, além de ferramentas rss, faz com que outros sites possam agregar o conteúdo dos principais indexadores, como o Dihitt.

Assim surgiram os buscadores, através de rss, que trazem conteúdos segmentados e bem mais abrangentes que os buscadores tradicionais.

Os gerenciadores de blogs também oferecem as ferramentas rss, para se agregar conteúdo. É assim que a Web 2.0 se espalha pela internet, com os indexadores gerenciando as atividades dos usuários, possibilitando uma melhor avaliação dos melhores autores.

Recentemente, tomei uma decisão radical. Depois de muito tempo com o meu perfil inativo, na Twitter, decidi fazer uma campanha naquela rede.

A decisão foi tomada depois que alguns leitores do made in blog/icommercepage me perguntaram porquê não estou postando as melhores notícias no twitter. A resposta é que não tenho um perfil forte por lá, não dá para empatar o pouco tempo que eu tenho, num perfil fraco.

A mesma coisa acontece na Facebook, a quantidade de vampiros daquela rede é tão grande, que desmotivam seus usuários a investirem seu tempo. Lá também é radical, A Facebook exagera nas campanhas e ferramentas, enquanto a facebook Lite inverte esse processo; recentemente recebi reclamações de usuários que migravam para a Facebook Lite, sem conseguir retornar para a versão original – é mole?

Na Orkut, eu ainda não vi solução, mas na twitter, eu encontrei finalmente uma maneira de escolher os melhores perfis para adicionar.

Através das ferramentas blogueiras, como Topsy e do Backtweets, entre outras ferramentas que mostram o potencial de perfis que mais retwitam; poderemos finalmente escapar dos chamados vampiros de rede, escolhendo os formadores de opinião, em oposição aos manipuladores dessa.

Dessa forma, espero conseguir criar um bom perfil na twitter, com valor e inteligência agregados.

Só completanto: No início as redes sociais eram totalmente contra o envio de notícias que fossem só do próprio site, podemos verificar que é impossível que se indique mais de uma notícia ao dia, o resultado nunca será o mesmo, nem de acessos, nem de votos. O Ocioso nem aceita mais de uma notícia ao dia, isso evita que a rede seja usada por spammers.

By Jânio

agosto 3, 2010 - Posted by | Redes Sociais | , , , , , , , , , ,

17 Comentários »

  1. Olá Jânio.

    O post é muito interessante, sofro com o problema de trocas de votos no Dihitt. Não gosto de votar e dar credibilidade a um conteúdo que não tenha relevância para mim e não quero votar por votar. O problema maior do Dihitt e de todos estes indexadores de conteúdo são as “visitas relâmpago” que geram uma taxa de rejeição alta. O melhor a se fazer na realidade é se tornar influente. E isso não acontece de uma hora para outra. É necessário tempo, generosidade e inteligência. Mas é a forma mais eficiente e agradável por não nos prender apenas a números e sim a frequência e participação.

    Parabéns pelo post.
    Renan

    Curtir

    Comentário por Renan Horan | agosto 3, 2010 | Responder

  2. Olá Renam:

    Sabe quando saiu aquela boataria que iriam censurar os blogs? – Pois é, eu pensei justamente nisso.

    Se apagarem blogs que fazem denúncias, os perfis de redes sociais e micro-blogs terão seu valor aumentado. O que antes seria dito em blogs, passariam então a ser ditos em espaços de nossos vários perfis; a verdade é que não dá para calar o povo na internet.

    Eu confesso para você que eu nunca tive tantas visitas assim no dihitt, mas a qualidade de seus usuários, comentando e interagindo, é incomparável com qualquer rede do mundo; esse é o lado bom.

    O Dihitt está para a interatividade assim como o ocioso está para as visitas.

    Você tocou num ponto importante, a rejeição. Eu sempre alerto para a importância da otimização e de se melhorar a confiança do próprio perfil, juntamente com seu conteúdo.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Jânio | agosto 3, 2010 | Responder

  3. belo tema abordado!
    Penso que a gente tem de artista!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

    Comentário por aaamorrr | agosto 3, 2010 | Responder

  4. Olá Edilene:

    Eu concordo com você, além de um texto bem construído, ainda temos que correr atrás de ferramentas para espalhar o texto pela rede.

    ABS

    Curtir

    Comentário por icommercepage | agosto 3, 2010 | Responder

  5. Uma luta ferrenha que requer dedicação e horas de trabalho, indexar apenas não basta tem de interagir com outros blogs, sites, ai sim os resultados aparecem.
    Abraços forte

    Curtir

    Comentário por Principe Encantado | agosto 3, 2010 | Responder

    • Olá amigo:

      Eu tenho acompanhado seu trabalho de divulgação, ele tem me inspirado em algumas boas idéias, além de sites de indexação.

      Obrigado pela participação.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | agosto 4, 2010 | Responder

  6. Olá Jânio! Excelente seu post cara. Gosto muito do dHitt, mas concordo contigo que algumas coisas precisam ser revistas para o bom aproveitamento de todos. Quanto ao Twitter, já tinha saido de lá porque confesso, não consegui ver nada de interessante e proveitoso. Agora esta semana voltei, ainda não adicionei ninguém, estou só lendo sobre o Twitcam primeiro. É que meu sócio aqui nas aulas me convenceu a voltar só por causa deste, e por meio do Twitcam fazer umas entrevistas ao vivo e lançarmos na rede, mas ainda estou estudando como. Gostei muito do seu post e te acho no Twiter, rsrsrs. Abraços!

    Curtir

    Comentário por Pinheiro | agosto 3, 2010 | Responder

    • Olá Pinheiro:

      Só para você ter uma idéia, eu também não aproveitei nada da Twitter, apesar disso, criei uma seção exclusiva para ela, tamanha admiração que eu tenho pela rede.

      O que eu posso dizer é que eu, depois de muito tempo, cheguei a conclusão de investir mais na rede. Nesse link abaixo, eu cito algumas ferramentes que considerarei para a experiência de escolher os melhores Twitters, fora isso, eu tenho certeza que ainda vamos nos encontrar na Twitter.

      O mundo é grande, a Twitter também, mas quando se é guiado pela inteligência e boas intêncões, ficam muito pequenos e acessíveis.

      veja os links para o Topsy e o Backtweets:

      https://icommercepage.wordpress.com/2010/01/01/fermentas-blogueiras-para-twitter-facebook-seo/

      ABS

      Curtir

      Comentário por Jânio | agosto 4, 2010 | Responder

  7. Olá, pessoal!

    Concordo com os comentários ditados acima, com certeza, sem interação não há progressão do blog, apenas indexar não basta. E realmente, não tem como nos calar na net, pois aqui podemos expressar nossos sentimentos a determinado assunto.
    Um abração!

    Curtir

    Comentário por Joelferdi | agosto 3, 2010 | Responder

    • Olá Joel:

      É isso mesmo.

      O Dihitt proporciona essa forma de interagir, muito importante para se discutir, conhecer a reputação dos autores e melhor nosso tráfego. Por outro lado – Sempre há um porém, não é mesmo? – há algumas brigas que viram uma verdadeira batalha pessoal e de egos, fica difícil se discutir de maneira inteligente, levando-se para o lado pessoal, para o lado da foqueira de vaidades.

      Felizmente, os conflitos são raros, apesar de provocarem muitas baixas, inclusive dos próprios envolvidos no conflito, usuários que acabam se queimando. Eu já consegui separar uma briga, mas isso no tempo em que eu era muito mais ativo na rede.

      Ah! – O Dihitt também é uma ótima fonte de Twitters para serem seguidos.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Jânio | agosto 4, 2010 | Responder

  8. Jânio,
    Excelente artigo, sou iniciante em agregadores de notícias, tenho percebido que há muitas indicações para votos. Acho isso válido, até porque, não é humanamente possível ler todas as notícias postadas, só no diHITT tenho informações que são aproximadamente 10000 posts dia.Recebi mais de 3000 indicações nestes 27 dias no diHITT, muitas postadas por mesmo usuário, votei em 900 por achar os conteúdos relevantes, mesmo sendo uma pequena piada. Eu só indiquei dois artigos inéditos, um escrito por mim, e outro por um colaborador do site, não é porque não tenho notícias de qualidade no site, tenho a filosofia de indicar só material inédito na rede. Nestes vinte e poucos dias participando de agregadores, Consegui estar várias vezes na capa de grandes portais agregadores com informações de qualidade. Tenho uma dúvida, será que são muitos que me indica posts lê os meus?. De qualquer forma não podemos menosprezar esta excelente ferramenta, precisamos fazer nossa parte para crescimento desta ferramenta útil de divulgação e crescimento intelectual.
    Abraços

    Curtir

    Comentário por Dauri Diofo | agosto 3, 2010 | Responder

    • Olá Dauri:

      São muitos os pontos realcionados por você, por isso vou por partes:

      Primeiro: A sua visão de usuário iniciante é muito importante para os veteranos,isso mostra como estão as estratégias dos usuários populares, principalmente daqueles que se aproveitam das ferramentas para se beneficiarem.

      Segundo: É lamentável saber que você recebeu 3.000 indicações, a maioria da mesma pessoa, isso mostra que alguém está decidindo quem deverá ser popular na rede, isso não é nada bom.

      Terceiro: É com muito pesar que informo-lhe que seus posts não estão sendo indicados – Sabe porquê? – você disse que recebeu 3.000 indicações, mas não disse que seus posts estavam entre essas indicações. Pelo menos no início, recebíamos muitas indicações, inclusive de nós mesmos, claro que isso pode ser mudado, se eu tiver tempo, indicarei sua notícia sua, para fazermos um teste.

      Quarto – Usuários novatos são as maiores vítimas de manipulação, antigamente, havia na primeira página do Dihitt, uma lista com os últimos cadastrados, essa lista foi eliminada, justamente, porque os novatos eram corrompidos antes mesmo de iniciarem suas atividades na rede.

      Quinto – A útima mudança, acredito que seja provisória, foi o famoso top 25 maiores usuários do Dihitt, os usuários mais interativos ficavam na primeira página, esse foi o último conflito.

      Sexto – Antes disso, já houve o problema da manipulação dos votos nos comentários – É meu amigo, havia voto nos comentários também – o que deveria melhorar a qualidade da rede, acabou sendo manipulado também.

      Sétimo – Uma mudança que eu considerei radical: Para solucionar a combinação do voto, tanto o voto em pequenos grupos, quanto os votos em notícias de pouca qualidade foi abolido. Essa mudança, na realidade mudou pouca coisa, exceto pelo fato de que alguuns usuários mais conservadores, decidiram abandonar a rede.

      Conclusão: É preciso moderação em cada uma das ferramentas, além de um pequeno aviso, como o que já vem sendo feito nos ranking internos: “parabéns você vota em vários usuários diverentes”. È preciso restringir a quantidade de votos e indicações, assim como qualquer ferramenta que venha a ser utilizada de forma a manipular os resultados da avaliação da reputação do usuário.

      …enquanto isso, aproveite essa liberdade …

      ABS

      Curtir

      Comentário por Jânio | agosto 4, 2010 | Responder

  9. Saudações!
    Amigo Jânio:
    Aprendi mais um pouco com o seu artigo. Uma coisa que sempre me chamou a atenção foi à visita relâmpago a um Blog, aumentando vertiginosamente a taxa de rejeição. Daí, resolvi dar um desconto. Na realidade, estou trabalhando mais no sentido de encontrar leitores que realmente leiam as matérias e isso estou conseguindo com muito trabalho. É necessário muito sacrifício e trabalho. E para mim tem sido a referência através do percentual de comentários que tenho recebido por matéria, agora eu lhe confesso que ainda é muito cedo para dizer se o resultado é louvável.
    Porém os números do Google Analytics estão registrando um ótimo resultado, no fator tempo.
    Parabéns por mais uma excelente matéria.
    Abraços,
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISON COSTA | agosto 3, 2010 | Responder

    • Olá Lison:

      Nem precisa dizer que cada internauta que visita seu blog, imediatamente se torna um leitor assíduo, não é mesmo?

      No seu caso, acredito que nem seja preciso malabarismo na divulgação, sua capacidade de escrita é muito boa, com isso, a interatividade o levará naturalmente a um amadurecimento como blogueiro. Se bem que eu o considero um dos blogueiros mais mais bem preparados da internet.

      Fora isso, fico torcendo pelo reconhecimento de seu blog, por parte dos internautas, e torcendo para que ele cresça sempre mais, já que é um blog engajado com a natureza.

      Um grande abraço

      Curtir

      Comentário por Janio | agosto 4, 2010 | Responder

  10. […]   A primeira vez que eu vi um indexador de notícias, eu fiquei imaginando no objetivo de um indexador, sob o ponto de vista do administrador dessa ferramenta. Um indexador representa um processo oposto às atividades de um blogueiro, ou seja, indicar conteúdo de outros sites. O indexador faz divulgação gratuita de textos que se encontram na blogosfera … Read More […]

    Curtir

    Pingback por Estratégias para gerar tráfego (via Made in Blog) « Deniwaybsb's Blog | agosto 3, 2010 | Responder

  11. concordo totalmente em poucas palavras ´isso mesmo!

    Curtir

    Comentário por Severino Sales Diniz | junho 15, 2011 | Responder

    • Olá Severino:

      Obrigado pela sua participação e visitas.

      Espero que você possa aproveitar muitas dicas que foram publicadas por aqui.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | junho 16, 2011 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

%d blogueiros gostam disto: