O movimento Ficha Limpa enfrentará muitos problemas
Vamos começar este post citando o be-a-bá de uma lei política – Ou seria o blá blá blá da política? – onde uma lei deve nascer, sempre, baseada nos bons costumes e moral de um povo – Só esqueceram de avisar os políticos.
Se a democracia fosse levada a sério, e se houvesse seriedade na justiça brasileira, o movimento ficha limpa seria uma grande piada, seria como dizer: “Fica determinado, por essa lei, que bandido não pode mais ser candidato a cargos públicos.”
Logo, logo, poderemos ter leis para proibir o político de mentir para o povo, fazer acertos políticos, oferecer cargos de confiança, aumentar o próprio salário, etc.
Isso seria uma grande vitória para o povo, sem dúvida, afinal de contas, o político brasileiro tem a memória curta, só lembra das leis que eles próprios criaram, tamanha a nossa burocracia.
Nossas leis precisam ser “Muito bem explicadinhas, nos seus mínimos detalhes.”
Não basta que o político seja honesto, é preciso uma lei para regulamentar isso, até porque eles não tinham notado. A vergonha na cara, o que seria muito bom, já acabou há muito tempo.
Essa lei soa como: “O eleitor brasileiro não tem competência de separar o político honesto do político desonesto, assim, vamos facilitar-lhe essa tarefa, eliminando os políticos com ficha suja.”
Isso poderia soar ofensivamente, então podemos imaginar uma realidade bem mais direta, bem brasileira: “Não há político honesto, então, vamos peneirar, separando os piores dos totalmente inúteis, facilitando a escolha, na hora da votação.”
Pronto! – Está resolvido! – Não ficou tão ofensivo, de quebra, ainda resolvemos um possível conflito.
Parecia simples – Não é mesmo? – até surgir um boato – Ou seria notícia? – de que a justiça do Maranhão não acataria a determinação do “Ficha limpa”, liberando todos os políticos “fichas sujas” daquele estado, inclusive a filha de José Sarney, que estaria com a processos na justiça. Segundo noticiários, o “Ficha Limpa” teria uma brecha, não valeria para processos anteriores.
Isso soa como “irretroatividade dos direitos adquiridos”, ou seja, o direito de roubar não pode retroagir. Nesse caso, nenhum bandido seria pego – É impressão minha, ou estão querendo enrolar o povão?
Quando eu vi um pronunciamento oficial dizendo que a aprovação do “ficha limpa” seria uma vitória da democracia, eu quase acreditei, afinal, foi um abaixo assinado que teve o apoio irrestrito de todas as comunidades sensatas da internet, mostrando sua indignação com a pouca, ou falta, de vergonha de nossos políticos.
Não é exatamente uma vitória da democracia, e sim uma resistência a falta de justiça em nosso país. É por falta de justiça que movimentos como esse estão sendo criados, constantemente, no Brasil; melhor que isso, só se esfregarmos a lei na cara desses folgados.
O grande problema “federativo” do Brasil, é que o país é muito grande, com culturas diferentes. No Brasil, é mais fácil universalizar a pilantragem que a justiça.
Se um estado como o Maranhão não cumprir essa determinação, abre-se um precedente para outros estados, ou seja, “Onde passa um boi, passa uma boiada.” – valendo para outros tipos de animais também.
Poderemos então voltar a estaca zero, ou criar uma nova lei, uma lei que obrigue a lei a ser cumprida – de preferência sem ser muito “comprida”.
Podíamos criar também uma lei obrigando a justiça a ser justa, outra lei para obrigar os políticos a obedecerem, ao invés de mandar.
Aproveitando a deixa, poderíamos eliminar outras leis que entrem em conflito com as leis de fato, como: Desacato à autoridade, atentado ao pudor, etc.
By Jânio
10 Comentários »
Deixe um comentário
-
Arquivos
- fevereiro 2021 (1)
- agosto 2020 (1)
- julho 2020 (1)
- maio 2020 (3)
- abril 2020 (5)
- março 2020 (3)
- novembro 2019 (1)
- setembro 2019 (1)
- novembro 2018 (1)
- setembro 2018 (1)
- junho 2018 (3)
- maio 2018 (6)
-
Categorias
- Animação
- Arabic
- Arquivo X
- blogosfera
- Ciências
- Cinema
- Concursos.
- curiosidades
- divulgação gratis
- downloads
- english
- Espanhol
- esportes
- Google +
- Grandes Amigos
- Inglês
- Internacional
- internet
- Judiciário
- Música.
- Mensagens
- Migração
- oportunidades
- Otimização_
- Piadas
- Política
- Policia
- Redes Sociais
- Reflexões
- Resumos Semanais.
- Saúde
- segurança
- televisão
- Uncategorized
- Utilidade Pública
- Videos
- youtube
-
RSS
Entries RSS
Comments RSS
Que Post Fantástico!
Amigo Jánio:
Já está virando monotonia eu lhe dizer que gostei da sua análise em especial sobre os acontecimentos da política brasileira, assim eu digo: eu o admiro pela sua fascinante análise e imparcialidade.
Certamente essas coisas nos envolvem profundamente e depõe contra a imagem do Brasil, mas, na verdade, são duras lições para aprendermos a ter mais consciência para a escolha dos nossos representantes e, como sabemos, tais atitudes geram sofrimentos, pois recursos que deveriam ser investidos em função social são canalizados para benefícios particulares.
A posição de um tribunal do maranhão estuprando um preceito legal, que veio da vontade do povo haverá de ter reparo pelos tribunais superiores sob pena de o Brasil se transformar numa casa de ninguém.
Parabéns por mais uma excelente matéria!
Abraços fraternos,
LISON.
CurtirCurtir
Olá Lison:
Lendo seu comentário, me veio uma indagação ainda mais forte que o conteúdo do texto: Porque não prendem de uma vez todas a pessoas que cometem crimes, isso nos pouparia 90 por cento de dores de cabeça, na escolha de um candidato.
Fora isso, é sempre bom ver seu desabafo com o descaso da justiça, coisa que nos deixa estressado, mas precisamos continuar lutando.
ABS
CurtirCurtir
Meu amigo Jânio, você não pode se esquecer que o Paulo Maluf, foi eleito estando preso na polícia federal, por crime de corrupção ativa.
Imagine se o Daniel Dantas resolve ser candidato, seria eleito com margem de sobra em cima dos outros concorrentes.
O brasileiro não sabe votar, isto é fato.
A lei ficha limpa, vem apenas para que o governo possa tentar impedir alguns candidatos da oposição de participar do pleito, mas também pode vir a ser um tiro no própio pé.
Para um congresso nacional que elege como seus presidentes o Sarney e o Severino Cavalcanti, você ainda duvida da honestidade e bom senso deles?
Eu acredito que o brasileiro ainda vai aprender a votar e também acredito que não deva demorar mais que uns quinhentos anos.
Ótima sua analise, gostei e compartilho da mesma opinião, porém sendo um pouco mais pessimista quanto ao nosso futuro político.
Um grande abraço
Giba
CurtirCurtir
KKKKKKKK
Olá Gilberto:
Esse final, quando você fala dos quinhentos anos, foi difícil segurar o riso, apesar de doer muito por dentro.
Essa eleição do Maluf eu passei batido, não me lembro o que eu estava fazendo. Em épocas em que só se fala em goleiro bruno, acabamos por negligenciar nossas responsabilidades de nos informarmos.
Pelo menos na internet a tortura é menor.
Dói muito imaginar que até os bons canditatos, depois de eleitos, acabam sendo coniventes com a pilantragem.
O exemplo vem de cima, enquanto não acertarmos os cabeças, não teremos um bom governo, nem teremos um povo crente em seus dirigentes.
ABS
CurtirCurtir
Aqui em nosso pais esta dificil, pois a maioria estão respondendo a inquéritos e processos e além do mais com a imunidade parlamentar, outros tantos se lkivram das acusações, realmente dificil de seguir.
Abraços forte
CurtirCurtir
Olá amigo:
Você matou a charada.
Como poderíamos sonhar com um “Ficha Limpa” se todos estão com a ficha suja. Além do mais eles é que criam as leis, se não fossem, não faria a menor diferença, já que no caos dos salários, eles se dão muito bem com o judiciário.
Precisamos ser mais inteligentes e descobrir o ponto fraco, mudar aos poucos, sem muita pretensão.
muito bom seu comentário.
ABS
CurtirCurtir
Não chego ao ponto de ver este projeto desta forma, afinal o regime democrático reza a liberdade de expressão como princípio fundamental. Porém, considero lastimável termos de exigir honestidade da parte daqueles que se dizem representantes do povo. Pelo menos aparentemente, o projeto demonstra boa intenção e os seus defensores a vontade de provocar uma limpeza moral na política praticada no Brasil, e sinceramente espero que consigam, quantos menos corruptos tivermos, melhor para todos nós. Somente não apoio porque acredito que o poder deve estar tão somente na mão do povo e não da justiça, é o povo quem tem de manifestar-se sempre e não delegar a outros a sua vontade. Também é importante ressaltar q
CurtirCurtir
…que uma falha neste projeto é punir os “fichas sujas” apenas, ou seja, tem muitos “fichas limpas” agindo por aí, só que ainda não foram apanhados e que dificilmente serão, pois estão muito bem acobertados. Também existe aqueles que não atuam diretamente como políticos, são os que financiam os candidatos e que se escondem por detrás dos partidos para poder manipular e obtêr ganhos, a exemplo de empresários, banqueiros e alguns organismos da imprensa que todos sabemos quais são.
Enfim, viva la democrácia, porque sem ela não poderíamos nem estar aqui debatendo !
CurtirCurtir
Olá Marcos:
Eu nem tenho palavras para exprimir o meu contentamento com seu comentário, o que era apenas uma idéia, virou quase um projeto de estudo e de pensamento, tamanha a profundidade de sua análise.
Eu li e reli seu comentário, e notei que segue a mesma linha de pensamento do post, a questão da democracia, foi apenas uma provocação de minha parte. Quando você diz que não aprova o fato de ter que delegar a outrem essa função, nototo a ambiguidade do projeto, a mesma impressão que eu tenho.
O projeto é democrático, por ser uma manifestação do povo, mas apenas se isso resultar em algum resultado concreto, ao mesmo tempo é anti-democráttico, justamente pelo fato de mostrar nossa incapacidade de escolher os candidatos ideais na hora de votar, mas essa hipótese também pode ser eliminada, admitendo-se a hipótese de não termos políticos honestos no país.
Apesar de nossa concordância em tudo, permita-me colocar um pimentinha no assunto: “Será que se nossa opinião fosse levada a sério, nossas manifestações resolvessem os problemas, poderíamos estar debatendo aqui?”.
Sabemos que as leis evoluiram paradoxalmente a justiça, aqui no Brasi, ou seja, o que nós falamos e pensamos não significa nada para eles. Estão aí, Jáder Barbalho, Renan Calheiros, Sarney, Severino, Collor e milhares de outros, para provar que o nosso tempo é perdido; No Brasil só as leis não bastam.
ABS
CurtirCurtir
[…] https://icommercepage.wordpress.com/2010/07/31/o-movimento-ficha-limpa-enfrentara-muitos-problemas/ […]
CurtirCurtir