Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Por que evitar a ferramenta Open Id

comunidades fechadas

Moderação às avessas

O título desse artigo bem que poderia se “Eu odeio o Open Id”, mas não podemos chegar a esse extremo, sob risco de criarmos um novo conflito.

Já faz algum tempo que eu estou evitando esse assunto, o problema é que todo pensamento acaba, mais cedo ou mais tarde, sendo realizado.

Acho que já aconteceu com todo internauta, entrar num site, ler todo o artigo, pensar por algum tempo, escrever um bom comentário e na hora de enviar, nada de envio. Esse problema é até estranho para um iniciante, não saber o motivo pelo qual não consegue comentar.

Depois de algum tempo, a pessoa fica sabendo da existência do tal “Open Id”, onde o sistema pede: Entre com a sua conta da Google, WordPress ou afins.

Hoje eu tenho todas essas contas, mesmo assim, no momento em que eu estou mais disposto a comentar e interagir, nada acontece, ou seja, eu não estou logado. Essa reclamação não é minha, muita gente já tem reclamado desse inconveniente.

A maioria dos blogueiros pensa antes de mudar a configuração, isso porque raramente mudamos a configuração.

Quando uma pessoa cria um blog, na minha modesta opinião, a pessoa deveria optar por moderação, isso porque a administração fica muito mais personalizada. O blogueiro pode receber o comentário, analisar, editar, e, se for o caso, finalmente liberá-lo.

Ao invés disso, se mantivermos o “Open Id”, perdemos assinaturas importantes, inclusive de pessoas diretamente ligadas à questão proposta, o que não é raro de acontecer, principalmente para quem atualiza regularmente seu blog, apresentando uma melhor indexação de suas páginas.

As celebridades podem ser: Ministro da Saúde, assessores de imprensa, representantes comerciais, consultores e especialistas, inclusive internacionais, além de outras autoridades diretamente interessadas no assunto.

É por isso que eu digo, antes de fechar seu blog, apenas para algumas comunidades, lembre-se que a quantidade de spam não é tão grande assim, no WordPress inclusive tem uma ferramenta para detectar spam. A ferramenta não é perfeita, nem tem essa pretensão, algumas vezes falha, mas funciona.

Quando a pessoa envia o mesmo comentário duas vezes, o segundo comentário é bloqueado; Quando a pessoa envia mais de um comentário em um curto espaço de tempo, essas mensagens serão bloqueadas automaticamente, mesmo que não sejam spam. Isso evita que spammers usem robots, programas para enviar a mesma mensagem pra milhares de endereço ao mesmo tempo, caracterizando o que poderíamos chamar de Spam.

Por tudo isso, eu não recomendo o “Open Id”, você pode até não querer o comentário do Presidente Lula, ou do Presidente do Banco Central Henrique Meirelles, mas com certeza você há de concordar que seriam comentários extremamente importantes e relevantes à matéria, você não acha?

Segundo o Site www.alexa.com meu site é acessado, principalmente, por mulheres com curso superior, entre 40 e 50 anos de idade, isso não significa que não haja outros importantes leitores. Há pelo menos duas leitores de 15 anos que me chamaram a atenção pelos seus comentários, motivos suficientes para eu não publicar matérias mais adultas, que apesar de trazerem mais audiência, poderiam constranger essa parcela de público.

OBS: A maioria nem tem blogs, são leitores mesmo. Apesar de alguns terem conta no Orkut, Twitter ou Facebook.

A interatividade entre blogueiros é essencial para o avanço da Web 2.0, mas o objetivo principal ainda são os leitores.

By Jânio

maio 16, 2010 - Posted by | blogosfera | , , , , , , ,

6 Comentários »

  1. Realmente, é uma chatice. Para que o comentário seja aceito, ocorrem várias mudanças de páginas quando não estamos logados, o que acontece comigo quando uso meu openID do Yahoo. Muitas vezes prefiro nem comentar, visto a trabalheira que dá.

    Porém, se houver brechas, a quantidade de spam que os blogs receberão será enorme.

    Abraços e excelente postagem.

    Curtir

    Comentário por Jorge Alberto | maio 17, 2010 | Responder

  2. Olá Jorge:

    Sem dúvida nenhuma. A moderação que eu escolhi, quando criei meu blo, foi a moderação completa, ou seja, comentários só serão publicados após moderação.

    Você não vai acreditar, mas muitos blogueiros, além de usarem o “Open Id”, ainda utilizam a moderação para publicação do comentário, aí não dá né,perde-se muitos comentários mesmos.

    Um grande abraço

    Curtir

    Comentário por icommercepage | maio 17, 2010 | Responder

  3. Bem interessante, mais neste campo sou uma topeira, não consigo assimilar esse tal de open-id.
    Abraços forte

    Curtir

    Comentário por Principe Encantado | maio 17, 2010 | Responder

  4. Olá Principe:

    O seu site apresenta uma alternativa muito boa no formulário de comentários, nome e url, essa é uma boa forma de comentar, mesmo com a moderação.

    No caso do open id, você tem que se logar e manter-se logado, expondo-se a toda sorte de cookies e acessos indevidos do cache do navegador.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Janio | maio 18, 2010 | Responder

  5. É lamentável ter uma ferramenta tão conhecida, que poderia ser uma potência, ter tantas falhas como esta. Particularmente, fiz vários comentários usando OpenId, dentre eles perdi alguns, sem contar com a frustração de formular comentários e logo em seguida não vê-los publicados por causa de falhas no sistema openId. Lamentável, em fim, deixei de usar, e não pretendo voltar.

    Curtir

    Comentário por Adilson | julho 12, 2011 | Responder

    • Olá Adilson:

      Eu também penso assim.

      A moderação total, antes da publicação, é a melhor alternativa, assim, a pessoa pode decidir sobre o que aceita ou não, evitand inclusive o span.,

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | julho 12, 2011 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

%d blogueiros gostam disto: