Como financiar um empreendimento através de incubadoras
O assunto que trataremos hoje, não é um dos assuntos que me deixa muito a vontade. Tratam-se das várias formas de se conseguir dinheiro para o seu empreendimento.
Estamos trabalhando em pesquisas, já há algum tempo, e temos observado principalmente a fase anterior ao início do empreendimento.
Segundo alguns especialistas, a ideia de procurar os bancos para um possível investimento, em início ou na pré-concepção do projeto, é um grande erro.
Se o dinheiro não é o elemento mais importante dentro do projeto de empreendimento, se o financiamento é o caminho mais óbvio, para se obter recursos financeiros, então qual é o problema?
Caso você não seja político, não seja ligado diretamente aos políticos e não tenha acesso às informações privilegiadas, o financiamento pode se tornar uma opção extremamente inviável, com o custo alto demais a se pagar, numa fase em que os gastos devem ser monitorados nos mínimos detalhes, além da incerteza sobre o futuro da empresa.
O controle de capital de giro, fundamental para a sobrevivência de uma empresa, não permite malabarismos, já que o dinheiro é tão escasso. O fato de se conseguir um financiamento, não quer dizer que o problema financeiro foi resolvido, pelo contrário, com uma alta taxa de juros, seus problemas podem estar apenas começando, mesmo antes de se iniciar o empreendimento.
É por isso que empreendedores de primeira viagem, preferem empreendimentos com baixo investimento, pequeno número de funcionários, enfim, uma estrutura mais controlável financeiramente.
Quando o empreendimento implica em captação de dinheiro, devido ao alto custo, se faz necessário procurar fontes para a obtenção desses recursos financeiros.
Siga os passos a seguir:
01 – Segundo o site “Papo de Empreendedor” http://www.papodeempreendedor.com.br/ , é preciso elaborar um bom plano de negócios, estudar detalhadamente os custos da futura empresa: Instalação, despesas operacionais, fixas, etc.
02 – Em posse de um bom plano de negócios, procure uma das mais de trezentas incubadoras espalhadas por todo o Brasil. Se você não sabe quais são as instituições e associações incubadoras de empresa, visite o site da Anprotec http://www.anprotec.org.br/listaSimples2.php.
03 – O Sebrae http://www.sebrae.com.br/ pode ser de muita utilidade, antes, durante e depois da criação do projeto. No Sebrae pode ser encontrado os endereços das incubadoras também.
04 – Caso a empresa já esteja em estágio inicial, com CNPJ e outros documentos, necessários para uma empresa formal, procure a Finep http://www.finep.gov.br/ , segundo o site “Papo de Empreendedor”, o último Venture Forum, promovido pelo Finep, a concorrência foi grande, dos 400 projetos inscritos, apenas 16 foram apresentados.
05 – Para alunos de faculdades, como a FGV, ainda há outras opções e concursos. Várias faculdades promovem esses concursos, mas só para seus alunos.
O grande problema dessas opções de captação de capital, é que a quantidade de candidatos é muito grande, ou seja a concorrência é muito grande. Onde tem dinheiro, há muita gente de olho, essa são as regras de uma busca por capital, não dá para mudar.
A grande vantagem dessas instituições é que não haverá pressão pelo retorno do investimento, permitindo o tempo necessário para a estabilização do empreendimento.
Caso seu projeto seja pequeno, vale lembrar que o capital de giro é muito importante, é ele que determinará o tempo que a empresa terá para se estabilizar. Nesse caso, o plano de negócios é fundamental, o fato de se verificar um aumento das venda, não implica necessariamente em um ponto positivo, caso as compras sejam à vista e as vendas a prazo, a longo prazo, haverá uma necessidade de financiamento, muitas vezes sem negociação do valor de juros, o que poderia levar a empresa à falência, o controle de estoque é muito importante.
Lista de instituições incubadoras de empresas de São Paulo:
Centro Incubador de Empresas CIEE – SP
Centro Incubador de Empresas de São José do Rio Preto – SP
Centro Incubador de Empresas de Software – SP
Centro Incubador de Empresas Tecnológicas – CINET – SP
Incubadora Base TEcnológica Setor Aeroespacial – INCUBAERO – SP
Incubadora Cultura – PROCULTURA – SP
Incubadora Cultura de São João da Boa Vista – SP
Incubadora de Agronegócios de Piraju e Região – SP
Incubadora de Base Tecnológica Voltada ao Agronegócio, Ambiente e Biotecnologia – SP
Incubadora de Design – DESIGN-INN – SP
Incubadora de Empersas de Franca – SP
Incubadora de Empreas de Leme – IEL – SP
Incubadora de Empresas de Araras – SP
Incubadora de Empresas de Barão de Mauá – IEBM – SP
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – SUPERA – SP
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UNICAMP – INCAMP – SP
Incubadora de Empresas de Jundiaí – SP
Incubadora de Empresas de Lins – SP
Incubadora de Empresas de Mococa – SP
Incubadora de Empresas de Novo Horizonte – SP
Incubadora de Empresas de Olímpia – SP
Incubadora de Empresas de Osasco – SP
Incubadora de Empresas de Santos – SP
Incubadora de Empresas de São Bernardo do Campo – IESBEC – SP
Incubadora de Empresas de Sertãozinho – SP
Incubadora de Guarulhos – SP
Incubadora de Matão – ACEMATAO – SP
Incubadora de Negócios – SP
Incubadora do CIATEC – SP
Incubadora Empresarial de Bebedouro – IEB – SP
Incubadora Mista de Pindamonhangaba – SP
Incubadora para Inovação e Empreendedorismo – INOVE – SP
Incubadora Regional de Agronegócios – INAGRO – SP
Incubadora Softex de Campinas – SP
Incubadora Tecnológica Agroindustrial – ITA – SP
Incubadora TEcnológica de Empresas de Sorocaba – INTES – SP
Incubadora Tecnológica de Santo André – INNOVA – SP
Incubadora Tecnológica UNIVAP – REVAP – SP
Incubadora UNIVAP – SP
IncubadoraTradicional de São João da Boa Vista – SP
Núcleo de Desenvolvimento Empresarial – Incubadora de Empresas de Limeira – SP
Núcleo de Inovação e Tecnologia, Incubadora Mackenzie – NIT – SP
Rede Paulista de Incubadora – RPI – SPS
Fontes:
Papo de empreendedor
Anprotec
12 Comentários »
Deixe um comentário
-
Arquivos
- outubro 2021 (2)
- fevereiro 2021 (1)
- agosto 2020 (1)
- julho 2020 (1)
- maio 2020 (3)
- abril 2020 (5)
- março 2020 (3)
- novembro 2019 (1)
- setembro 2019 (1)
- novembro 2018 (1)
- setembro 2018 (1)
- junho 2018 (3)
-
Categorias
- Animação
- Arabic
- Arquivo X
- blogosfera
- Ciências
- Cinema
- Concursos.
- curiosidades
- divulgação gratis
- downloads
- english
- Espanhol
- esportes
- Google +
- Grandes Amigos
- Inglês
- Internacional
- internet
- Judiciário
- Música.
- Mensagens
- Migração
- oportunidades
- Otimização_
- Piadas
- Política
- Policia
- Redes Sociais
- Reflexões
- Resumos Semanais.
- Saúde
- segurança
- televisão
- Uncategorized
- Utilidade Pública
- Videos
- youtube
-
RSS
Entries RSS
Comments RSS
Olá!
Esse é tema da maior relevância, visto que muitas pessoa não conseguem ter sucesso ou progredir com os seus pequenos negócios por falta de financiamento ou pela burocracia que existe ao tentar obter um. As informaçãoes em sua postagem são de grande importância.
Abraços
Francisco Castro
CurtirCurtir
Olá Francisco:
Eu agradeço pelas suas observações.
Vale lembrar aqui, o que disse os nosso amigo e empresário Edu; “Quando se trata de ambiente de negócios, o Brasil está no fim da lista.”
Tanto nas informações relacionadas a financiamentos de projetos, quanto a informações de mercado, de um modo geral,
o Brasil precisa melhorar muito.
ABS
CurtirCurtir
QUE POST FANTÁSTICO!
AMIGO JÂNIO
O seu texto além de estar devidamente fundamento oferece uma riqueza de informações imprescindíveis não só para quem deseja iniciar um pequeno ou médio negócio, mas é de grande utilidade, mesmo para aqueles que se encontram no mercado há tempos.
Parabéns por mais um post de qualidade!
Abraços,
LISON.
CurtirCurtir
Olá Lisonn:
É muito bom saber que recebi uma avaliação positiva de sua parte. Como o empreendedor, geralmente, não nasce pronto, aos poucos, as pessoas precisam ir colhendo informações, sem deixar o sonho morrer.
Vale lembrar que os recursos do FINEP tem apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento.
ABS
CurtirCurtir
Muito boa matéria, orientadora.
Abraços forte
CurtirCurtir
Olá príncipe:
Quem sabe você não cria uma agência virtual, um dia desse, não é mesmo?
Você é um dos blogueiros mais técnicos que eu conheço, seu blog é muito bom.
ABS
CurtirCurtir
Bom Dia !!
É complicado abrir empresa no Brasil, tenho uma idéia interesaante, consegui uma pré-incubação, estou fazendo o Plano de Negócios, será que consigo um capital para realmente retirar a emnpresa do papel através da incubadora ? Não sei, só com o passar do tempo.
CurtirCurtir
OLá João:
Você está certo, primeiro por acreditar no seu projeto;segundo por aguardar o tempo certo.
Tanto o BNDS, quando os investidores, estão semprea atentos às boas idéias, para que eles acreditem no potencial de seu negócio, primeiro é você quem tem que acreditar e passar essa confiabilidade.
ABS
CurtirCurtir
Jânio, apreciei muitíssimo esta apresentação sobre as Incubadoras.
No meu caso, como empreendedor, tenho um start-up pronto para tomar forma, mas o capital necessário fica bem acima de U$1Milhão. No Brasil, há incubadoras que trabalham com valores acima do que indiquei?
Sucesso e paz p/voce!
CurtirCurtir
Olá Karl:
Eu ainda não pensei numa estratégia de captação de capital desse porte, até porque você não deu uma idéia de qual o negócio. A maioria dos projetos para grande investimento, são criados em etapas, facilitando o aporte de capital.
Há muitas formas de captação de investimento, no caso de grandes quantias, só para empresas que já estão em funcionamento.
Eu diria para você que é preciso desenvolver bem o projeto, nas mesmas faculdades onde os investidores capitalistas procuram bons projetos, um milhão não seria exatamente uma soma tão grande assim, não é mesmo?
No mesmo local onde as pequenas e micro empresas obtem seus recursos, as médias e grandes podem obter muitas informações também. Talvez um acompanhamento do processo das pequenas, possa levar aos grandes.
Eu costumo dizer que os pequenos peixes conhecem o mapa do mar, sabem exatamente onde estão os grandes.
ABS
CurtirCurtir
Gostei pra mim seria ótimo para minha empresa alavancar e se tornar grande,entrei em um negócio muito produtivo quanto em crescimento e dinheiro,so me falta um pequeno capital para meu sucesso,
CurtirCurtir
Olá Ademir:
Boas idéias sempre terão investimentos garantidos, principalmente se a empresa for legalmente constituída, afinal, nem mesmo os bancos se recusarão investir na boa reputação do bom empreendedor ou empresário.
Muito sucesso para você e obrigado pelo comentário.
CurtirCurtir