Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Jùlio César e o Império Romano

imperadores romanos

caio julius caesar

O Império Romano não possuía Reis, sempre que algum comandante tinha um grande exército nas mãos, tomava o poder, qualquer semelhança com a História do Brasil, não é mera coincidência.

Era preciso muito talento para administrar um império tão vasto, com a corda no pescoço. Assassinatos de imperadores era muito comum naqueles tempos.

O nome mais conhecido dessa época, citado em todos os textos da época, foi Július Caesar, ou Júlio César.

O ano era 82 a.c, na cidade de Roma. Silas tomara o poder, com a força de seu exército, eliminaria um a um as pessoas que representassem perigo.

Nesse cenário, surge a figura de César, sobrinho de Mário, inimigo que seria eliminado por Silas. A família da esposa de César também era contra o ditador Silas, por isso Silas pediu que se separasse de sua esposa em troca de seu perdão, César se recusou.

Quando Silas enviou Pompeu para assassiná-lo, Pompeu viu em César um futuro aliado, ajudando-o a escapar.

Júlio César se considerava especial, da casa de Júlio, portanto descendente dos Julianos que por sua vez eram descendentes de Enéas, Filho da deusa Vênus.

Após a morte de Silas, Pompeu restabeleceu o poder do Senado. Pompeu notou também o carisma de César junto ao povo, tornando-se um perigo na luta pelo poder.

Pompeu precisava de César, devido ao seu carisma com o povo, mas precisava também do Senado. Curiosamente, a carreira de César começou ao desafiar o Senado, terminou no mesmo Senado, com sua morte.

Devido à suas brigas com o Senado, César nunca tornou-se um Rei de Roma, mas foi muito mais que isso, seu nome ficaria registrado na história, mais conhecido que os próprios deuses de quem dizia ser descendente.

O problema de Roma se resumia no seguinte:

Roma era afetada em sua economia, toda vez que os piratas atacavam seus navios, interceptando suas mercadorias. O problema é que os piratas eram muito numerosos naquela época.

Para combatê-los, Roma precisaria de um grande exército, o problema é que toda vez que um comandante tinha um grande exército nas mãos, dava um golpe e tomava o poder do Senado, daí o motivo para que o Senado pensasse antes de liberar um grande exército.

César convenceu o Senado a liberar um grande exército para Pompeu, que já o havia defendido antes.

Pompeu recebeu um grande exército para combater os piratas e nomeou César Cônsul de Roma.

A filha de Caio Júlio César se apaixonou por Pompeu, apesar desse ter o dobro de sua idade, César pediu 50.000 homens pela mão de sua filha. César se achava o escolhido, mas precisava provar que merecia o poder, além disso, precisava de um exército.

Com os soldados recebidos, César iniciou uma série de conquistas por Roma, aumentando seu prestígio em Roma e junto aos soldados romanos.

César era um grande líder que estudava a fundo seus adversários, e os respeitava, por isso os vencia, além disso, era um típico soldado romano, muito disciplinado.

A união de Roma, promovida por César, anos mais tarde seria lembrado por Maquiavel. Além de Maquiavel, outros nomes conhecidos da história se inspiraram em César e em Roma para realizarem seus planos de conquistas, entre eles Hitler e Napoleão.

Apesar de Napoleão ter mais os pés no chão, além de incentivar a cultura, Hitler se revelou um louco demente. Não era para menos, com a mistura que fez, unindo ciência, política, ciências ocultas e outras ideologias ainda mais radicais.

Na Alemanha nazista, Ave César se tornaria Heil Hitler, onde um homem dominado pela sua loucura, mancharia para sempre a história, com o sangue de gente inocente.

Com a expansão de Roma, mais tarde o Cristianismo se espalharia pelo mundo, através de seu império. Tanto o cristianismo quanto a república se mantém até hoje, na civilização contemporânea.
Entre as famosas batalhas vencidas por César, está a sangrenta batalha contra os Celtas, onde dezenas de milhares de soldados Celtas foram mortos. César errou ao libertar um homem na Gália, por sua admiração à esse homem, César pagaria com mais uma guerra.

O homem tinha uma história muito parecida a de César, sua história foi contada num filme com Cristopher Lambert “A lenda de um Guerreiro”. Assim como César ele se achava muito ligado aos deuses, quando César lhe deu um cavalo, usou esse mesmo cavalo para mostrar seu poder diante de seu povo, na Gália.

O povo o aceitou como líder e, assim como os romanos, errou ao ouvir o povo, abandonando sua lógica.

Os soldados romanos não gostaram de ver o gaulês, com um cavalo romano, atacando o exército de Roma, por isso César teve que vencê-lo, por questão de honra, frente aos seus soldados.

Para vencê-lo, César construiu um cerco em volta dos muros da cidade, a ideia era matar o povo de fome, caso não se rendessem. Primeiro, os gauleses liberaram os cavalos, depois as mulheres e crianças, tudo no intuito de aguardar o reforço que chegaria em breve.

O reforço que chegaria em breve, era maior que o exército romano, isso interessava a Pompeu e ao Senado. Caso o exército de César fosse derrotado, evitaria que ele chegasse a Roma cheio de glórias e tomasse o poder. Foi durante essa batalha que césar ficou sabendo, através de sua segunda mulher, que sua filha Júlia morrera, junto ao filho, durante o parto.

A morte de sua filha, mulher de Pompeu, provocou duas reações diferentes nos dois comandantes, enquanto Pompeu vagava todo o dia, desolado, próximo ao túmulo de Júlia, César descarregava toda sua dor, na batalha contra os gauleses.

O cerco da cidade de Alesia, ficou famoso na história. Os soldados Gauleses, empolgados com algumas vitórias, em embates contra os romanos, notando o temor que os romanos sentiam ao enfrentá-los, decidiram, contra a vontade de seu líder, enfrentar os romanos, antes que o reforço chegasse.

César disse a Marco Antônio, seu braço direito, essa é a diferença entre o exército romano e o exército gaulês, o romano tem um grande General.

César prendeu o líder Gaulês que se entregou para que César não matasse todos os soldados gauleses.

Com o fim da batalha, César enviou Marco Antônio para discursar no Senado, em seu nome.

Fim da primeira parte:

Continua:

Texto: By Jânio

abril 20, 2010 - Posted by | curiosidades | , , , , , , ,

18 Comentários »

  1. Olá!

    Júlio César é o maior exemplo de que para ser um grande homem não é necessário que seja forte fisicamente. É necessário, sim, ser altamente confiante em si próprio e em seus colaboradores.

    Abraços

    Francisco Castro

    Curtir

    Comentário por Francisco Castro | abril 20, 2010 | Responder

    • Olá Francisco:

      Lembrou bem. Júlio César sempre é lembrado por gestores de recursos humanos.

      Talvez esse fosse o grande segredo de Roma, eles sabiam reconhecer grandes valores, sabiam ser respeitados por eles e ainda sobrava espaço para a democracia.

      A única coisa que não mudava era a justiça, quem tem o poder sempre passa por cima dela, apesar de sua carreira ser curta. No caso de Roma, o Estado sobreviveu aos imperadores devido a sua boa estrutura.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Jânio | abril 21, 2010 | Responder

  2. Muito bom texto, estou aguardando a segunda parte, pois esta show de bola a matéria.
    Abraços forte

    Curtir

    Comentário por Principe Encantado | abril 20, 2010 | Responder

    • Olá Príncipe.

      Estou com problemas com a internet, mas em um ou dois dias eu termino a saga de Júlio César.

      Um grande abraço.

      Curtir

      Comentário por Jânio | abril 21, 2010 | Responder

  3. QUE POST FASCINANTE!
    AMIGO JÂNIO

    Viajei na sua aulinha… Percebi o seu conhecimento na matéria quando do registro de referência a Hitler, face ao envolvimento com o ocultismo, poucos conhecem sobre esta passagem… Muito bem lembrado!
    Parabenizo-o pelo fascinante artigo!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISONN | abril 20, 2010 | Responder

  4. parabens excelente materia , gostaria de saber onde baixar este conteudo
    se possivel me passe a indicaçao

    Curtir

    Comentário por samuel | abril 21, 2010 | Responder

    • Olá Samuel:

      As referências para esse texto são muitas, inclusive conhecimentos colegiais e através de leituras de livros.

      A base para esse texto foi o filme “Július Caezar”, veja imagem acima, outra referência foi “A lenda de um guerreiro”. esse filme narra a história do lider Gaulês que desafiou César, cuja história se confundia com a do grande estadista de Roma.

      Fora isso, outras fontes importantes estão no Wikipeida, aliás, no wikipedia Calpúrnia Pizõnia é a terceira mulher de César e não a segunda, como aparece no filme. A segunda esposa de júlio César é Pompéia sula.

      qualquer referência a pompeu, não é mera coincidência, Pompeu também era de origem da região de Pompéia, a lendária e segunda maior cidade de Roma, na época da erupção do vulcão Vesúvio.

      Link par Wikipedia, onde podem ser encontradas as sagas de Caio Július Caesar, Pompeu, Crasso, Marco Antônio, Cleópatra e outros personagens históricos dessa época.
      http://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_C%C3%A9sar

      Domínio de Roma, na época de Júlio César:

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Map_of_the_Ancient_Rome_at_Caesar_time-fr.svg

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | abril 21, 2010 | Responder

    • ME AJUDOU

      Curtir

      Comentário por VINICIUS SALLES DE OLIVEIRA | outubro 10, 2012 | Responder

  5. Olá lisonn.

    Note você que essa época de César, apesar de ele não ter coexistido com Cristo, suas ideologias estiveram em conflito. Outros grandes nomes são referenciados nessa época, como Alexandre – O Grande, um grande inspirador do império, Spartacus, o povo de Gália, os Egípcios, et.

    Esse foi, alguns diriam, o auge da civilização, tanto por suas referências no renascentismo e revolução francesa, quanto pelo fato do poder claro que a burguesia tinha frente aos políticos.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Jânio | abril 21, 2010 | Responder

  6. […] império romano, por exemplo, só será citado por políticos, aristocratas ou pessoas com pensamentos […]

    Curtir

    Pingback por A magia infantil « Made in Blog | abril 25, 2011 | Responder

  7. […] expurgar suas influências egípicias no deserto, enquanto os gregos passaram seus ensinamentos aos romanos, possibilitando uma base para o controle do mundo, dando início mais tarde a era das […]

    Curtir

    Pingback por Um grupo de ossos e caveiras « Made in Blog | maio 19, 2011 | Responder

  8. […] expurgar suas influências egípicias no deserto, enquanto os gregos passaram seus ensinamentos aos romanos, possibilitando uma base para o controle do mundo, dando início mais tarde a era das […]

    Curtir

    Pingback por Um grupo de ossos e caveiras « 893 | maio 22, 2011 | Responder

  9. Boas conjecturas sobre Vercingetórix

    Curtir

    Comentário por VAGNO! | setembro 9, 2011 | Responder

    • Olá Vagno:

      Esse é um personagem fantástico, não é mesmo?

      Todos os homens que desafiaram os bárbaros romanos, tem uma boa história para contarmos.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | setembro 10, 2011 | Responder

  10. […] Júlio César […]

    Curtir

    Pingback por Euducação básica « Made in Blog | dezembro 20, 2012 | Responder

  11. […] Jùlio César e o império romano […]

    Curtir

    Pingback por Boudicca – A mulher que desafiou o império romano « Made in Blog | julho 20, 2013 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres