Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Melhores setores e regiôes para se investir

Regiões para se investir

setores para franquias

Em países emergentes, como o Brasil, é natural que haja um certo descontrole quanto aos investidores e áreas onde a demanda ainda é grande por produtos e serviços.

São poucos os órgão que se dedicam à pesquisas nessas áreas, mesmo assim, nem sempre as informações atingem o público certo, pessoas em processo de investimento de capital. Alguns órgãos, como o SEBRAE, uma das raras entidades que se dedicam à apoiar empreendedores, não se arriscam muito em conselhos desse tipo.

Mesmo identificando novos mercados, isso não quer dizer, necessariamente, que a vida será mais fácil para o novo empreendedor, muito pelo contrário, pode até ficar pior. Como exemplo, podemos citar os casos de três cidades que mais cresceram recentemente, Paulínea, Sertãozinho e Macaé. Duas devido ao petróleo, a terceira, apesar de ser da área de combustível, é na área de álcool, mais especificamente, usinas, equipamentos e treinamento para usineiros.

Depois de ver as matérias estampadas nas principais publicações do país, iniciou-se uma corrida ao ouro. O resultado foi um crescimento desordenado dessas cidades, onde a infra-estrutura, que já é precária no Brasil, foi o segmento que mais sofreu com essa falta de planejamento.

Porque isso acontece? – Isso acontece porque os poucos órgãos dedicado á pesquisa, como é o caso do IBGE, divulgam suas pesquisas, e os milhares de veículos de comunicação divulgam isso em excesso, na falta de novas pesquisas, deixando toda a população do país, quase 200 milhões de pessoas, na mesma rota para o futuro.

Como disse, recentemente, um amigo meu: “Se alguma publicação disser para você ir para o Sul, vá para o Norte, pois a concorrência e a corrida ao ouro vai ser imensa”. Pode até se um bom negócio, em matéria de especulação imobiliária ou outros segmentos estratégicos mas, fora isso, não sobra muitos pontos positivos não.

É aquele velho problema, a maioria dos micro empreendedores brasileiros tem pouco capital para investir, assim, novos nichos que implicam em experiência, capital e muito trabalho acabam por desinteressar os aspirantes a empreendedores. No caso de setores já conhecidos, onde não há necessariamente espaço, muito menos oportunidade, como são as áreas ocupadas pelas franquias, há muito interesse, o risco é baixo, mas a concorrência é imensa.

Segundo especialistas, três regiões propícias para investimento, atualmente, são: O interior de São Paulo, Manaus e o interior de Santa Catarina. Note o que dissemos anteriormente, essa indicação de apenas três regiões, acabam por atrair uma concorrência além do esperado, inviabilizando o projeto, por isso todo cuidado é pouco.

As áreas que as franquias investem são áreas já conhecidas, onde há muita concorrência, mas o controle é mais fácil. Nessas áreas, aspectos como mão-de-obra, pesquisa de mercado, marketing e todos os aspectos de negócios são bem conhecidos. É o caso dos setores de Educação e treinamento, serviços, turismo, vestuário, alimentação, livraria e papelaria, acessórios e veículos, entre tantos outros, onde as franquias podem evitar uma grande dor de cabeça, apesar de também não apresentarem grandes margens de lucratividade.

As franquias são a melhor saída para quem está começando, a falta de experiência em gestão de negócios, marketing e outras rotinas, podem tornar o empreendimento totalmente inviável, sem uma pequena ajuda de uma franquia. Nada impede que, no futuro, o pequeno empreendedor procure novos rumos, depois que terminar o contrato, desde que ele esteja, de fato, pronto para voar com suas próprias asas.

“Veja a pesquisa realizada pelo Programa de Estudos do Futuro, da FIA (Fundação Instituto de Administração), mostrou quais são as melhores oportunidades de negócios para empreendedores até 2020 no Brasil.

O levantamento foi realizado em duas etapas, sendo que, na primeira, 92 especialistas no assunto foram entrevistados, enquanto, na segunda, o número subiu para 112.

Os resultados revelaram que os negócios potenciais estarão no setor de Serviços, em segmentos como Saúde e Qualidade de Vida, Turismo e Lazer, Alimentação, Serviços para a Terceira Idade e Consultorias especializadas em áreas como sustentabilidade, desenvolvimento de carreira, pessoal e de planejamento financeiro”.

Texto:  By Jânio

Pesquisa: FIA

março 20, 2010 - Posted by | Empreendedorismo | , , , , , ,

15 Comentários »

  1. Moro em São José do Rio Preto, interior do estado de são paulo.
    Concordo com vc o interior do estado de são paulo é uma das áreas com maior potencial de crescimento que eu conheço.

    Curtir

    Comentário por Rodrigo Langeani | março 20, 2010 | Responder

    • …além de ser uma boa forma de fugir da concorrência acirrada da capital, não é mesmo Rodrigo?

      O interior de São Paulo tem se revelado como um boa aternativa de investimento, além de melhorar a qualidade de vida, fugindo do trânsito caótico, violência, poluição e outros problemas, típicos de grandes metrópolis.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | março 21, 2010 | Responder

  2. Que Post Fascinante!
    AMIGO JÂNIO
    A sua leitura está mais que correta. Como dizem outros especialistas, “laranja madura não fica na beira da estrada”.
    As três regiões elencadas parecem que prometem, mas, não é como muito estão a pensar. Provavelmente de imperar o tráfico de influência, somado a uma concorrência sem igual, portanto, é difícil a entrada nesses mercados.
    Gostei muito de ler as suas análises!
    Parabéns por mais um magnífico Post!
    Abraços,
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISONN | março 20, 2010 | Responder

    • Olá Lisonn.

      A sua região amazônica é, sem dúvida, a maior incógnita para os empreendedores do sul, além da distência, a tradição tem sido um elemento a se pesquisar, é bom saber sua opinião sincera sobre o assunto. Vida de empreendedor é assim mesmo, não é nada fácil.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | março 21, 2010 | Responder

  3. Olá Jânio,

    Assunto não muito popular para muitos, mas que muito me interessou. Tenho bem “perto” de mim alguém que, num possível futuro, se interessará bastante por esse artigo.

    Ótima informação, mesmo, para mim!! Não é falta do que dizer!! Apenas é porque “o segredo é a alma do negócio”!!

    Abçs e obrigado!

    Ebrael.

    Curtir

    Comentário por Ebrael Shaddai | março 20, 2010 | Responder

  4. Olá Ebrael.

    Espero que essa pessoa, próxima a você, consiga todas as informações de que ela precisa e dos contatos e amigos que, não so podem ajudar com sua experiência em gestão e estruturação de negócio, podem também resolver, ou ajudar a resolver, muitos outros problemas que surgem na gonga joranda empreendedora.

    Um grande abraço.

    Curtir

    Comentário por Janio | março 21, 2010 | Responder

  5. Excelente matéria voltada aos investifores.
    Abraços forte

    Curtir

    Comentário por Principe Encantado | março 21, 2010 | Responder

    • Olá Principe.

      Eu é que agradeço pela visita, fico satisfeito que tenha gostado da matéria, estaremos sempre aguardando suas visitas.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | março 21, 2010 | Responder

  6. É, Jânio,
    recentemente fui à Macaé e é impressionante o que está acontecendo por lá. E não vai parar tão cêdo, porque o petróleo no Brasil está só começando.
    A verdade é que o nosso país é um mar de oportunidades, com quase tudo por ser feito. O que estraga é o ambiente de negócios – assunto que não canso de levantar no Blog do Varejo – que dificulta a vida dos empreendedores, e provoca um verdadeiro morticínio entre as empresas nascentes, e depois pelo resto de suas trajetórias, daquelas que sobrevivem. E o mais impressionante de tudo é que o ambiente de negócios – o Brasil está em 127º em 183 países(!!) – analisado no estudo Doing Business, é resultante de ações de nossos concidadãos, aqueles que nos representam no legislativo e no executivo, delegados por nós para administrar e legislar sobre o Brasil. Então, como sociedade não temos desculpas para adiar as reformas que se façam necessárias para botar o Brasil nos trilhos, um lugar que faça jus às suas riquezas naturais, onde se possa trabalhar e prosperar em paz, em benefício de todos.
    Tenho dito – caramba, virou um discurso…(é que não dá para engolir uma situação destas).
    Abraço forte,
    Edu

    Curtir

    Comentário por Eduardo Buys | março 21, 2010 | Responder

    • Olá Edu:

      Só o Dihitt nos proporciona isto, um empresário experiente manifestando a dura realidade do meio em que atua, isso não tem preço.

      Eu sabia que o setor de empreendedorismo estava mal, com cerca de ciquenta por cento quebrando logo no início, antes mesmo de se estruturar, mas não imaginava que o Brasil estivesse lá no fundo do poço, o que mostra que nossa imaginação está muito além da verdade, quando os assuntos são negócios.

      A única coisa que eu posso dizer, diante desses dados, é que está havendo uma combinação perigosíssima, onde há concorrência desleal, como disse o Lisonn, combinando com essas altas taxas de juros. Isso é um convite para que toda a classe empresarial se alie ao sistema podre que aí está, ou morra.

      Apesar de notarmos a agonia de dinossauros da política que ainda conseguem se manter no cargo, às custas de vícios do velho sistema, tornando se verdadeiros “poderosos chefões” arquivando pedidos de CPIs, defendendo seus fiéis seguidores, mostrando que a revolução socialista, vista no Brasil, em termos de políticos socialistas, está longe de vencer os “velhos de guerra” que cohabitam no congrsso e câmara dos deputados.

      Ainda assim, eu diria que a iniciativa privada deveria fornecer mais pesquisas,além do SEBRAE e é claro, para evitar esse congestionamento de investidores, seguindo sempre em direção do fim.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | março 21, 2010 | Responder

  7. Olá amigo Jânio!
    Realmente o investimento em uma região nunca é fácil e, por vezes, a divulgação da mídia idealizando investimentos causa uma espécie de “efeito manada” e acaba inviabilizando projetos.
    E concordo com a consideração final apontando o potencial do setor de serviços nas áreas citadas, realmente é uma forte tendência. E uma área que convivo e vejo muito potencial são os investimentos em TI que serão retirados da Índia e redirecionados para o Brasil nos próximos anos.
    Parabéns pela postagem de qualidade.
    Forte abraço, Fernandez.

    Curtir

    Comentário por Fernandez | março 21, 2010 | Responder

    • Olá Fernandez.

      É bom saber que o setor de TI será bom para se investir no futuro, só espero que haja mais campo e não fique restrito a bolsa de valores, onde um magnata realiza a captação de recursos, criando um grande cartel pelo país inteiro.

      No caso dessas informações, quanto mais variadas elas forem, maior importância terá para o desenvolvimento do Brasil.

      Obrigado pelas informações.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | março 24, 2010 | Responder

  8. Olá Jânio.

    São ótimas informações e bastante claras muito bom post.
    Eu já me aventurei e já abri uma empresa bem distante da minha cidade atual.
    Como disse, foi uma avenura e não um planejamento com pesquisa de mercado.
    Então, aconselho aos empreendedores, planeje,estude o mercado e concorrentes e trabalhe com inteligência.
    Abraço!

    Curtir

    Comentário por Derleit | março 24, 2010 | Responder

  9. Olá Amigo:

    Obrigado pela sua participação, passando sua experiência de negócio. Isso mostra que sua “aventura” não foi de toda perdida, trouxe muita experiência, isso é muito importante.

    Um grande abraço.

    Curtir

    Comentário por icommercepage | março 24, 2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

%d blogueiros gostam disto: