Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Baleeiros japoneses enfrentam seu maior inimigo

conflito internacional

Caça as baleias

A Austrália é um dos países onde as associações defensoras da natureza são as mais fortes do mundo. Não seria exagero, dizer que a morte de uma baleia gera mais polêmica que um homicídio.

De certa forma, quando se fala em ecologia, mudanças climáticas ou proteção da natureza, na Austrália, está se falando em proteção do mundo, nesse caso, os direitos da sociedade está sobre o direito individual.

Quando o Presidente Lula falou que o animal que mais corre o risco de extensão no mundo é o homem, ele se esqueceu que o homem é o maior responsável pelas mudanças climáticas no mundo, portanto dono de seu próprio destino.

Devido a demanda comercial no Japão, a baleia tem muito valor comercial, mesmo contrariando as leis de proteção da espécie.

A baleia, um dos animais mais curiosos e primitivos do mundo, costuma nadar em áreas internacionais, não é um animal que frequenta muito as costas marítimas, sob risco de ficar encalhada. Esse fato a coloca na mira da pesca predatória, dos baleeiros.

Assim o Japão e a Austrália se envolvem em um conflito grave de atentado contra a natureza. O primeiro ministro australiano Devin Rudd, atendendo ao apelo popular, deu um ultimato ao Japão para que parem com as caças as baleias, próximo a Austrália.

O ministro japonês de negócios estrangeiros Katsuya Okada defende-se afirmando que as pescas citadas tem por objetivo pesquisas científicas, parece que não está convencendo muito não.

O primeiro ministro da Austrália já alertou para o fato de ter provas suficientes para apresentar a corte, se for o caso. Não é de se duvidar, pela forma como os ambientalistas se atiram na frente dos baleeiros, arriscando a própria vida.

Outro grande obstáculo, nesse conflito, deverá ser no campo econômico, já que  o Japão é um dos maiores parceiros econômicos da Austrália.

A Austrália sempre foi um país muito castigado pela natureza, muito antes de se falar em mudanças climáticas, aquecimento global ou resfriamento, questões ligadas  ao desenvolvimento sustentável é levado muito a sério no país.

O primeiro ministro da Austrália chegou a ameaçar levar a questão da caça as baleias á corte internacional. O resultado desse conflito será muito importante para o resto do mundo, pois de um lado está o interesse econômico, de outro uma das comunidades ecológicas mais fortes do mundo, incluindo a associação Sea Shepherd.

By Jânio

fevereiro 22, 2010 - Posted by | Internacional | , , , , , , , , ,

13 Comentários »

  1. Tomara que desta questões se retire uma forma de proteção as baleias, que são animais que existem para proteger e fazer parte da cadeia ecológica, necessária a sobrevivência do planeta.
    Beijo no coração

    Curtir

    Comentário por Valéria | fevereiro 22, 2010 | Responder

    • Olá Valéria.

      Muito bem lembrado.

      Eu penso que, a partir dessa questão, poderíamos ter uma grande esperança para outros problemas ligados ao meio ambiente.

      Se todos os países participassem, seria muito melhor, enquanto a maioria estiver se acovardando, se escondendo do problema, não chegaremos a nada.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | fevereiro 23, 2010 | Responder

  2. Saudações!
    Que Post Fascinante!
    Amigo JÂNIO, a coisa está pecando e ao que tudo indica já alcançou uma questão diplomática. Por um lado um defendendo a pesca(quisa) predatória e o outro defendendo preservação da espécie. Provavelmente é o homem que terminará morrendo na beira.
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Contagiou. Mexeu. Valeu.
    Abraços,
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISONN | fevereiro 23, 2010 | Responder

  3. Ótimo post, espero que não apareça os medíocres e hipócritas que acham a matança de baleias mais condenável quanto a de galinhas, porcos e vacas. Pois isso é sim, hipocrisia.
    Sou contra a morte de qualquer animal para o consumo humano.

    Curtir

    Comentário por 123 | fevereiro 23, 2010 | Responder

    • Olá.

      Aí você já entrou numa outra questão. Peloseu comentário, você é vegetariano, não é mesmo? – eu não tenho dúvidas que sendo vegetariando a pessoa leve uma vida muito mais saudável.

      No caso da matança indiscriminada, é crime com qualquer animal. No caso de animais criados em granja, nesse caso, já faz parte de um desenvolvimento sustentável.

      Eu concordo com você num ponto: Eu não conseguiria matar uma galinha que eu mesmo criei, eu sou meio emocional nessa parte, mas isso não causaria o desequilíbrio na natureza.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | fevereiro 23, 2010 | Responder

  4. Olá Lisonn.

    Muito bom esse termo “pesca(quisa)”.

    Eu acho muito bom esse embate, talvez seja o mais importante para analisarmos as reais possibilidades de sustentabilidade do planeta. Evidentemente, todos os países devem participar da questão para que se tenha uma globalização do problema, resolvendo da maneira correta.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Jânio | fevereiro 23, 2010 | Responder

  5. Simples… é fácil de resolver

    Boicote!

    Não comprar carros Honda, Toyota, ou qquer outro produto japonês, pressão mesmo, só o poder do $$ vai realmente gritar mais alto!

    Curtir

    Comentário por Alex | fevereiro 23, 2010 | Responder

  6. Olá Alex.

    Nesse mundo de capitalismo selvagem, nada melhor do que fazer as autoridades provarem de seu próprio remédio. Muito boa sua observação.

    Esses “experimentos cientificos” precisam parar imediatamente.

    ABS

    Curtir

    Comentário por icommercepage | fevereiro 24, 2010 | Responder

  7. Todos os países deveriam seguir o exemplo da Austrália.

    Curtir

    Comentário por erickfigueiredo | fevereiro 24, 2010 | Responder

  8. Eu acho isso também Erick.

    Apesar de algumas pessoas acharem exagerada a preocupação com as baleias, todos os países que realmente se preocupam com o desenvolvimento sustentável poderiam aproveitar esse gancho das baleias para fortalecer essa luta, muitas vezes inglória.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Janio | fevereiro 25, 2010 | Responder

  9. […] Baleeiros japoneses enfrentam seu maior inimigo […]

    Curtir

    Pingback por Ultimele clipe ale Planetei Albastre? « Cuib de mitralieră | março 1, 2010 | Responder

  10. Se nao me engano o Japao continua sendo o unico pais do mundo a utizar a pesca ilegal ‘as baleias. Incrivel que considerados o numero 1 na tecnologia aos olhos do mundo sao os mais primitivos e que despertam repudio e asco., Ja dizia nosso querido Eisntein sobre a lei que rege o universo açao e reaçao,, aguardem ….. Creio que o povo japones deveria tirar da sua alimentaçao essa iguaria, pois possuem varias crenças relacionadas ‘ a longevidade , libido , tradiçoes idiotas sem nenhum fundamento cientifico,
    As celulas envelhecem e ponto, nenhuma carne de baleia fara alguem de 60 voltar a ter 15 ou 1 colher de oleo de baleia fara uma mulher de 80 voltar ‘a puberdade, teria que desencurvar primeiro ou ficar sem rugas ou engravidar que mediocre,, ou pior enriquecer os proprietarios dessa empresa situada em Toquio Kyodo Senpaku Kaisha com notas vermelhas de sangue puro e ingenuo das criaturas mais antigas e belas dos oceanos,, por isso eu os chamo de pobre, idiotas .e ignorantes .Mafiosos doentes por dinheiro sujo tudo que e’ tradicional e milenar vem com um rastro de destruiçao.. As baleias em sua imponencia e supremacia demonstram dignidade e respeito representam aquilo que nunca teremos que e’ o respeito pelo espaço de cada um
    Gostaria que como ja foi feito em março de 2011 o nisshin maru e seus 120 assassinos deixassem essa embarcaçao diabolica e mortal para resgatar os seus entes queridos que se afogaram e continuarao a se afogar em interminaveis tsunamis e terremotos que sem duvida virao ao encontro daqueles que desprezam o ser mais inteligente do planeta.
    Ah e tambem ja chega dessa historia de pesquisa, todo mundo ja viu nas TVS e internet ao vivo a pesquisa feita pelo Nisshin Maru onde apos lançarem seu arpao gigante na inofensiva criatura dos mares deixa o mar vermelho, em seguida penduram a pobrezinha de ponta cabeça por horas e a levam ao conves onde 120 abutres em menos de meia hora empacotam as partes que interessam e jogam o restante ao mar
    isso e’ lamentavel
    Assassinato significa pesquisa ….
    Carne de baleia no mercado significa pesquisa
    Criminosos ….
    Lucia Regina Salgado Biologa Sao Paulo Brasil .

    Curtir

    Comentário por lucia regina salgado | outubro 21, 2011 | Responder

    • Olá Lúcia:

      Muito obrigado pelo seu comentário, ele sempre será muito importante, principalmente com tantas informações agregadas.

      A comunidade internacional, governos, deveriam pressionar o governo japonês, que deve estar dando proteção para essa tradição estúpida.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | outubro 22, 2011 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres