Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Dicas sobre busca avançada para blogueiros

Primeiros passos

iniciando na web

A melhor maneira de usar a internet, é aprendendo aos poucos.

Eu sempre tive a teoria na cabeça, apesar de ser bem diferente da prática. Eu me lembro sobre as leituras da origem do computador, antes de tocar na máquina pela primeira vez.

Com o sistema Windows, foi a mesma coisa, mais fácil até, já que o sistema MS Dos tinha um aplicativo chamado MS DOS SHELL, simulando um ambiente gráfico que, mais tarde, se tornaria o ambiente Windows.

Usar um navegador, para internet, parecia uma janela para outro mundo, mas no fundo nada mais era do que uma evolução dos links e hipertexto, muito usado nos programas de multimídia. A novidade era a conexão via cabo, abrindo os horizontes, isso tornava a informática muito mais interessante.

A partir da internet, a manutenção de meu desktop diminuiu consideravelmente, acredito que isso tenha acontecido o mesmo no mundo todo. Antes da internet, o passatempo mais comum era fuçar o computador, depois passou a ser a internet, o perigo dos vírus ficou bem maior.

A comunicação através de conteúdo, ainda é recente para mim. O processo é simples, você cria um texto, dentro de suas possibilidades, exprimindo uma ideia que será discutida por várias pessoas, dentro do blog.

A ferramenta do blog é, de certa forma, uma evolução do antigo fórum de discussão em grupo. No caso dos blogs, para agregar pessoas é preciso participar de uma rede social.

É a segunda melhor forma de aprendizado que existe, perdendo só para a educação presencial, mas muito superior aos livros autodidáticos que podem ser agregados a esse sistema também, além dos links e informações novas que adquirimos através dos participantes.

São muitos prós e pouquíssimos contras. Um desses contras, é que as pessoas sensíveis e carentes podem ser vítimas fáceis de um mundo virtual, mesmo na melhor rede social que eu conheci até agora, Dihitt, esse perigo é iminente.

Não há segredo, você precisa seguir a pessoa durante um tempo, antes de partir para uma relação mais séria, antes de clicar em seu link.

A milenar frase bíblica vale aqui também: “Uma árvore boa não dá maus frutos.”

Outro ponto contra, são os críticos, aqueles que insistem na afirmação de que a internet não deve ser democrática, que  as pessoa devem aprender a escrever antes de se aventurarem a escrever textos.  Eu já tenho uma certa maturidade na internet para me importar com esse tipo de encrenqueiros, mas muita gente abandona a internet, sem deixar rastros, depois de serem agredidas pelos encrenqueiros.

Eu cheguei a escrever alguns textos sutis, na esperança de ajudar as pessoas a superarem os primeiros passos na internet, infelizmente, pouca gente notou.

Quando eu escrevi o texto “A Google também comete erros”, facilmente encontrado no buscador google, não tinha nada a ver com a Google mas com as pessoas que cometem erros ortográficos.

Quando uma pessoa começa a digitar uma palavra, no buscador Google, o Google suggest completa a palavra imediatamente, evitando os possíveis erros de ortografia. Quem usa o navegador Google chrome, tem um editor de texto permanente em seu computador.

O probema do suggest é que surge uma pergunta, por exemplo: iminente ou eminente? – aqui vale o velho conselho de uma professara de português: “nas classes de palavras, todas seguem um mesmo radical e tema”

Portanto, a palavra seguirá a escrita das outras que você conhece.

Essas são algumas formas de auxiliar as pessoas que estão iniciando em escrita para internet. No começo, é preciso efetuar a correção de palavra por palavra, com o passar do tempo, a pessoa evolui, dispensando o uso desses recursos.

O uso de indexadores e redes sociais são fundamentais para os blogueiros ou pessoas que, de alguma forma, criam textos para a internet. Os melhores indexadores, naturalmente, são os Dihitt e o Ocioso, apesar do potencial de redes como o Orkut, facebook e Twitter, todos eles podem ser facilmente localizados quando digitamos seus nomes nos buscadores, aparecem no topo.

O ocioso exige uma imagem quadrada, máximo de 10 k. O tamanho das imagens pode ser visto no banco de dados da Google, para isso basta clicar em IMAGENS no buscador google.

O formato da imagem aparece junto ao tamanho. Ex: 100 x 100 – Para evitar ter que passar o resto da vida procurando imagens no formato e tamanho que você quer, clique em busca avançada, no buscador Google.

Não precisa mudar toda a configuração de busca, que aliás assusta, mude apenas um item, aquele que interessa a você.

Quando você está procurando alguma notícia nova, sempre corre o risco de pegar notícias do ano passado ou cinco anos atrás, em páginas super otimizadas. Nesse caso, clique novamente em busca avançada, altere apenas a data, isso é suficiente para que você exclua as notícias mais antigas.

Esses procedimentos são simples e economizam um tempão, sem falar que mais cedo ou mais tarde, teremos que nos acostumar a esses novos hábitos.

By Jânio

fevereiro 3, 2010 - Posted by | blogosfera | , , , , , , , , , ,

11 Comentários »

  1. Gostei amigo uma aulinha de informações úteis.
    Abraços forte

    Curtir

    Comentário por Principe Encantado | fevereiro 3, 2010 | Responder

    • Olá amigo.

      Eu sei que sempre há alguém, assim como eu, que não domina totalmente a escrita, mas que são pessoas dignas de uma grande amiza, por isso essa minha eterna contribuição aos novos milhares de blogueiros que surgem a cada dia.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Jânio | fevereiro 4, 2010 | Responder

  2. Muito bom Jânio!

    Estou começando na blogosfera e confesso que tenho uma preocupação enorme em relação a isso. Perco um tempo enorme revisando o que escrevi para não postar com erros de português. Agora com essa mudança na ortografia então…
    Mesmo sabendo que temos tempo para adaptação, fico querendo acertar sempre.
    Valeu amigo!
    Abraços!!!

    Curtir

    Comentário por Telva Tanajura | fevereiro 3, 2010 | Responder

    • Olá amiga.

      Não se esqueça que blogar é uma forma informal de se expressar, portanto não seja tão exigente consigo mesma, sempre haverão os críticos.

      Um grande abraço e boa sorte com seu blog.

      Curtir

      Comentário por Jânio | fevereiro 8, 2010 | Responder

  3. Olá Janio! Gostei muito de ter lido este texto. sou nova nesta arte de blogar. Me apaixonei pelo Sr. Blog e suas possibilidades, mas tenho muitas dificuldades porque perco muito tempo buscando respostas ou aprender com alguns sites, que falam o que fazer e não dizem como, ou que parecem capítulos de novela, nunca terminando o mesmo assunto e deixando você pendurado até o próximo capítulo!
    Bem,parece que você sabe das coisas, mas tem a humildade pra reconhecer que pessoas como eu, precisam ser incentivadas da maneira correta, pois muitas tem potencial, não é?
    vou vir mais vezes. Abraço Vera.

    Curtir

    Comentário por Vera | fevereiro 3, 2010 | Responder

    • Olá Vera.

      Eu sei muito bem do que você está falando.

      Eu já estudei html, asp e confesso para você que não entendo nada de blog, nem tenho vontade de aprende, por isso escolhi o wordpress, ele já apresenta tudo pronto, é disso que precisamos.

      No caso do conteúdo, aí, a coisa muda. Eu estou me concentrando só no conteúdo atualmente.

      Boa sorte com seu blog Vera, espero que consiga indexar seu conteúdo em sites como o Dihitt e o ocioso, para que todos tenham o prazer de conecê-lo.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Jânio | fevereiro 8, 2010 | Responder

  4. É sempre bom adquirir este tipo de informação!

    Curtir

    Comentário por cpo | fevereiro 3, 2010 | Responder

    • Olá.

      nós é que agradecemos pela sua visita.

      Um grande abraço.

      Curtir

      Comentário por Jânio | fevereiro 8, 2010 | Responder

  5. muito bom obrigado!

    Curtir

    Comentário por cpo | fevereiro 3, 2010 | Responder

  6. Saudações!
    Que Post Fascinante!
    Amigo JÂNIO, gostei muito da sua análise sobre o tema em tela. Bem simples, porém, bastante profundo!
    Ótimas dicas!
    Parabéns por mais um excelente texto!
    Abraços,
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISONN | fevereiro 4, 2010 | Responder

  7. Olá Lisonn.

    A internet é como o nosso hardware e tudo o que envolve a informática, até os mais simples detalhes passam despercebido,
    apesar de serem muito úteis.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Jânio | fevereiro 4, 2010 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres