Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

O que o Brasil faz no Haiti

interesses estratégicos

Ajuda humanitária

Muita gente achou que o Brasil iria passar vergonha em Honduras, estavam enganados, vergonha mesmo estamos passando no Haiti.

Depois do terremoto, o país já sofrido do Haiti se tornou um verdadeiro caos.

Quando disseram que os Estados Unidos haviam tirado  a autoridade do Brasil, além de cometer outras ações pouco diplomáticas, como expulsar jornalistas dos aeroportos, eu até achei normal, os americanos sempre foram truculentos assim.

As ordens de comando, as normas de conduta e de segurança,  são aplicadas tanto para países ricos e estáveis, como em estado de guerra em países pobres. Tentem imaginar um monte de jornalistas acampados nos aeroportos dos Estados Unidos, com aviões pousando e decolando o tempo todo, sem chances.

Hugo Chaves deve estar morrendo de rir, quando viu o exército americano tirando a autoridade do Brasil. Nem ele imaginaria que os americanos fariam tão bem, o que nem ele conseguiu perfeitamente em Honduras, humilhar o Brasil.

Comentando no blog do Erick Figueiredo, eu chamei a atenção para as semelhanças psicológicas entre Chaves e Requião, governador do Paraná. Quando eles denunciam, suas denúncias devem ser levadas a sério, são como conversas de comadres, pela janela de suas casas, podem até falar demais, mas precisam de credibilidade, por isso não podem dizer inverdades.

Quando o Brasil foi escolhido para comandar as forças de paz no Haiti, a escolha caiu como uma luva, o Brasil tem muito a ver com o Haiti, pais mais pobre das Américas. Até  seus potenciais são parecidos, o Haiti foi o país mais rico das Américas no passado, disputado, ora pela França, ora pelos Estados Unidos.

Como o Haiti não teria futuro, assentado bem no centro das falhas geológicas, ou placas responsáveis pelos terremotos, nada melhor  que escolher o Brasil para controlar tanta pobreza, o Brasil é especialista nisso, afinal somos o país do futuro.

Zilda Arns era uma esperança, oferecido pelo Brasil, para esse povo tão necessitado. Com sua morte, o Brasil perdeu sua função no país.

Depois do terremoto, o clima que se instaurou é um clima de guerra, o Brasil não tem a menor condição de controlar essa situação. O Haiti precisa, urgentemente, de infra-estrutura e não será o Brasil que poderá oferecer esse tipo de serviço.

O Haiti precisará de estradas e hospitais, coisa que no Brasil não se conhece, pelo menos na iniciativa pública.

Após o terremoto, vi um depoimento emocionado de um soldado que dizia: “Eu estava dentro do mercado quando ouvi o estrondo, correndo, precisei de apenas dez passos para salvar minha vida, coisa que outros não tiveram tanta sorte. Fiquei imaginando a cena e não me senti muito bem, parece que alguma coisa estava errada.

As famílias do Brasil perderam contado com seus soldados, mas os soldados vieram ver seus pais, esposas e filhos aflitos, afinal de contas, a comunicação do Haiti já era. Eu posso parecer egoísta, mas ainda acho que tem alguma coisa errada nessa história.

Os americanos não pretendem sair do país tão cedo, o controle do aeroporto será prioridade, assim como a coordenação da infra-estrutura caótica de um país destruído.

Pode até ser que eles tenham interesses implícitos, mas, nesse momento, a prioridade é outra, além disso, há outros países, além do Brasil, nessa missão de salvamento.

O que o Brasil poderá fazer muito bem, será doação de dinheiro, nisso os nossos políticos são muito bons, afinal não são eles que estão trabalhando para conseguir, é o mínimo que o povo espera deles.

Se a intenção  do Brasil é um lugar no conselho de segurança da ONU, não é bem por aí companheiro.

By Jânio

fevereiro 2, 2010 - Posted by | Política | , , , , , , , ,

5 Comentários »

  1. Análise perfeita, ao meu ponto de vista. A prioridade agora não é saber quem manda no país. A cadeira fixa do Brasil no conselho de segurança da ONU tem que advir de sua presença e importância no mundo. Como ser importante no mundo se não consegue resolver os problemas de sua própria “cozinha”.
    Ótima análise!

    Um forte abraço!

    Curtir

    Comentário por Sérgio | fevereiro 2, 2010 | Responder

    • Obrigado Sérgio.

      Fico feliz de termos concordado nesse ponto.

      O brasil precisa melhorar as condições do Brasil, enquanto os mais ricos analisam o PIB, nós continuaremos de olho no IDH.

      Um grande abraço.

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 3, 2010 | Responder

  2. Saudações!
    Que Post Fantástico!
    Amigo JÂNIO, com sinceridade a sua leitura sobre a questão em tela, está mais que correta… Embora, alguns, devem não aceitá-la. Mas vejo a situação pela mesma variante.
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISONN | fevereiro 2, 2010 | Responder

  3. Olá Lisonn.

    Enquanto o o Brasil sente o sonho imperialista na pele, os EUA continuam com sua gestão do mundo, sem deixar neinguém esquecer quem é que manda.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Jânio | fevereiro 3, 2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

%d blogueiros gostam disto: