Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Mudanças de hábitos para um mundo melhor

mudança de hábito

Desenvolvimento sustentável

O tema desenvolvimento sustentável, por mais que se fale de sua importância, pouco se esclarece, ou seja, em qualquer palestra sobre o assunto, a pessoa sai com a certeza de sua  importância, mas sem entender absolutamente nada.

De vez em quando, precisamos falar de maneira clara, mostrando de maneira simples, como começar  uma vida responsável em relação ao desenvolvimento sustentável.

O Que nós sabemos é que estamos apenas no início de uma transformação, mesmo assim, há pessoas que nem no início estão, sem nenhuma informação.

Vamos começar com algumas regrinhas básicas, aquelas que estão na cara, mas não queremos ver.

01 – Preferir os equipamentos que economizam energia – Já há certificação, até do próprio governo, para indicar os aparelhos mais econômicos, gastando pouca energia. Fora isso, a Internet está aí, para pesquisas sobre o assunto.

02 – Nunca lavar com a mangueira, sem esfregar com sabão – Essa é uma mania irritante, difícil de engolir. Eu já armei um tremendo barraco quando uma mulher,  depois de quase três horas,  lavando a calçada, insistia em empurrar toda a sujeira da calçada, e da rua, com a água que saia da mangueira, sem varrer o chão.

03 – Selecionar o lixo – Nesse caso, é até uma questão de higiene, separar o lixo reciclável (papel, borracha, lata, ferro, plástico, e outros produtos industrializados) do lixo orgânico (alimento, folhas de árvore, madeira e outros produtos não industrializados, que apodrecem facilmente. Obs: os ossos são produtos industrializáveis), para que os caminhões de coleta recolham de maneira seletiva. Se o seu município ainda não tem uma indústria de reciclagem, dê essa ideia ao Prefeito, é bom e barato, além de criar empregos.

04 – Aproveitar a água da chuva – Essa é uma das maneiras onde as Orgs e o Governo deveriam participar, informando e dando palestras, para que as pessoas tenham consciência ambiental e se sintam incentivadas a fazer a coisa certa.

05 – Fazendo cocô – Eu já escrevi sobre a importância do cocô  para a saúde, o cocô  é bom para o meio ambiente também. Além de ser um dos melhores adubos naturais do mundo, o cocô humano também pode evitar a descarga.

segundo ambientalistas, basta jogar pó de serra em baixo da privada e após a necessidade fisiológica, jogar um pouco de pó de serra sobre, ou misturar a compostagem. Em regiões rurais, pode-se usar outros materiais além do pó de serra, como palha de arroz, café, feijão,  ou o que melhor se adequar.

06 – Fazendo xixi – Outra forma que contraria os costumes da burguesia, mas que foi adotada por ela, recentemente, é o hábito do xixi durante o banho. Novamente a descarga é economizada, diminuindo pela metade a quantidade de água que seria gasto com o banho e descarga, respectivamente.

07 – Economizar gasolina – Usar o carro apenas o necessário, seria o ideal. Algumas pessoas tem uma desculpa na ponta da língua, e eles tem razão, é tudo uma questão de hábito, depois de algum tempo, além de economia de gasolina, o condicionamento físico melhorará também.

08 – Uso de energias alternativas – Aqui, a iniciativa privada deu uma grande contribuição, as  novas arquiteturas já trazem, em sem planejamento, formas alternativas e planejadas, relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Um exemplo é a captação de energia solar, além de responsável, tende a valorizar o imóvel.

09 – Iluminação solar – As clássicas casas de jardim, salas de lazer, etc., podem muito bem serem iluminadas por garrafas de refrigerantes, cheias de água,  introduzidas estrategicamente nas paredes, no teto, ou alguma ideia parecida. O teto solar e as paredes de vidro que correm sobre os trilhos, são ótimas alternativas para economizar.

10 – Ventiladores – A troca do ar condicionado pelos ventiladores, economiza muita energia, sem abrir mão do conforto.

Não foi preciso muito esforço para relacionar dez formas práticas de transformar nossos hábitos em hábitos saudáveis e responsáveis, coisa que nem o Al gore conseguiu, depois que descobriram que sua mansão gastava energia equivalente a dezenas de casas econômicas.

Além de mudar nossos hábitos, há outras formas de cooperarmos rumo a um mundo melhor. Devemos apoiar projetos em prol do meio ambiente, comprar produtos reciclados, fazer uso de embalagens retornáveis, etc.

Aos poucos, iremos nos tornando bem mais dignos do mundo em que vivemos.

A exclusão social e digital sempre serão empecilhos para nosso desenvolvimento, assim como a má distribuição de rendas, impostos altos …

By Jânio

fevereiro 1, 2010 - Posted by | Reflexões | , , , , , , , ,

8 Comentários »

  1. Muito bom seu texto, devemos sim procurar manter a sustentabilidade de nosso ambiente.
    Abraços forte

    Curtir

    Comentário por Principe Encantado | fevereiro 1, 2010 | Responder

    • Olá amigo.

      …e no caso de essas idéia virarem lei, no futuro, nada melhor do que irmos nos acostumando, aliás, quanto mais cedo nos acostumarmos, mais cedo elas se tornam leis.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 2, 2010 | Responder

  2. Lia, há muitos anos, O diário de um cucaracha, do Henfil. ele conta de sua viagem à China e que, lá, defecar em uma aldeia que não fosse a sua era considerado traição. Todos os dejetos eram usados como fertilizantes!
    Isto em 1973

    Curtir

    Comentário por Regina Motta | fevereiro 1, 2010 | Responder

    • Olá Regina.

      Esses Chineses sabem tudo mesmo héin.

      A china consegue fazer coisas consideradas impossíveis, como crescer mais que os Estados Unidos, misturar comunismo com capitalismo, mas o mais impressionante mesmo, é a sua tradição de harmonia a natureza.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 2, 2010 | Responder

  3. Saudações!
    Amigo Jânio
    Que Post Fantástico!
    Já está devidamente favoritado e vou repasar para o amigos da comunidade do nosso Blog…O seu texto além de educativo é extremamente conscientizador!
    Valeu a pena conferir!
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISONN | fevereiro 2, 2010 | Responder

    • Olá Lisonn.

      A comunidade do Dihitt é sempre um termômetro de qualidade, além de ser um norteador de qualidade, por isso é tão bom participar.

      Fico contente que essas dez dicas tenham agradado a todos, há muita coisa que podemos iniciar imediatamente, outras que precisamos adaptar.

      O podencial de água do Brasil, por exemplo, é uma riqueza que deve ser protegida a todo custo, felizmente, algumas orgs já estão conseguindo isso.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 2, 2010 | Responder

  4. Em Florianópolis, na praia dos Ingleses, tivemos um problema que foi discutido na comunidade, a respeito de um campo de golfe feito sôbre uma área onde o aquífero era muito superficial. Todos queriam evitar a poluição do aquífero pelos agentes químicos usados p/ se manter os gramados bonitos.
    Nesta ocasião, pus mãos a obra em um projeto meu de conscientização de crianças da escola, p/ a necessidade de preservação da qualidade da água – fonte de Vida. Com os desenhos e ajuda das crianças fizemos um bonito mosaico que vai durar anos ali, na parede da escola e servir de “lembrança” p/ o fato. Acho que a conscientização dentro da escola seria sempre um ótimo recurso, que deveria ser mais efetivado, com a participação interessada dos professores.
    Gostei muito do post. abraço, Vera.

    Curtir

    Comentário por Vera | fevereiro 3, 2010 | Responder

  5. Olá Vera.

    Se as aparências não fossem tão importante para as pessoas, talvez nosso planeta não tivesse chegado a esse ponto.

    O capitalismo criou uma fome de dinheiro que nunca acaba, assim, o consumismo é sempre o objetivo de todo o ser-humano. Precisamos usar nosso poder de consumidores para mudar esse panorama, aliás, isso está sendo muito discutido no Dihitt.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Jânio | fevereiro 8, 2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

%d blogueiros gostam disto: