Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

O Reverso da notícia

informações verdadeiras

visão da internet

A internet tem um jeito bem especial de mostrar as notícias, se fossem mostradas como realmente são, não teria nenhuma graça. Isso não tira o mérito do furo, o que é muito comum acontecer na internet.

O furo continua sendo um tipo de notícia à moda antiga, uma notícia em tempo real, não dá para ser analisada a fundo, por isso é preciso cuidado no mensageiro instantâneo da Twitter.

Depois do momento de febre da notícia, não há tanto motivo para se falar do assunto. Os tabloides ainda insistem em criar fofocas e especulações, mas, na internet, nem sempre funciona.

Na internet não se pode subestimar a inteligência dos leitores, você pode estar digitando para um simples office-boy ou  estar interagindo com o presidente da empresa, não há necessidade de identificação.

A internet mostra o que acontece por trás da notícia, os interesses ocultos em uma simples chamada ou o lado psicológico da vítima.  Ninguém precisa concordar entre si, apesar do respeito ser indispensável.

Assim como o autor de um post pode ser a estrela, pode acontecer o oposto, o comentarista tomar a cena, isso é muito comum num ambiente virtual.

A análise crítica pode ser muito mais interessante que o fato narrado no texto; uma piada pode mudar totalmente o sentido da imagem, forçando o internauta a pensar, mesmo que não seja muito comum em sua rotina habitual.

É notável, quando algumas pessoas se comunicam, passam uma mensagem, mesmo não sabendo digitar. Isso mostra uma outra realidade, o direito democrático das pessoas de se manifestarem. Para quem não está acostumado, pode ser um choque, sentir a dura realidade da vida, em forma de sentimentos humanos.

Uma notícia política, normalmente carregada de interesses e segundas intenções na tv, pode ser logo identificada, por leitores mais atentos. Até as organizações secretas acabam sendo explicadas através da rede.

É quase impossível imaginar o conceito secreto na internet, tudo é público. Com as novas tecnologias de celulares, o Big Brother está virando brincadeira de criança. Se antes o Governo não usava câmeras de segurança, com medo de mostrar suas próprias falhas, hoje as própria pessoas filmam tudo.

A transformação que deverá acontecer nos próximos anos, deverá ser grande, a tv, com suas notícias pela metade, deverá ´perder ainda mais audiência, a verdade deverá vir a tona. Não vai adiantar contratar os blogueiros mais famosos, manipulando seus pontos fracos, a vaidade; novos blogueiros surgiram, ganharam notoriedade e prestígio, passando a integrar o exército de mensageiros da verdade, a paz ou a guerra será escolha dos políticos.

O preço da banda larga, em alguns países emergentes e subdesenvolvidos, é uma forma de evitar que essa revolução se espalhe. Esse controle está por um fio, principalmente,  com a introdução dos computadores nas escolas, instituições públicas e ONGs, sem falar das alternativas ao desktop que estão surgindo.

By Jânio

janeiro 7, 2010 - Posted by | Reflexões | , , , , , , ,

8 Comentários »

  1. Saudações!
    Que Post Fantástico!
    Amigo Jânio, é muito brilhante a sua leitura a respeito do tema. O mais impressionante é a velocidade como tudo está se dando. É para todos repensarem mesmo. Um descuido e muito se pode ganhar ou perder!
    Parabéns pelo excelente texto!
    Ótimo Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISONN | janeiro 7, 2010 | Responder

    • Olá Lisonn.

      Os políticos, inevitavelmente, deverão pensar antes de cometer um delito, pelo menos os que se dizem honestos. O problema, agora, será com os crimes legais, feitos com a ajuda da burocracia, sem falar da infra-estrutura. Ainda bem que a educação básica pode ser feita com poucos recursos, então, mãos-a.obra.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | janeiro 7, 2010 | Responder

  2. O surgimento de novas tecnologias de comunicação reitera tendências já consumadas Brasil afora. O senso crítico da massa está mais apurado, mais intolerante.

    Discordo de você sobre a ideia de que a TV veicula notícias pela metade. A depender do acontecimento em evidência, seja ele factual ou atual, há “n” formas de informar uma notícia aos telespectadores, com clareza, isenção e pluralidade. O fato noticiado deve ser compreendido de imediato e apenas de uma mesma forma. Tempo na TV é um grande problema. Isso é fato.

    Agora, cada caso é um caso. Não vamos generalizar.

    Abraços, parabéns pelo texto.

    Curtir

    Comentário por Alexandre | janeiro 7, 2010 | Responder

    • Olá alexandre.

      Cada caso é um caso, nisso você está certo.

      A TV e a imprensa, nem sempre pode se dar ao luxo de escolher os patrocinadores, em relação a esses patrocinadores, há compromissos.

      Obrigado pelo comentário inteligente e complementar.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | janeiro 8, 2010 | Responder

  3. Muito boa a matéria concordo plenamente com o comentário do amigo Lison.
    Abraços forte

    Curtir

    Comentário por Principe Encantado | janeiro 7, 2010 | Responder

    • Olá amigo.

      Por mais que a gente ache que o Brasil não vai mudar nunca, a tecnologia insiste em nos mostrar o contrário, só precisamos educar melhor nossos filhos e alunos.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | janeiro 8, 2010 | Responder

  4. Oi Janio, mais um ótimo texto… faz com que reflitamos sobre as mudanças de comportamentos, cada vez mais rápicads por conta da tecnologia…
    abs e feliz 2010!

    Curtir

    Comentário por ana lucia nicolau | janeiro 7, 2010 | Responder

  5. Olá Doutora Ana:

    Fico imensamente feliz com sua presença.

    Admitindo-se que por mais pessimista que possamos ser, o brasileiro possa ser inteligente e ter noções de realidade, concluímos que a tecnologia deverá influenciar em nosso comportamento, forçando a todos nós a melhoramos nossa postura diante da sociedade.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Janio | janeiro 8, 2010 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres