O Reverso da notícia
A internet tem um jeito bem especial de mostrar as notícias, se fossem mostradas como realmente são, não teria nenhuma graça. Isso não tira o mérito do furo, o que é muito comum acontecer na internet.
O furo continua sendo um tipo de notícia à moda antiga, uma notícia em tempo real, não dá para ser analisada a fundo, por isso é preciso cuidado no mensageiro instantâneo da Twitter.
Depois do momento de febre da notícia, não há tanto motivo para se falar do assunto. Os tabloides ainda insistem em criar fofocas e especulações, mas, na internet, nem sempre funciona.
Na internet não se pode subestimar a inteligência dos leitores, você pode estar digitando para um simples office-boy ou estar interagindo com o presidente da empresa, não há necessidade de identificação.
A internet mostra o que acontece por trás da notícia, os interesses ocultos em uma simples chamada ou o lado psicológico da vítima. Ninguém precisa concordar entre si, apesar do respeito ser indispensável.
Assim como o autor de um post pode ser a estrela, pode acontecer o oposto, o comentarista tomar a cena, isso é muito comum num ambiente virtual.
A análise crítica pode ser muito mais interessante que o fato narrado no texto; uma piada pode mudar totalmente o sentido da imagem, forçando o internauta a pensar, mesmo que não seja muito comum em sua rotina habitual.
É notável, quando algumas pessoas se comunicam, passam uma mensagem, mesmo não sabendo digitar. Isso mostra uma outra realidade, o direito democrático das pessoas de se manifestarem. Para quem não está acostumado, pode ser um choque, sentir a dura realidade da vida, em forma de sentimentos humanos.
Uma notícia política, normalmente carregada de interesses e segundas intenções na tv, pode ser logo identificada, por leitores mais atentos. Até as organizações secretas acabam sendo explicadas através da rede.
É quase impossível imaginar o conceito secreto na internet, tudo é público. Com as novas tecnologias de celulares, o Big Brother está virando brincadeira de criança. Se antes o Governo não usava câmeras de segurança, com medo de mostrar suas próprias falhas, hoje as própria pessoas filmam tudo.
A transformação que deverá acontecer nos próximos anos, deverá ser grande, a tv, com suas notícias pela metade, deverá ´perder ainda mais audiência, a verdade deverá vir a tona. Não vai adiantar contratar os blogueiros mais famosos, manipulando seus pontos fracos, a vaidade; novos blogueiros surgiram, ganharam notoriedade e prestígio, passando a integrar o exército de mensageiros da verdade, a paz ou a guerra será escolha dos políticos.
O preço da banda larga, em alguns países emergentes e subdesenvolvidos, é uma forma de evitar que essa revolução se espalhe. Esse controle está por um fio, principalmente, com a introdução dos computadores nas escolas, instituições públicas e ONGs, sem falar das alternativas ao desktop que estão surgindo.
By Jânio
8 Comentários »
Deixe um comentário
-
Arquivos
- agosto 2020 (1)
- julho 2020 (1)
- maio 2020 (3)
- abril 2020 (5)
- março 2020 (3)
- novembro 2019 (1)
- setembro 2019 (1)
- novembro 2018 (1)
- setembro 2018 (1)
- junho 2018 (3)
- maio 2018 (6)
- abril 2018 (66)
-
Categorias
- Animação
- Arabic
- Arquivo X
- blogosfera
- Ciências
- Cinema
- Concursos.
- curiosidades
- divulgação gratis
- downloads
- english
- Espanhol
- esportes
- Google +
- Grandes Amigos
- Inglês
- Internacional
- internet
- Judiciário
- Música.
- Mensagens
- Migração
- oportunidades
- Otimização_
- Piadas
- Política
- Policia
- Redes Sociais
- Reflexões
- Resumos Semanais.
- Saúde
- segurança
- televisão
- Uncategorized
- Utilidade Pública
- Videos
- youtube
-
RSS
Entries RSS
Comments RSS
Saudações!
Que Post Fantástico!
Amigo Jânio, é muito brilhante a sua leitura a respeito do tema. O mais impressionante é a velocidade como tudo está se dando. É para todos repensarem mesmo. Um descuido e muito se pode ganhar ou perder!
Parabéns pelo excelente texto!
Ótimo Post!
Abraços fraternos,
LISON.
CurtirCurtir
Olá Lisonn.
Os políticos, inevitavelmente, deverão pensar antes de cometer um delito, pelo menos os que se dizem honestos. O problema, agora, será com os crimes legais, feitos com a ajuda da burocracia, sem falar da infra-estrutura. Ainda bem que a educação básica pode ser feita com poucos recursos, então, mãos-a.obra.
ABS
CurtirCurtir
O surgimento de novas tecnologias de comunicação reitera tendências já consumadas Brasil afora. O senso crítico da massa está mais apurado, mais intolerante.
Discordo de você sobre a ideia de que a TV veicula notícias pela metade. A depender do acontecimento em evidência, seja ele factual ou atual, há “n” formas de informar uma notícia aos telespectadores, com clareza, isenção e pluralidade. O fato noticiado deve ser compreendido de imediato e apenas de uma mesma forma. Tempo na TV é um grande problema. Isso é fato.
Agora, cada caso é um caso. Não vamos generalizar.
Abraços, parabéns pelo texto.
CurtirCurtir
Olá alexandre.
Cada caso é um caso, nisso você está certo.
A TV e a imprensa, nem sempre pode se dar ao luxo de escolher os patrocinadores, em relação a esses patrocinadores, há compromissos.
Obrigado pelo comentário inteligente e complementar.
ABS
CurtirCurtir
Muito boa a matéria concordo plenamente com o comentário do amigo Lison.
Abraços forte
CurtirCurtir
Olá amigo.
Por mais que a gente ache que o Brasil não vai mudar nunca, a tecnologia insiste em nos mostrar o contrário, só precisamos educar melhor nossos filhos e alunos.
ABS
CurtirCurtir
Oi Janio, mais um ótimo texto… faz com que reflitamos sobre as mudanças de comportamentos, cada vez mais rápicads por conta da tecnologia…
abs e feliz 2010!
CurtirCurtir
Olá Doutora Ana:
Fico imensamente feliz com sua presença.
Admitindo-se que por mais pessimista que possamos ser, o brasileiro possa ser inteligente e ter noções de realidade, concluímos que a tecnologia deverá influenciar em nosso comportamento, forçando a todos nós a melhoramos nossa postura diante da sociedade.
ABS
CurtirCurtir