Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Pesquisas para o futuro empreendedor

pesquisas empreendedoras

A importância da pesquisa

O planejamento de um empreendimento, antes do início de um projeto, é a etapa mais importante de um empreendimento. Esse processo nem sempre é fácil, às vezes pode ser demorado.

No caso de famílias que já tem tradição nessa área ou pessoas que já trabalharam diretamente nesse tipo de negócio, ou convivem com esse tipo de empreendimento, terão maior facilidade para montar seu plano de negócio, etapa inicial do empreendedorismo.

Em alguns tipos de empreendimentos, o conhecimento minucioso do mercado em que se pretende empreender é fundamental. Há, entretanto, alguns tipos de negócios que não dependem tanto de habilidades específicas.

É preciso cercar-se de profissionais especializados, a maioria deles, evidentemente, tem interesse direto em seu empreendimento, como são os casos dos contadores. Os contadores sempre estarão atualizados com o mercado, com dados e números que poderão ser muito úteis ao empreendedor.

Além do SEBRAE, que atua de uma maneira generalizada, cada segmento possui instituições que poderão ser consultadas, para que a pesquisa seja feita de maneira eficiente, antes da criação do plano de negócios.

A vida de um empresário, passa por várias etapas de amadurecimento, através da qual o empresário ganha muita experiência. No primeiro empreendimento, além de uma boa preparação, o empreendedor procura ter a sua disposição, pelo menos, um funcionário que entenda do ramo, possuindo experiência e capacidade de acompanhar o empreendimento.

No caso de o empreendedor decidir iniciar o empreendimento sem empregados, ou com o mínimo, já que uma empresa sem empregados é quase impossível. Alguns empreendedores iniciantes criam associações, onde os funcionários são compartilhados entre si, barateando o custo.

O custo, aliás, é uma das grandes preocupações de todo empreendedor, no início e durante toda a sua vida empresarial. Cada empresário tem um estilo bem diferente de outro, a ideia é trabalhar, da melhor maneira possível, suas qualidades e limitações.

Uma pessoa que tenha mais contatos na área financeira, podendo ter um acesso melhor a informações financeiras, poderá também ter acesso aos melhores créditos, o que não deixa de ser uma vantagem.

Caso isso não seja possível, deverá trabalhar com um orçamento menor, analisando melhor suas limitações. O gerente de seu banco deverá ser consultado.

O interessante, para empreendedores iniciantes, é que há muitas formas de iniciar uma empresa sem funcionários, desde que haja uma boa rede de contatos, para eventuais consultas. Em outros casos, há possibilidade de empreendimentos com apenas uma secretária, ou somente um funcionário.

O Jeitinho brasileiro oferece muitas alternativas para se trabalhar uma idéia de maneira formal, ou até informal. Evidentemente, a maneira formal é a melhor forma de se começar, além de lucrar quatro vezes mais.

Alguns negócios são inviáveis informalmente, outros permitem, mas limitam o campo de atuação do empreendedor.

Há casos, inclusive, onde o empreendedor pode contratar profissionais com firma registrada, isso acontece muito nas áreas de prestação de serviço.

A opção de franquia não está descartada, nesse caso, é preciso uma análise no contrato e no histórico da empresa franqueadora. Verificar o grau de satisfação de seus franqueados, de preferência várias opiniões; quanto maior a pesquisa, melhor o resultado.

Algumas franqueadoras exigem apenas habilidade em vendas, nesse caso a análise do contrato e a verificação de vantagens é fundamental.

By Jânio.

janeiro 2, 2010 - Posted by | Empreendedorismo | , , , , , , , ,

5 Comentários »

  1. Belo post.É muito importante conscientizar o futuro empreendedor da importância do estudo do mercado para subsidiar sua ideia inicial. Detalhar e seguir um planejamento é tbém essencial.
    Abçs.

    Curtir

    Comentário por ElcioFernando | janeiro 2, 2010 | Responder

  2. Olá Élcio.

    Obrigado pela visita e comentários.

    É isso mesmo, na fase inicial, fase mais importante na vida do empreendedor, é também a fase onde as informações podem ser obtidas com mais facilidade, já que o empreendedor está se dedicando a isso. Depois de uma boa pesquisa do que realmente deseja, aí, sim vem o plano de negócios; fase em que deverá ter perguntas e respostas, planejamento completo.

    De certa forma, teoricamente tudo é mais fácil, na prática, os melhores empreendedores se dão melhor. Daí a nescessidade de bons contatos profissionais, envolvidos no processo, ou que venham a estar envolvidos, no futuro.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Janio | janeiro 3, 2010 | Responder

  3. Oi Janio, ótima abordagem sobre a importância da pesquisa para o futuro empreendedor….
    abs e feliz ano novo!

    Curtir

    Comentário por ana lucia nicolau | janeiro 3, 2010 | Responder

  4. Oi Ana.

    Obrigado pela elogio Ana, é sempre bom receber essa força dos amigos, principalmente de pessoas sensatas e inteligentes como você.

    Feliz ano novo para você também.

    Um abraço.

    Curtir

    Comentário por Jânio | janeiro 3, 2010 | Responder

  5. […] Pesquisas para o futuro empreendedor por Made in Blog […]

    Curtir

    Pingback por O melhor da semana em 10 links (24 de abril) | Alejandro Suárez blog profissional | abril 24, 2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

%d blogueiros gostam disto: