O tempo das sombras
Entre a queda do império romano até os dias de hoje, houve uma época sombria, onde o lado obscuro da mente humana reinava absoluto. Na época da renascença, por exemplo, havia, de um lado, reinos remanescente do, outrora, poderoso império, como Florença, de onde surgiram alguns dos maiores gênios, pensadores e filósofos da história; por outro lado, fora dessas ilhas de prosperidade, haviam povos abandonados à sua própria sorte.
Podemos dizer que os tempos de hoje, nosso sistema, é inspirado no iluminismo, o iluminismo, por sua vez, tem uma forte influência do renascentismo, herdeiros do império romano. E é, justamente, após a queda de Roma que iniciou um período de trevas, onde os alquimistas eram tratados como bruxos, enquanto as ciências ocultas proliferavam pela Europa.
A história do chapeuzinho vermelho, por exemplo, era bem diferente dos dias de hoje. A história era contada como forma de alertar os aldeões para a proteção de suas filhas virgens, para proteger as crianças de estranhos.
Na história original, o lobo mau mata a vovozinha doente, fatia seu corpo, enche a garrafa com o sangue e serve para chapeuzinho vermelho, acompanhado de sua carne.
Como podemos notar, essa foi uma época onde a tradição era tudo o que separava os aldeões do caos total.
A história de Branca de Neve e os Sete anões, foi outra história que teve versões bem mais adultas, onde os sete anões eram substituídos por sete bandidos.
Com o passar dos tempos, as histórias viraram contos de fadas infantis, o paganismo foi proibido, as bruxas queimadas e as ciências ocultas ficaram literalmente ocultas. Algumas ciências ainda são praticadas em forma de sociedades secretas.
Até técnicas mais comuns, como a hipnose, passaram a ser tratadas de maneira infantil, em números circenses. Talvez por isso tenha perdido a credibilidade.
By Jânio
32 Comentários »
Deixe um comentário
-
Arquivos
- outubro 2021 (2)
- fevereiro 2021 (1)
- agosto 2020 (1)
- julho 2020 (1)
- maio 2020 (3)
- abril 2020 (5)
- março 2020 (3)
- novembro 2019 (1)
- setembro 2019 (1)
- novembro 2018 (1)
- setembro 2018 (1)
- junho 2018 (3)
-
Categorias
- Animação
- Arabic
- Arquivo X
- blogosfera
- Ciências
- Cinema
- Concursos.
- curiosidades
- divulgação gratis
- downloads
- english
- Espanhol
- esportes
- Google +
- Grandes Amigos
- Inglês
- Internacional
- internet
- Judiciário
- Música.
- Mensagens
- Migração
- oportunidades
- Otimização_
- Piadas
- Política
- Policia
- Redes Sociais
- Reflexões
- Resumos Semanais.
- Saúde
- segurança
- televisão
- Uncategorized
- Utilidade Pública
- Videos
- youtube
-
RSS
Entries RSS
Comments RSS
Nossa, Jãnio, eu sou professora, sempre contei pros meus filhos, pra meus alunos…
Mas sabe, nunca havia lido nada parecido. Rsrsrsrs. Interessante e tem mesmo tudo a ver.
Lena
CurtirCurtir
Olá Lena.
Obrigado pelo comentário.
A versão original dessas histórias é impublicável, foi a partir do século XVII que os autores clássicos começaram a publicar as histórias como fábulas infantis.
A sociedade mudou, os contos também. A função dessas histórias, hoje, é outra.
ABS
CurtirCurtir
Histórias sobre as mesmas mazelas contadas antes a adultos e hj a crianças. Hj, talvez, como mensagem subliminar, já que as crianças estão se comportando como adultos (imaturos) cada vez mais cedo.
Abçs!!
CurtirCurtir
lá Ebrael.
Infelizmente, você tem toda razão. Deixar a tv ligada, como se fosse a babá, é o grande problema. A tv, apesar de não ser tão
explicita, com zoofilia e pedofilia, como é o caso de Capuchinho vermelho, acaba sendo um veneno por ser mais real.
ABS
CurtirCurtir
bom gente e interessante esse tipo de post….
porem nao podemos tratar a idade media como uma idade das trevas
pois o homem mesmo limitado pelas crenças religiosas nunca deixou de crescer
ferramentas importantes para que tenha sido possivel a contruçao de inumeros edificios so foram possiveis apos sua criaçao na idade media…
alguns classificam como uma epoca de fome, doenças e guerras porem se isso a classifica como “Idade das Trevas” entao ainda vivemos nela porque ainda hoje vivemos sob tais condiçoes
CurtirCurtir
Olá Pedro.
Você disse muito bem. Na renascença, aliás, foi que se descobriu pela primeira vez que a Terra não era o centro do universo, grandes gênios surgiram nessa época.
A idade das sombras, refere-se ao que acontecia fora dos muros dos grandes reinos. Era nas florestas, nas aldeias, onde as trevas se manifestavam.
ABS
CurtirCurtir
Bom, pra quem não sabe, com licença Jânio mas vou acrescentar, histórias como branca de neve, chapeuzinho vermelho e algumas outras são de autoria dos irmãos Grimm. Famosos por escrevem histórias que foram romantizadas por Walt Disney. E sim as histórias dos Grimm, tinha conteúdo adulto e não eram contos de fadas (:
CurtirCurtir
Olá mariana.
Obrigado pela citação dos Irmãos Grimm. se eu não me engano essa foi a primeira publicação dos contos, mas essas histórias são anteriores aos Irmãos Grimm também. Elas eram contadas pelos aldeões. Pelos textos que eu vi, não daria para publicar, era muito forte.
CurtirCurtir
Bom Jânio, de fato esses contos infantis eram contados de outra forma em outras épocas. Mas é complicadíssimo julgar um período histórico tão extenso como foi a idade média. Esta historicamente conhecida como Idade das trevas ganhou essa denominação quando os pensadores iluministas da época moderna para valorizarem o que estava por vir utilizaram um técnica recorrente na história: desvalorizaram o passado. O novo, o moderno é sempre melhor que o antigo.
bom só cuidado, por que esse pensamento é estimulado nas escolas até hoje e Idade Média é ainda vista de forma pejorativa.
CurtirCurtir
Muito bem Pedro.
O recado está dado, não vamos exagerar. O conceito de “O tempo das sombras” deve ser visto mais como uma metáfora da falta de
rumo, causado pelo fim do império. Nos grandes centros, a história era um pouco diferente, apesar de o ocultismo, religiões e outros costumes terem ganhado muita força, como podemos notar em pesquisas.
ABS
CurtirCurtir
Nossa,realmente interresante…A parte de sociedades terem que se tornar secretas devido a perseguição me lembrou um pouco,sei lá,Maçonaria.Será que tem algo a haver ou são periodos diferentes? Tenho muitas duvidas sobre a Maçonaria em si,seu princípio e suas claras intenções.
CurtirCurtir
Olá!
Você sabe que eu vejo falar muito em maçonaria, muitas lendas, muitas fofocas, mas não dá para ter certeza de nada. Você, por acaso, já assistiu de olhos bem fechados? – aquele filme me deixou pensando sobre a maçonaria, sua forma de aceitar só homens, no Brasil e até o fato de Stanley Kubrick ter morrido, apos esse filme.
A Maçonaria moderna, data quase nesse período, 1723, mas antes disso a maçonaria já existia, relacionado aos cultos do Egito, portanto, secretíssimo e muito antigo.
Muita seitas que já existiam, ganharam força na idade média, sua pergunta é bem interessante.
ABS
CurtirCurtir
Muito bom seu post!
Quer uma dica ?
Publicar suas Nóticias / matérias e contéudos de um jeitinho novo
ACESSE SOCIETY!
http://www.funcast.com.br/society
e publique!
Bem no stylo DIHITT!
Abração Equipe do Funcast!
é Sucesso para você!
CurtirCurtir
Olá!
Falou em indexadores, redes sociais ou agregadores de conteudo, nós estamos conferindo. Obrigado pela dica.
Um grande abraço.
CurtirCurtir
o melhor a fazer é deixar o sobrenatural em segredo…um dia tudo vai ser revelado…..
CurtirCurtir
Olá Sam!
Sabe que você deu um bom conselho, a idade média já passou, é melhor a gente nem lembrar muito os mistérios daquele tempo.
ABS
CurtirCurtir
Galera esse lance da maçonaria realmente e anterior a 1723…
nesse periodo ela passou a ser mais que uma sociedade comum ela passou a ser operativa….
A maçonaria surgiu nessa epoca (1723) entretanto seus ritos e conhecimentos assim como o simbolo Esquadro e compasso com o G no centro sao, porem, ainda mais antigos…na Loja que eu frequento tem uma inscriçao que data do sec 3 A.C. com o simbolo maçonico, tal simbolo foi achado por Dario em uma das cidades que ele dominou e incendiou….
Um documentario do discovery Channel falando sobre uma caverna que tem na França,nao sei o nome, possui simbolos maçonicos que datam de 10.000 anos…
algumas alegorias no templo sao pertencentes a uma das primeiras civilizaçoes, Os Sumerios.
Na idade media a Maçonaria se tratava de uma ordem de pedreiros que possuiam toques e palvras para que ao receber seu ordenado nao confundissem o aprendiz com o companheiro ou o mestre….( desses cargos vieram os 3 graus fundamentais da maçonaria no R.´.E.´.A.´.A.´.)
CurtirCurtir
Pra entendermos essas histórias temos que entender o tempo em que elas eram contadas. Há 20 anos atrás, tinha um desenho da Disney, do Pato Donald que era exibido na manhã de domingo num programa chamado Disneylândia (Alguém lembra?). Nesse desenho os sobrinhos do Pato Donald compram uns cigarros p/ dar de presente ao tio, pois era aniversário dele, o Donald pensou que os sobrinhos estavam fumando e resolvel lhes dar uma lição e obrigou eles a fumarem todos os cigarros, só no ultimo ele percebeu que os cigarros eram um presente pra ele. Hoje em dia esse desenho não passa mais por motivos óbvios. Crianças fumando cigarro hoje em dia é absurdo. 20 anos apenas, agora imaginem uma história contada a 500 ou mais anos atrás.
CurtirCurtir
Olá Lourival.
Uma análise bem interessante, as histórias realmente era para assustar as crianças, para que elas nãos chegassem perto de estranhos. Na idade média, a educação deveria ser bem mais rígida que nos dias de hoje.
ABS
CurtirCurtir
Isto tudo aconteceu numa época em que a religião cresceu muito rapidamente e a emoção superou a razão. Religião deve sim ser praticada mas devemos entendê-la como um complemento de vida e nunca um meio de vida. Coisa do passado? Não é mesmo, até hoje em dia tem pessoas desempregadas que trabalham de graça pras igrejas, tem gente morrendo doente pois não aceita transfusão de sangue. Tem gente que trata doença com oração. Tem gente sendo exorcizada por que fuma. Tudo em demasia, até mesmo religião, é perigoso.
CurtirCurtir
Mais um comentário sensato, Lourival.
É isso mesmo, precisamos aprender a utilizar as ferramentas sociais para nosso crescimento, sem que elas nos dominem, deixando-nos cegos.
ABS
CurtirCurtir
culpa da Disney!
CurtirCurtir
KKKKK
É melhor a gente ficar de olho nessas produções, com mensagens sublimares, que eles andam apresentando.
ABS
CurtirCurtir
Parabéns pelo Post… Realmente muito interessante. Concordo plenamente com você a respeito das histórias. E, sem querer causar qualquer controvérsia, acredito que com nossas religiões atuais, aconteceu o mesmo. Com o passar do tempo, tempos pós “Luteranismos” entre outros fatos marcantes, as igrejas foram se disceminando e se modificando conforme o tempo e a sociedade. O que temos hoje, é apenas um pouco daquilo que foi deixado realmente para ser seguido. Mais uma vez, parabéns pelo post.
Abraços.
CurtirCurtir
Olá Sidnei.
…e como mudou, os costumes medievais, há algum tempo ainda eram usados em regiões isoladas do Brasil, mas são consideradas práticas primitivas nos dias de hoje.
Na idade média tudo se transformava em lenda muito rapidamente, fugindo do controle, muita coisa é difícil de engolir nos dias de hoje.
ABS
CurtirCurtir
É isso aí, Pedro.
Aos poucos, nós vamos aprendendo um pouco mais sobre essas tradições, apesar de serem secretas. Seus comentários são muito bons e esclarecem muitas dúvidas dos internautas.
Obrigado por participar.
ABS
CurtirCurtir
Essa histórias contadas para crianças atualmente (contos de fadas) são originários desse mesmo período citado. A versão original de contos como Chapéuzinho Vermelho entre outros pode ser encontrados no livro “O Grande Massacre de Gatos”.
CurtirCurtir
Olá Betão.
Que legal Rapaz!
Eu já conheço a versão macabra do Chapéuzinho Vermelho, preciso conhecer as outras versões. Vou ler o livro.
Um grande abraço.
CurtirCurtir
[…] os contos de fadas, a história de Chapéuzinho Vermelho, lobo mau e os três porquinhos, branca de neve e os sete anões e até a bizarra história da bela […]
CurtirCurtir
[…] É preciso estudar a cultura egípcia, a base de toda a nossa civilização política e tecnológica, cultura que influenciou os hebreus e os gregos. Os hebreus foram expurgar suas influências egípicias no deserto, enquanto os gregos passaram seus ensinamentos aos romanos, possibilitando uma base para o controle do mundo, dando início mais tarde a era das sombras. […]
CurtirCurtir
[…] É preciso estudar a cultura egípcia, a base de toda a nossa civilização política e tecnológica, cultura que influenciou os hebreus e os gregos. Os hebreus foram expurgar suas influências egípicias no deserto, enquanto os gregos passaram seus ensinamentos aos romanos, possibilitando uma base para o controle do mundo, dando início mais tarde a era das sombras. […]
CurtirCurtir
[…] pedras preciosas eram utilizados para adquirir apoio e prestígio, assim como as terras. Durante a Idade Média e moderna, influenciados pelos burgueses, o casamento entre membros de famílias reais passou a ser […]
CurtirCurtir