Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Precisamos de pessoas inteligentes

Falta de inteligência

O valor da inteligência

Eu selecionei vários artigos, sobre física, para ler. Antes de publicar qualquer matéria relacionada a esses artigos, gostaria de expor a minha primeira versão da física, ou seja, uma visão de quem não conhece nada, de quem não leu nada sobre física.

Eu nunca gostei de decorar fórmulas, sempre achei isso uma forma de professores, sem aptidão, mostrarem serviço. Fazer cálculos é uma coisa terrível, quando não se tem uma boa motivação.

A ideia de isolar uma meteria, uma área, identificando a genialidade das pessoas, sempre pareceu-me perigoso. Na minha visão, todas as áreas deveriam trabalhar juntas, obtendo respostas mais rapidamente, evitando muitos perigos de uma mente genial.

Ser inteligente é diferente de ser um gênio. Albert Einstein era um gênio, nunca foi inteligente.

Se Albert Einstein fosse inteligente, ele poderia, por exemplo, perceber que estava sendo manipulado, que suas fórmulas culminariam na criação da bomba atômica. O exército americano reuniu os maiores gênios da física, separando-os, cada um em um local diferente.

Havia uma pessoa encarregada de coordenar os trabalhos de todos esses gênios; esse trabalho foi considerado secreto, até o dia em que foi criado, finalmente, a bomba. O choque, para esses cientistas vaidosos, foi muito grande: “O que foi que nós criamos!”, teria dito um dos cientistas, ao saber da criação e da destruição, provocados pela bomba atômica.

Leonardo da Vinci foi um homem que viveu muito antes dessa época, mas era um homem extremamente inteligente, apesar de afirmarem que ele era um gênio. Notem a diferença: Um homem inteligente, domina várias áreas diferentes, apesar de estar longe do limite do cérebro, enquanto um gênio é insuperável, traça o limite da capacidade do cérebro de um homem, mas só domina uma área, e é através dessa área que ele fica conhecido.

Os grandes gênios da antiguidade eram, na verdade, muito inteligentes, afinal, só a inteligência poderia explicar como um matemático dominaria  áreas tão diferentes como a Filosofia ou a Oratória.

É muito fácil para uma pessoa doutorada em Letras, se apresentar como escritor, filósofo, poeta, etc., mas, para um matemático, dominar essa área, seria muito difícil. Um matemático se daria melhor em física, química, engenharia, ou alguma área parecida.

Quando perguntei para uma pessoa, ligada à física, se a célula possuía átomos, uma perguntinha básica, para qualquer aspirante à espertinho, em fase de adolescência, que deseja se auto-afirmar, essa pessoa se assustou. Ela desconversou dizendo que a biologia não tinha nada a ver com a física.

Eu fiz questão de lembrá-la do fato de um gênio, como Albert Einstein, ser um dos responsáveis pelas fórmulas que levariam  a uma revolução da Física, culminando com a criação da bomba atômica.

Há muito tempo, já se conhecia o poder destrutivo da química, enquanto a física era uma inocente ciência. Com a revolução da física, liderada pelo gênio, nada inteligente, Albert Einstein, a física mostrou ao mundo, uma parte da natureza que não deveria ser manipulada.

Foi irônico, para o homem que disse: “Estudando o fenômeno do big ben pretendo saber, exatamente, o que Deus estava pensando, quando criou o Universo”. Ele descobriu como destruir.

O menino rebelde, expulso da escola, que nunca se adaptou ao ensino regular, se transformar no grande gênio da Física.

O homem é obcecado pelo progresso, pelas descobertas; mesmo não sabendo cuidar de si próprio, de não entender os problemas do Planeta Terra. Procura, pretensiosamente,  descobrir os segredos do Universo.

O bebê de proveta, o clone, parecem mais uma satisfação médio burguesa do que uma real necessidade. Uma pessoa sensata, adotaria um dos milhares de órfãos ou abandonados em orfanatos.

Agora, o homem pretende salvar o planeta, controlando toda a natureza da Terra, mas, até hoje, apesar das clonagens e fecundação in vitro, não consegue sequer entender a natureza e a biologia de uma formiga.

Seus inventos e robôs desajeitados, são de dar dó. Se você olhar para um desses robôs, supostamente, sofisticados, depois olhar para uma formiga, se for sensível, chorará com tamanha pequenez, do homem, não dá formiga.

Se, ao invés de clonar uma ovelha, o homem conseguisse produzir um átomo de oxigênio, estaríamos salvos, mas nem isso conseguimos.

Se já sabemos que há hidrogênio no espaço, só precisamos do oxigênio para criar a molécula básica da vida, a água.

By Jânio

dezembro 24, 2009 - Posted by | Reflexões | , , , , , , , , , ,

5 Comentários »

  1. Deixo para você uma mensagem
    “A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida. Obrigado por acompanhar-me Feliz Natal”

    Curtir

    Comentário por Principe Encantado | dezembro 24, 2009 | Responder

  2. Mas cuidado, Jânio! Gostei da ideia de buscar uma diferenciação entre genialidade e inteligência. Entretanto, as coisas não são tão simples quanto parece.
    .
    Como me interesso por física e história, a versão q me parace mais coerente é a de que Einstein quando chegou na famosa fórmula E=mc², pensou q esse resultado era apenas teórico q nunca teria aplicação real.Por que?Porque mesmo q alguns especulassem q poderia ser usada para obter energia, Einstein pensou q sempre seria necessário gastar mais energia para “quebrar” o átomo do q a energia q seria obtida.
    .
    Mas Hitler ascendeu na Alemanha nazista e todo o empenho dos cientistas alemães se voltaram para a Segunda Guerra Mundial. Léo Szilard q tinha estudado na Alemnha e ido embora de lá, sabia que muito bons cientistas tinham decidido ficar na Alemnha nazista e q eles poderiam descobrir o mecanismo de fissão nuclear que tinha sido desvendado por ele. Se ele tinha descobrido como romper o núcleo de átomos por que brilhantes cientistas alemães não conseguiriam? Extremamente preocupado com a possibilidade de q os cientistas alemães conseguissem entender a fissão nuclear e fabricar uma bomba atômica, Szilard decidiu falar com Einstein, para q ele mandasse uma carta para Roosevelt. Einstein preocupado com a possibilidade de Hitler em pouco anos ter uma bomba atômica, pediu a Roosevelt q construísse uma bomba atômica. Surgiu o Projeto Manhattan que reuniu as mentes mais brilhantes de todos os tempos. Entretanto, a Alemanha nazista se rendeu 2 meses antes de a bomba ficar pronta. Mas mesmo assim os E.U.A. lançaram a bomba atômica, afinal queriam testá-la e mostrar o seu poder ao mundo. Não acredito q na época o Japão sozinho e isolado numa ilha poderia fazer algo q justificasse lançar duas bombas atômicas lá. Total absurdo o q a ganância do homem e sua busca pelo poder pode fazer.
    .
    Einstein errou, mas quem em situação semelhante não erraria?E mesmo q Einstein tenha errado, ele não errou sozinho centenas de pessoas se envolveram com esse projeto e os E.U.A. não precisavam lançar a bomba quando a guerra estava por acabar. Lembrando a Alemanha já tinha se rendido.
    .
    “Se, ao invés de clonar uma ovelha, o homem conseguisse clonar um átomo de oxigênio, estaríamos salvos, mas nem isso conseguimos.”
    .
    Jânio. não faz sentido usar a palavra clonar para átomos. Só serve para células. O q seria clonar o oxigênio???Não faz sentido. Vc quis dizer produzir átomos de oxigênio?A única forma viavel de fazer isso seria transformar os átomos maiores em oxigênio, mas isso não seria eficiente, nem um pouco.

    Curtir

    Comentário por Richard Rodrigues | dezembro 24, 2009 | Responder

    • Olá Richard.

      Gostei muito de seu comentário.Foi muito bom ver seu interesse pelo artigo.

      Muitos cientistas trabalharam no projeto Manhatan, separadamente, sem saber do que se tratava.

      No texto, o que eu chamo a atenção, é o fato de grandes gênios não terem noção do que pode acontecer, do que o homem é capaz.

      Albert Einstein poderia, agora, tirar o dele da reta, como fez, mas a grande verdade é que ninguém sabia o que poderia acontecer. Einstein não sabia da encrenca que estava prestes a criar e nem como funciona a cabeça dos homens, por outro lado, os homens, como foi o casos dos pilotos que levaram as bombas, não sabiam como funcionava a cabeça dos físicos, foi daí que surgiu a bomba, a encrenca.

      Recentemente, a idéia de simular um buraco negro, ninguém sabia o que poderia acontecer, mesmo assim tentaram. O que um bando de imbecis, como esses, poderiam estar pensando

      Esta na hora de os físicos geniais pararem com suas criações absurdas, e terem mais objetivos e finalidades, antes de criar suas experiências malucas.

      Obrigado pela correção na clonagem.

      Um grande abraço.

      Curtir

      Comentário por Jânio | dezembro 25, 2009 | Responder

  3. Olá amigo

    Muito bonita essa sua mensagem.

    Que a luz do Natal, que temos em nosso interior, brilhe cada vez mais, contagiando a todos os povos, trazendo uma nova esperança de que iremos salvar o mundo.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Jânio | dezembro 25, 2009 | Responder

  4. Comentario…

    [..]Articulo Indexado Correctamente[..]…

    Curtir

    Trackback por Trackback | janeiro 2, 2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

%d blogueiros gostam disto: