Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Como foi o início da WordPress

Da b2evolution a WordPress

O Gerenciador de conteúdos, especialmente para criação de weblogs, WordPress, é, ao lado do Blogspot, uma das melhores ferramentas para criação de sites do mundo.

Há quem prefira o Blogspot, da Google,  por permitir edição de templates e ser totalmente gratuito.

Para as pessoas que preferem o WordPress, principalmente os templates prontos, como é o meu caso, criei o icommercepage em poucos minutos, com alguns cliques.

O WordPress é um sistema em código aberto, distribuído em GNU, participando de seu desenvolvimento, vários autores. Quem vê o WordPress, hoje, nem imagina pelo que ele já tenha passado por dificuldades.

A organização não governamental WordPress surgiu a partir de um projeto chamado b2evolution, escrito por Michel Valdrighi, com banco de dados em MySQL e linguagem PHP. Valdrighi continua sendo consultor da WordPress até hoje.

O projeto WordPress surgiu em 2,003, sendo seus fundadores, Mat Mullenweg e Mike little, a partir do b2evolution. Em 2.004, quando sua concorrente mudou a licença de seus códigos, a WordPress cresceu exponencialmente, com a migração dos usuários da concorrente para seus sistemas.

Além dos criadores do projeto WordPress, do criador do b2evolution, se juntaram a esses três, Ryan Boren, no gerenciamento do projeto. Além deles, outros autores do WordPress são:

Dougal Campbell

Mark Jaquith

Alex King

Donncha O’Caoimh

O WordPress ainda recebe apoio da automattic, onde trabalham a maioria dos membros da comunidade e da própria b2evolution que ainda continua com desenvolvimento próprio, por Michel Valdrighi.

Na wordpress.com, os blogs são facilmente criados com poucos cliques e é gratuita, enquanto na wordpress.org, os usuários baixam os programa, criam seu próprio site off-line, pagando a hospedagem.

A WordPress é um bom exemplo de trabalho colaborativo, de gente que ama o que faz.  O WordPress.com é indicado para qualquer pessoa, mesmo que seja leigo, os problemas de segurança foram totalmente sanados.

Ter um blog gratuito no WordPress.com, significa ter ao seu dispor 3 giga de espaço em disco, os melhores engenheiros de rede do mundo, sem falar em sua usabilidade.

Veja suas vantagens (Wikipedia):

* Gera XML, XHTML, e CSS em conformidade com os padrões W3C
* Gerenciamento de ligações integrado
* Estrutura de permalink amigável aos mecanismos de busca
* Suporte extensivo a plug-ins
* Categorias aninhadas e múltiplas categorias para artigos
* TrackBack e Pingback
* Filtros tipográficos para formatação e estilização de texto corretas
* Páginas estáticas
* Múltiplos autores
* Suporte a tags (desde a versão 2.3)

Por todas essas vantagens, o wordpress é indicado para para leigos em programação, ou pessoas que  queiram trabalhar apenas com conteúdo, sem se preocupar com a programação, manutenção e hospedagem.

Ainda é indicado para estudantes de SEO e SEM, publicitários, profissionais de marketing, executivos e internautas em geral, sem nenhum conhecimento avançado.

www.wordpress.com

Principal fonte: Wikipedia.

By Jânio

novembro 15, 2009 - Posted by | blogosfera | , , , , , , ,

18 Comentários »

  1. Oi Janio, bem interessante essa postagem…eu não sabia de nada disso.
    abs

    Curtir

    Comentário por ana lucia nicolau | novembro 16, 2009 | Responder

  2. Olá Ana.

    Aproveite para criar uma conta no wordpresspara você ver como funciona o sistema, o painel administrativo, para iniciantes, dá uma aula.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Jânio | novembro 16, 2009 | Responder

  3. Saudações!
    Amigo Jânio,
    Gostei muito da sua explicação, muito breve estarei mudando para uma plataforma do WordPress, com certeza estarei melhor servido.
    Parabéns pelos seus esclarecimentos!
    Ótimo Post!
    Abraços,
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISONN | novembro 16, 2009 | Responder

  4. Olá Lisonn.

    Você será muito bem-vindo por aqui, meu amigo.

    Na WordPress, através de seu super painel administrativo, dá para saber até o que as pessoas pensam, literalmente falando. Isso porque cada vez que algué usa um buscador, sua frase fica registrada no painel, fica mais fácil saber quais palavras usar no texto.

    A maneira como você escreve os textos, continua a mesma, mas você pode mudar discretamente algumas palavras, pelos seus sinônimos, nos textos, no título do post, do site e até das imagens.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Jânio | novembro 16, 2009 | Responder

  5. Muito legal suas explicações, mais acho ele meio complicado de usar.
    Abraços forte

    Curtir

    Comentário por Pincipe Encantado | novembro 16, 2009 | Responder

  6. São por posts como esse que eu estou migrando para o wordpress. Com uma hospedagem gratuita e um domínio pago, eu creio que farei sucesso nessa nova* plataforma cms.

    *digo nova pois tem atualização quase que mensal!

    Curtir

    Comentário por Lucas Cotta | novembro 16, 2009 | Responder

    • Olá Lucas,seja bem vindo a plataforma WordPress.

      Eu recomendo muito esse gerenciador para os blogueiros de conteúdo, que não usam adsense, nem outros scripts e desejam prover conteúdos sem se preocupar muito com manutenção

      Pelo fato do wordpress atualizar automaticamente, para novas versões, o ambiente gratuíto pode até ser mais recomendado que o pago, mesmo assim, ter um domínio resgistrado é importante, afnal tem muito criminoso de olho em marcas de sucesso.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | novembro 17, 2009 | Responder

  7. Realmente, para quem não saca nada de códigos, o WordPress.com é uma mão na roda, mas o que me deixa surpreso é que, mesmo sendo uma iniciativa em código aberto, que é em sua maioria gratuito, o WordPress.com cobra e bem caro certas melhorias, isso eu acho errado, pois a maioria dos projetos open source não cobram nada, no máximo aceitam “colaborações expontâneas” de seus usuários. Por causa desse detalhe financeiro é que prefiro o blogspot.

    Curtir

    Comentário por Antonoly | novembro 16, 2009 | Responder

    • Olá Antonoly.

      É sempre bom lembrar que todas as pessoas se perguntam onde a Google ganha dinheiro com suas ferramentas, Youtube, Orkut, etc. Acontece que tudo não passou de estratégia para evitar que surgissem empresas mais famosas e poderosas tecnologicamente que ela.

      Os gerentes da WordPress, são todos empregados da automattic, trabalham duro para manter a fundação, o código da b2evolution foi licenciado mas continua em desenvolvimento paralelo.

      Eu acredito que só sites profissionais tem interesse na forma paga do WordPress. Para mim, por exemplo, 3 giga é muita coisa, eu só gastei 5 mega até agora.

      No caso das limitações impostas pelo wordpress, também achei importante, até para nossa própria segurança.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | novembro 17, 2009 | Responder

  8. Eu nunca montei um site off line, com o wordpress, mas os sites prontos, on-line, são bem rápidos. Na verdade a gende nem monta, as templates já estão prontas, é só escolher e usar.

    Lembrando que wordpress.org é aquele para baixar o editor de sites, o wordpress.com já tem os sites prontos, são gratuitos
    não precisam servidor. É o concorrente do blogspot.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Jânio | novembro 17, 2009 | Responder

  9. Sem dúvida alguma, o wordpress é a melhor pataforma de publicação, têm a melhor performance em sites de buscas e um sistema absurdamente eficiente de tags. Só mantenho meu blog “matriz” no Blogger (por querer manter meu conteúdo original e os contatos no Google), mas tbm tenho WordPress.

    http://ebraelshaddai.wordpress.com/

    Parabéns!! Tens toda razão!!

    Abçs!!

    Curtir

    Comentário por Ebrael Shaddai | novembro 17, 2009 | Responder

    • Olá Ebrael.

      Primeiro, gostaria de dizer que admiro muito o trabalho que você tem feito no blog, sua parceria com a Joice Cristina é perfeita.

      Você pensa como eu para que ter um, se voce pode ter os dois, não é mesmo?

      Eu tenho vários, assim como participava de várias redes, mas fui selecionando e cheguei a uma conclusão, não tinha tempo de participar de tudo, só das melhores.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | novembro 18, 2009 | Responder

  10. Eu utilizo WordPress em todos os meus projetos e garanto que é excelente! É uma ferramenta completa e que evolui em cada atualização, além de ser aberta é desenvolvida em PHP e MySQL que são as ferramentas para desenvolvimento que eu utilizo, então tenho facilidade de reestruturar elementos dentro dos templates além de criar plugins e itens novos.

    Paz no coração e Luz na razão.

    Curtir

    Comentário por Thiago Blauth Ferreira | novembro 17, 2009 | Responder

    • Obrigado Rhiago.

      Essa é uma visão de um profissinal competente que você é, com certeza. Eu tenho concentrado meus esforços em areas específicas e sites específicos, estou deixando a maioria dos testes de performance para meus amigos, assim sempre chego mais tarde, quando os sistemas já foram testados.

      O woedpress é muito bom, está aprovado.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | novembro 18, 2009 | Responder

  11. Eu antes só usava o Joomla, depois que conheci o WordPress passei todos os meus sites para WordPress, por ser melhor em SEO e outras coisas mais…
    Abraço

    Curtir

    Comentário por Eduardo | novembro 17, 2009 | Responder

  12. Falou tudo Eduardo.

    Seu comentário foi curto e objetivo. A parte de SEO do WordPress, aliada ao SEM das ferramentas Web 2.0, como o Dihitt e o Ocioso, são a chave do sucesso na rede.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Janio | novembro 18, 2009 | Responder

  13. Eu não seria nada sem o WordPress. Atualmente trabalho com desenvolvimento web e quando o cliente necessita de um CMS, sem dúvidas la vai o WordPress. Essa ferramenta é fantástica e tem uma história muito bacana.

    Tem funcionalidades quase infinitas. É muito bom tanto com Gerenciador de sites como de blogs.

    Gostei muito do seu post
    Grande abraço

    Curtir

    Comentário por Gerson (Criação de sites) | dezembro 28, 2009 | Responder

  14. Olá Gerson, é muito bom revê-lo por aqui.

    É muito bom ter a presença de um profissional da área de internet, no comentário desse post.

    Eu costumo estudar muita a parte de otimização e marketing de busca, confesso para você que nunca vi um gerenciamento tão otimizado. É uma das poucas ferramentas de org que funcionam de maneira impecável, sem se vender para as grandes corporações.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Janio | dezembro 29, 2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

%d blogueiros gostam disto: