Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

A crise vira a economia dos EUA de ponta cabeça.

A crise de lá

A crise de lá

A economia dos Estados Unidos vira de ponta cabeça, o Brasil escapa por pouco.

como o Brasil escapou, simples, aqui a democracia funciona pelo contrário também.

Com altas taxas de juros, por mais que se baixe, continua sempre a maior do mundo, ainda tem os impostos exorbitantes, onde sonega quem pode, não quem quer.

Segundo a última pesquisa que eu vi, não confirmada, trinta e cinco por cento dos 140 milhões de brasileiros, tem carteira assinada. Não é para menos que criaram desesperadamente programas como o simples, para ajudar a formalizar as empresas.

Do pouco que é formal, ainda tem o problema da corrupção da previdência, onde até médicos está pedindo demissão, pior para a qualidade da saúde pública.

Nos Estados Unidos nunca se viu uma situação similar a essa, desde 1945, segundo pesquisa Rockefeller.

Alguns setores que crescem muito no Brasil, nos Estados Unidos são preenchidos por mulheres: Enfermagem, varejo e atendimento ao cliente.

Quarenta por cento das famílias passam a ser sustentadas por mulheres, aumentando também seu poder de compra. Setores que até 1.972 não havia mulheres, começam a se tornar comum sua presença: Polícia, âncoras de telejornais, FBI, etc.

Em 1.972, o corpo docente de Harvard era de 421, sendo apenas seis mulheres, esse ano cinco prêmios nobéis foram dados a mulheres, entre eles: Medicina, Química, Economia e Literatura.

Assim como Na primeira crise dos EUA, no início do século vinte, as mulheres foram as maiores beneficiadas; no Brasil, apesar de estar fora da crise, a mulher ganha cada vez mais espaço no mercado, mas é por causa dos baixos salários, como é o caso dos professores.

O déficit nos Estados Unidos, este ano, está em 1,4 trilhão, com previsão de 1,58 trilhão, dada pelo próprio Presidente Obama. Essa dívida está muito maior do que o ano passado, cerca de 900 bilhões a mais, mesmo com os cortes e ajustes feito pela nova gestão presidencial, mesmo assim representa 11 por cento do PIB.

Os estados Unidos já passaram por momentos piores, em 1.945 quando o déficit, corrigido e atualizado pela inflação, chegaria a cerca de 2,7 trilhões de dólares, muito maior do que está. A diferença é que esse rombo aconteceu tudo em um único ano, piorou com as fraudes, quando o Governo teve que sanar a falência de empresas e bancos, à beira da falência.

O Brasil escapou por pouco, enquanto os Estados Unidos mergulhavam em guerras contra o terrorismo e ameaças fantasmas, o Brasil preparava alguns dos maiores economistas do mundo, alguns deles participando diretamente de conselhos de grandes empresas, e, até do próprio governo.

Assim, enquanto os EUA priorizavam as guerras, o Brasil mergulhara nas teorias da globalização, fechando acordos com a China, alguns desastrosos, por sinal.

Os EUA, que eram o maior parceiro econômico do Brasil, em termos de exportação e captação de recursos, principalmente, começou a ceder espaço a China e outros novos parceiros, principalmente da BRIC.

O Brasil, como as mulheres americanas, em épocas de crise, foi beneficiado, mas as mulheres daqui não, ironicamente pelo fato de a crise não ter seus efeitos devastadores por aqui.

Todos nós sabemos que a crise é um momento ideal para empreendedores que tem visão de mercado, mas, aqui, os impostos e juros ofuscam o brilho dessa luz no fim do túnel, para as micro, pequenas e as grandes empresas.

By Jânio

outubro 19, 2009 - Posted by | Internacional | , , , , , ,

4 Comentários »

  1. Amigo não entendo muito de economia, mais acho que vivemos a tanto tempo em crise que nada pode abalar a gente, olha os preços e veja como uma cesta básica é cara isso para mim é crise, e desde que eu me entendo vivemos aos trancos e barrancos, por tanto crise faz parte da minha vida e com certeza de milhões de brasileiros.
    Abraços forte

    Curtir

    Comentário por Pincipe Encantado | outubro 19, 2009 | Responder

    • Obrigado pelo comentário.

      Eu também não entendo muito de economia, mas o que está acontecendo é que a macro economia, o Governo, está blindado pela nossa miséria e escravidão. O fato de o Brasil ser um dos países mais empreendedores do mundo, faz com que as empresas e o povo se acomode, pagando altas taxas de impostos e juros.

      Eu concordo com você, depois de tanto tempo em crise, ninguém mais sai nas ruas, o povo esta entre dos fogos crusados, o retrato disso fica bem claro em locais como as favelas do Rio.

      Eu não tenho a menor dúvida que nem todo mundo paga imposto, ou encontra formas de burlar, a maior vítima somos nós mesmo.

      ABÇs

      Curtir

      Comentário por Jânio | outubro 20, 2009 | Responder

  2. Saudações!
    Amigo Jânio,
    Embora eu seja um leigo nessa área, compreendi perfeitamente sua explanação quando você coloca os dois países na balança social de encantos e desencantos…Gostei da sua explanação.
    Excelente narrativa!
    Parabéns pelo Post!
    Abraços!
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISONN | outubro 20, 2009 | Responder

  3. Obrigado Lisonn.

    Agora se o Brasil está fora da crise, mas se o o amigo Principe acima está certo também, só falta o povo começar a reinvindicar seus direitos.

    ABÇs

    Curtir

    Comentário por Jânio | outubro 20, 2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

%d blogueiros gostam disto: