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Dicas para se criar uma boa rede de contados.

rede de contatos

rede de contatos

A aplicabilidade de um networking são muito variadas, na internet são muito conhecidas as redes sociais, onde as pessoas trocam informações e batem papo, de maneira suas idéias e pensamentos. Na vida real não é diferente, agências de matrimônio são coisas do passado,  afinal, nem todo mundo que quer um relacionamento, está a fim de casar ou namorar.

Muitos especialistas nem gostam muito de utilizar o termo networking, preferindo mais a palavra relacionamentos. A ideia de networking é criar contatos, trocar idéias e, principalmente, resolver problemas, como a falta de emprego por exemplo.

Alguns empresários, vêem no networking uma forma de acelerar seu processo de aprimoramento, buscando conhecimentos, formas práticas de experiência vivenciadas pelo grupo.

Em São Paulo alguma empresas começam a se destacar no segmento de relacionamentos, uma delas é a Table for six, agência especializada em relacionamentos.

A rede de contatos ou networking é uma espécie de parceria onde as pessoas que fazem parte deste círculo de contatos trocam informações, influência e aprendizado profissional, e se ajudam mutuamente em ocasiões como: indicação para um novo emprego ou realização de um negócio.
Construir uma rede de relacionamentos é tão importante que já estão surgindo no mercado as agências de networking. Elas fazem agendamento de happy hour para executivos que querem ampliar sua rede de contatos. Um exemplo, é a Table for Six, de São Paulo, citada pela revista VOCÊ S.A (edição 101, novembro 2006) como uma agência de networking.

Veja as 16 dicas mais importantes para se criar um networking.

Dica 1 – desenvolva interesse genuíno pelas pessoas que pretende incluir em sua networking. Não procure as pessoas apenas quando estiver precisando de favor.
Dica 2 – esteja sempre disponível para ajudar as pessoas de sua rede na medida de suas possibilidades, e sempre retribua um favor na mesma “moeda”.
Dica 3 – tornar-se palestrante ou professor ajuda a criar um ciclo de contatos.
Dica 4 – frequentar cursos, palestras e convenções coloca o profissional em contato com pessoas de diversos setores.
Dica 5 – participar de associações, comitês e entidades gera muitos contatos profissionais.
Dica 6 – procure fazer contatos com pessoas de áreas diversas de seu setor de atividade.
Dica 7 – turbine a utilização de seu cartão de visita, utilize-o de maneira dinâmica.
Dica 8 – faça contatos personalizados, evite mandar e-mails para diversas pessoas ao mesmo tempo.
Dica 9 – quando indicar uma pessoa para outra de sua networking, avise antes, apresente-as.
Dica 10 – faça contatos freqüentes, uma boa dica é criar um networking no MSN e, sempre que possível, esteja presente trocando idéias com este grupo.
Dica 11 – evite falar muito nas conversas, procure ouvir mais e obter informações e conhecimento sobre as pessoas.
Dica 12 – procure mostrar sempre que você pode ser útil à sua rede de contatos.
Dica 13 – avise sempre o que está fazendo profissionalmente, seja trocando de emprego, realizando um novo empreendimento, escrevendo artigos, dando entrevistas, etc.
Dica 14 – tenha um blog e convide todos de sua rede de relacionamento para visitá-lo e contribuir com artigos e notícias.
Dica 15 – esteja sempre disponível para sua networking.
Dica 16 – lembre-se do nome das pessoas e data de aniversário.
Estas são algumas dicas de como construir e manter uma networking. Elas devem ser adaptadas a sua realidade, ao seu estilo profissional e ao seu perfil. Algumas combinarão melhor com você, outras não, mas é fundamental analisar todas elas e escolher as mais úteis para desenvolver sua rede de contatos.

Portanto, procure priorizar em sua vida profissional este importante meio de promoção pessoal, sempre com uma visão de médio e longo prazo, pois, como diz a sabedoria popular “o mundo dá muitas voltas”, e numa destas voltas uma pessoa de sua networking poderá desempenhar um papel fundamental em sua carreira.

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outubro 5, 2009 - Posted by | Redes Sociais | , , , , , ,

2 Comentários »

  1. Muito boa a dica. Mas o importante é saber o quanto a sua rede de contatos é de fato compatível com aquilo que procura.

    Curtir

    Comentário por selectomsv | outubro 5, 2009 | Responder

  2. Muito bem lembrado selector, as áreas, o nível de conhecimento dos membros desse grupo, tudo deve ser avaliado pela pessoa interessada.

    Obrigado pela interatividade.

    ABÇs

    Curtir

    Comentário por Jânio | outubro 6, 2009 | Responder


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