Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Ranking dos países com mais resistência à crise.

Bomba pronta para explodir

Bomba pronta para explodir

Parece que o Presidente Lula está superando o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, quando o assunto é Brasil no Exterior.

O Presidente tem sido muito elogiado no combate a fome, sua capacidade de argumentação em defesa dos países pobres e principalmente do Brasil.

Quando Lula assumiu o Governo, encontrou a pior crise da história do Brasil, até Fernando Henrique reconheceu que o Brasil só poderia resolver o problema da crise com a eleição de Lula. Algum tempo atrás, a Polícia Federal havia apreendido milhões de reais não declarados na casa de um dos Sarney, dinheiro destinado a campanha da filha de José Sarney.

Foi uma vitória do PSDB, desbancar a candidata Roseane Sarney, justamente em sua ascensão, o preço foi considerado alto demais, o desafeto Sarney foi um dos responsáveis pela vitória de Lula, e pela formação da base aliada.

Atualmente o Brasil está em alta, seguindo os mesmos passos da China, Índia e, futuramente Rússia, o Brasil usa os baixos salários, a miséria e impostos altos para blindar a economia. Conta com um aliado forte para isso, a força empreendedora dos empresários, mesmo sabendo que a melhor maneira de ganhar dinheiro é a política, insistem em abrir uma empresa.

E está funcionando, as principais agências de classificação de grau de investimento, elevaram o Brasil a grau de investimento.

Depois de Standards & Poors, a principal agência de avaliação de risco elevar o Brasil a nível BBB, capacidade adequada de cumprir seus compromissos mas sujeito à condições adversas, além da agência Fitch Ratings, agência que também havia elevado o grau de investimento do Brasil, agora foi a vez da Moodys.

A Moodys concedeu ao Brasil o grau de investimento, elevando de Ba1 para Ba3, segundo a agência o Brasil é o primeiro país a ser elevado a grau de investimento depois da crise, conseguiu isso depois de mostrar uma extrema capacidade de crescimento, registrando no segundo trimestre de 2009, 1,9% de PIB, decretando o fim dos efeitos da crise no Brasil.

Quem poderia imaginar que o Brasil, um dia, seria a luz no fim do túnel para os países ricos.

Seguindo esta tendência o famoso amigo da onça, JP Morgan Chase, banco responsável pelo Emerging Markets Bond Index, traduzindo em outras palavras para risco Brasil, fechou a semana com uma pontuação de 240 pontos para o Brasil, a pesar de uma pequena elevação de risco, nada que comprometa a captação de investimento.

Para quem não se lembra, JP Morgam Chase foi o banco que elevou o risco Brasil nas alturas, quando o Brasil atravessava sua pior crise. Sem reservas e sem crédito no exterior, foi pego de surpresa quando os bancos alemães, descobrindo a farsa especulativa, recomendou o Brasil para investimento aos seus clientes, deixando o Jp Morgan em maus lençóis, junto aos seus clientes.

Essa história me fez lembrar do Presidende e fundador do Bradesco que dizia. “Em meu banco não entram economistas, esses homens pessimistas que vêem tudo pelo lado negativo.”

Com essa terceira avaliação positiva, em relação aos seus títulos da dívida pública, o Brasil não precisa se preocupar com o JP Morgan Chase.

Segundo o índice Fiesp de Competividade das nações, estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o Brasil aparece no décimo segundo lugar entre os países mais resistentes a crise, pelos motivos que já citamos.

O Brasil ficou a frente do Reino Unido, em ´décimo quarto lugar e dos Estados Unidos, décimo nono.

A lista foi liderada pela China 100 pontos, seguida pela Malázia, com 74 pontos. O Brasil ficou com 48 pontos.

além da China e Malázia, na lista de alta competividade estão: Noruega, Filipinas, Tailância, Grécia, Indonésia, Polônia, India, Israel e Coréia do sul.

O grupo de Média Alta foi liderado pelo Brasil. Além do Brasil estão: Chile, Reino Unido, Nova Zelância, República Tcheca, Colômbia, Áustria, Estados Unidos, Turquia, Argentina e África do sul.

Apesar de tudo o que se foi falado sobre a crise, no Brasil, o setor que mais deveria sofrer as consequências, a exportação, sofreu apenas uma pequena variação de 0,2 percentual do total de exportações líquidas. Definitivamente, a crise foi de crédito.

Talvez uma das explicações para o bom desempenho das exportações do Brasil, tenham sido o fato de o Brasil não ser um grande exportador de tecnologia ou bens supérfluos de consumo. O brasil é exportador de bens de consumo básico, como alimentos, o que não da para cortar das despesas.

Falando em crise de crédito, a crítica dos economistas passa a ser o fato de o Governo estar trocando a dívida pública externa pela dívida pública interna. Segundo eles, uma estratégia que esconde os gastos do governo, onde o total da dívida pública gira em torno de 1,5 trilhão de dólares.

Essa mania de viver no limite é um privilégio de governos que tem sua economia sob controle, o povo não se preocupa muito com os gastos do governo, com as altas taxas de juros para custear estes gastos. O que o povo não sente, sufoca o empreendedorismo e os investimentos da indústria e outros setores empresariais.

E quando o controle não for mais possível, como foi o caso dos Estados Unidos, a economia explode. Aqui no brasil isso se reflete, quase sempre, com altas da inflação e criação de impostos.

Segundo economistas, evidências da estratégia são: Valorização do Real, taxa de juros, política monetária e cambial desfavorável, atrair recursos com altas taxas de juros, aumentar os gastos com pouco investimento público, relação dívida pública/PIB.

By Jânio

Anúncios

setembro 26, 2009 - Posted by | Política | , , , , , , ,

11 Comentários »

  1. Saudações!
    AMIGO JÂNIO,
    Excelente Post!
    Como bom brasileiro, continuo torcendo para que tudo transcorra as mil maravilhas…E haverá de assim continuar…
    No mais, o Brsil é campeão mundial em enfrentar crises, só para relembrar no Governo SIR NEY–Sarney–, foram mais de 5.000 greves, catrepes no Fmi, e por aí afora, sem adentar nas duas administrações que se sucederam…Macacos me mordem, mas, para mim, nesse emaranhado economico de boas novas escondem algo e não ficarei surpreso quando estourarem os balanços fraudulentos, os números artificiais de indicadores…As vendas “prometidas” de nossos minerais por baixo dos panos para investidores picaretas, como, por exemplo, quase aconteceu com a “venda” da maior reserva do planeta de niobio em São Gabriel da Cachoeira/Am…É, por isso que as megas agências aplicam indicadores diminuindo risco, para que seus investidores captem mais recursos, para surrupiar nações…Agora, fala sério, um poupador que trabalhou décadas de sol-a-sol, receber como prêmio carga tributária por ter acumulado R$50 mil reais? Não sei, para mim isso é vampirismo oficial…A fora tantas outras balelas propagandisticas veiculadas na tv brasileira a custa de um povo que é trabalhador, ordeiro e inteligente…
    Quero ver até quando vão levar essa dança a custas do povo…Tudo que eu sei é que um dia virá a tona!
    Parabéns pelo seu exclente Post!
    Abraços!
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISONN | setembro 26, 2009 | Responder

  2. Obrigado Lisonn, gostei muito do comentário.

    Se fosse na China, já haveria uma equipe do Governo estudando a crise americana, porque é para lá que estamos indo. Impostos, impostos, estratégias duvidosas.

    Quando tudo explodir, espero que não, é melhor que todos se lembrem de como os EUA saíram dessa. Pelo menos é isso o que os chineses estão fazendo no Brasil, eles sabem muito bem onde vai dar aquele crescimento exagerado em cima do sangue dos chineses.

    E aí, vamos virar chinês, acho que não né?

    Um grande abraço.

    Curtir

    Comentário por Jânio | setembro 27, 2009 | Responder

  3. Excelente matéria, Jânio. Apesar do povo brasileiro pagar um alto custo por isto acho que o momento é do Brasil na economia mundial. Espero que um dia o trabalhador brasileiro também colha estes frutos.

    Abraços

    Curtir

    Comentário por Luiz Antonio Andre | setembro 27, 2009 | Responder

  4. Eu também estou torcendo, meu amigo.

    Quem vai decidir isso é o proprio povo, são eles que elegem o Presidente; é o presidente escolhe o ministro do STF; é o ministro do STF quem decide qual é o bandido que deve ir para a cadeia.

    É assim que vai sobrar dinheiro para o povo.

    ABÇs

    Curtir

    Comentário por janio | setembro 27, 2009 | Responder

  5. Faço minhas a tuas palavras. Cheguei a cogitar escrever um post com este mesmo enfoque e não o fiz porque estou sendo muito absorvido pelo meu trabalho, motivo pelo qual diminui minha atuação em meu blog. Obrigado por abordar o assunto de forma tão brilhante. A nossa imprensa não dá o devido enfoque a estes fatos. Cabe a nós sua divulgação. Parabéns.

    Curtir

    Comentário por erickfigueiredo | setembro 27, 2009 | Responder

    • Olá Erick.

      Acontece que você é uma de minhas referências, quando o assunto é política, portanto, espero que, muito em breve, você tenha mais tempo livre para nos apresentar mais peculiariedades de nossa política.

      ABÇs

      Curtir

      Comentário por janio | setembro 28, 2009 | Responder

  6. Vim lhe visitar amigo Jânio e te deixar uma palavrinha:
    O dia inteiro é uma rotina que se debulha.
    O pensamento causa a surpresa que fecunda o inesperado.
    Acontecem coisas deslumbrantes na mesmice de cada dia.
    A vida é uma caixinha de surpresa …
    Só se dá bem quem não se assusta com o que tem dentro!
    Abraços forte

    Curtir

    Comentário por Pincipe Encantado | setembro 27, 2009 | Responder

  7. Tenho esperança que nosso povo acorde, cobrando prestações de contas dessa farra no governo. Que isso não seja assunto de minorias, mas um dialoga de interesse da nação por inteiro.
    Enquanto o Brasil for liderado por supostas “famílias de políticos tradicionais” que passam por cima de tudo inclusive da lei para enriquecer a custa do dinheiro obscuro que rola na política; iremos permanecer no mesmo ponto. Cada estado do Brasil entregue a uma “família de políticos” que acredita ter “direitos adquiridos” sobre a economia local, riquezas e etc.
    Fico furiosa em ver tudo acontecer. Os brasileiros trabalhando duro para tentar viver nessa realidade absurda de impostos desumanos e os políticos se aproveitando da situação ao invés de trabalhar pra mudar todo o quadro.
    Parabéns pela abordagem,
    Questionadora

    Curtir

    Comentário por Questionadora | setembro 27, 2009 | Responder

    • É muito bom contar com sua presença por aqui, amiga.

      Eu sempre achei que o Brasil precisava de Justiça, em qualquer país, com o mínimo de decência, todas a mudanças começ pela Justiça, mas depois de ver um Ministro do Supremo liberando um banqueiro mafioso, perdi essa confiança.

      O Ministro alegou que o mafioso não representava perigo, quando na verdade, esse mesmo mafioso é a origem de tudo. Assim, cheguei a conclusão que o nosso futuro volta a ser as criançãs, quem decidirá são os professores, começando pelo pré até a Faculdade, porque a péssimas influência que é nossa babá eletrônica, a tv, acabou com o pouco que restava do país, o Orkut não ajudou em nada.

      ABçs

      Curtir

      Comentário por Jânio | setembro 28, 2009 | Responder

  8. Sábias palavras meu amigo.

    Você disse muito bem, pode ser que as coisas mudem, pode ser que não, mas nós continuaremos fazendo a nossa parte.

    ABÇs

    Curtir

    Comentário por janio | setembro 28, 2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres

Letícia Giacometti Ribeiro

O diário de uma estudante de Jornalismo

Caminho Alternativo

Geopolítica, atualidades e opinião

Escrita em Foto

Colunas, textos, fotografias; a vida de alguém que busca mais do que apenas viver.

%d blogueiros gostam disto: