Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Melhorar a tecnologia aumenta crescimento

para ver tudo

para ver tudo

Apesar dos pesares, o Brasil atravessa um período menos dramático que outros países.

Não é de se espantar que quanto mais se arrecada, mais se gasta no Brasil. Um amigo meu me disse que política é como igreja, está sempre no vermelho, não pode dar lucro; podia pelo menos haver reserva, um certo controle.

O importante para um país é o crescimento, há vários índices de avaliação de crescimento de um país, como o PIB, IDH, mortalidade infantil, etc.

Além do fato da Polícia Federal estar trabalhando muito bem, ou estava, antes da mudança de diretor, um dos poucos setores públicos que funciona no país, apesar da Justiça atrapalhar consideravelmente, há uma outra área que poderia estar a pleno vapor, a tecnologia.

Devido a interesses, a tecnologia, que poderia dar um grande impulso no desenvolvimento do país, está sendo boicotada no Brasil.

TV DIGITAL – A tv digital foi anunciada com muito alarde, por algum tempo, o Ministro Hélio Costa  foi o centro das atenções do pais, com a ideia de trazer a tecnologia digital para a tv Brasileira.

Havia alguns problemas a serem resolvidos, entre eles, as antenas, adaptação das emissoras ao sinal digital, etc., chegou se a duvidar do cumprimento do prazo.  A tv, cheia de expectativa de recuperar parte de seu público, perdido para a internet, foi atrás, colocou o Brasil entre os poucos países com tecnologia digital em tv do mundo.

Após isso, sem explicações, o Ministro saiu de cena, parece até que os políticos ficaram decepcionados com o resultado, ou algum outro interesse, os internautas não abandonaram a internet. Eu diria que os políticos ficaram mais decepcionados que a tv, principal envolvida, com grandes investimentos na nova tecnologia.

Resultado, o projeto da tv digital ficou pela metade, sua principal vantagem, a capacidade de se veicular cinco tvs ao mesmo tempo, no mesmo canal, não foi regularizado, apesar do pedido das emissoras, fato que faria com que os telespectadores pudessem escolher o programa a ser assistido, no horário que quisesse.

CRIME – Algumas cidades brasileiras sofriam com a alta taxa de criminalidade, quando optaram por uma medida radical, instalaram várias câmeras pelos locais de maior risco. A taxa de criminalidade caiu consideravelmente.

A instalação de câmeras é uma medida que inibe a ação de bandidos, funciona, então porque não fazer uso de tal tecnologia? – Será medo de expor as vísceras de problemas sociais que poderiam ser sanados, ou pelo menos reduzidos ao máximo?

Temos assistido a toda espécie de assaltos através de câmeras, em lotéricas, bancos, lojas, residências e outros tantos locais de acesso restrito, em locais públicos, a utilização de câmeras funciona muito bem. As câmeras são baratas, e exigem pouca manutenção, um técnico pode cuidar da manutenção de várias câmeras ao mesmo tempo.

Essas câmeras podem ser adaptadas a internet, onde o mundo inteiro pode ver o que se passa em locais onde estão as câmeras, uma verdadeira arma contra os bandidos, ou atos ilícitos em geral. Porque isso é tão pouco usado?

Assim como a internet invadiu todos os lugares, públicos ou privados, a tecnologia das câmeras veio junto, com ou sem internet. Quantos crimes ou acontecimentos nós temos acompanhado através dos celulares.

INDÚSTRIA – A catástrofe que foi a tecnologia e a abertura de mercados, para a indústria de calçados do país, por exemplo, não tem precedentes, mas era inevitável, tudo por falta de acompanhamento da tecnologia.

Mão-de-obra especializada não seria o problema, desde que esses profissionais fossem bem remunerados, evidentemente.

Hoje, chegamos ao ponto de empresas de outros países se utilizarem de mão-de-obra barata, sem precisar deslocar esses profissionais, é o caso da animação.

CONCLUSÃO -Como sempre, o investimento em infra-estrutura cria uma forma muito cara de se conseguir os votos, daí a falta de interesse. Será culpa da imprensa (divulgação), ou seria culpa do povo que cansou de cobrar?

Se você filma o crime, identifica o bandido, divulga essas imagens, força as autoridades a tomar providências cabíveis, ou seja, prender, isso forçaria as autoridades a criar mais cadeias e penitenciárias.

Do jeito que está, é preciso que cada criminoso sinta o gostinho da cadeia pelo menos por algum tempo, já que não há cadeia para todos. Só o objetivo da punição e recuperação dos presos fica comprometida.

Pensando bem, esse também pode ser o motivo da falta de justiça no pais, vamos prender esses bandidos aonde. Um ano na cadeia, do jeito que está, significa ficar dez numa prisão normal, o problema é que o preso sai dez vezes pior do que quando entrou.

By Jânio.

Anúncios

agosto 22, 2009 - Posted by | Reflexões | , , , , ,

8 Comentários »

  1. SAUDAÇÕES!
    AMIGO JANIO,
    A sua explanação é verdadeiramente consistente, penso que na hora que o País priorizar a educação durante 3 décadas e o dobro do que investe hoje, o problema está resolvido, afinal, tecnologia é educação.
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços!LISON.

    Curtir

    Comentário por LISONN | agosto 22, 2009 | Responder

  2. Muito legal a tua abordagem… Gostei.

    Curtir

    Comentário por erickfigueiredo | agosto 22, 2009 | Responder

    • Obrigado, Erick.

      Na situação emque nos encontramos, precisamos respeitar as preferências políticas de cada um, mas atacar de frende o problema de corrupção que não tem partido nem ideologia, ataca a todos.

      Seus textos nos ajudam a elucidar esses mistérios de nossa política. O povo precisa começar a se unir, fechar os olhos para as mídias de massa, e analisar muito bem o que está acontecendo.

      ABÇs

      Curtir

      Comentário por icommercepage | agosto 22, 2009 | Responder

  3. OBrigado Lisonn.

    Bem lembrado, a educação pode ser uma ferramenta estratégica.

    Num país onde não há justiça, certamente, a educação deve estar faltando.

    ABÇs

    Curtir

    Comentário por icommercepage | agosto 22, 2009 | Responder

  4. Nós vivíamos num atraso tecnológico tão grande, que nos espantamos com o que temos hoje. No entanto, boa parte do mundo fora do eixo América do Norte/Europa/Japão evoluiu muito. Anos atrás achei estranha a expressão “no Brasil fabrica-se carroças”, mas era verdade e ainda hoje a indústria automobilística brasileira está muito atrasada. Fico triste em ver os carrões coreanos sendo bem superiores aos nossos. No Brasil continua-se fabricando carrinhos caros demais (devido impostos). Poucos tem acesso a escolas profissionalizantes. O que atrasa nossa tecnologia? Algo que não tem nada a ver com ciência. A corrupção.
    Muito bom texto.
    Um forte abraço.

    Curtir

    Comentário por Altemar Rocha | agosto 23, 2009 | Responder

    • Olá Altemar,obrigado pela visita e comentários.

      Você citou dois elementos muito importantes, impostos altos devido a corrupção. Junte-se a isso a incompetência da Justiça e teremos nosso admirável mundo novo.

      Admirável sob o ponto de vista deles, que tem a chance criar o seu mundinho perfeito, baseados em falsas doutrinas, custeadas com o nosso sangue e suor.

      Um grande abraço.

      Curtir

      Comentário por Janio | agosto 23, 2009 | Responder

  5. Olá, Jânio!

    Essas suas reflexões são altamente pertinentes e corretas, os dirigentes de nosso país, sejam nas esferas federal, estadual ou municipal poderiam levá-las em consideração na hora de implementarem as suas políticas. Isso, certamente, levaria à maximização dos resultados.

    Abraços

    Francisco Castro

    Curtir

    Comentário por Francisco Castro | agosto 23, 2009 | Responder

    • Obrigado pelo comentário amigo Francisco.

      Cabe a nós, o povo, identificar os políticos que atendem a essa causa, ou tem interesse compatíveis com a sociedade.

      Abçs

      Curtir

      Comentário por Janio | agosto 23, 2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres

Letícia Giacometti Ribeiro

O diário de uma estudante de Jornalismo

Caminho Alternativo

Geopolítica, atualidades e opinião

Escrita em Foto

Colunas, textos, fotografias; a vida de alguém que busca mais do que apenas viver.

%d blogueiros gostam disto: