Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Entre o amor e a paixão.

amor verdadeiro

amor verdadeiro

Pensar sempre foi um dom do Homem, aqui começa o eterno conflito, ser homem é ser mulher e homem ao mesmo tempo.

Nem os maiores pensadores da história conseguiram facilitar nossa forma de pensar, Charles Darwin mergulhou sua mente rumo as nossas origens. Sem medo das consequências de suas conclusões, o cientista conseguiu reunir muitas provas, sobre o passado, que revolucionaram  nossa maneira de ver nossas origens.

A Bíblia já tinha uma resposta para nossa origem, mas não agradava a todos, daí a necessidade de preencher esse espaço, onde Darwin dedicou boa parte de sua vida.

Parece-nos mais fácil sempre procurar uma forma de ver a vida de uma maneira simples, sem precisar pensar muito, tudo que é ligado a tecnologia, imediatamente, relacionamos ao computador; tudo que se refere a nossa existência, pensamos em Deus, religião, agora em Darwin também.

É mais fácil aceitar à Deus, sob o ponto de vista da religião, ao invés de Deus, sob o ponto de vista da Filosofia. Na religião toda a forma de pensar vem pronta, interpretada, na maioria das vezes de forma errônea, mas está tudo pronto para ser digerido.

O amor envolve o espírito, o pensamento, a Filosofia, é muito mais complexo do que a paixão. Para que nos preocuparmos com o que a outra pessoa está pensando, se não entendemos nem a nós mesmo.

Segundo a Filosofia,  e a Psicologia, entre outras áreas, é preciso se encontrar, resolver nossos problemas interiores, pessoais, antes de se exteriorizar nossas emoções. Não dá para se ter um relacionamento saudável, sem antes estar bem resolvido consigo mesmo.

Assim procuramos a paixão, achando que é amor, pedindo que as pessoas nos entendam, quando nós é que deveríamos fazer isso.

É fácil se confundir uma paixão com o amor, quando se está carente, sem a menor vontade de se pensar. O pior de tudo, é que a paixão não tem prazo para se expirar, é como uma doença, uma febre, pode se tornar crônica, paralisando todos os sentidos.

A paixão está, diretamente, ligada ao corpo, ao coração. Se uma pessoa está carente, não tem dinheiro, procurará por isso, desde que esteja mal resolvida, estará sempre em busca de uma pessoa com estabilidade financeira, de uma pessoa com muito amor para dar, e, em alguns casos, de uma pessoa bonita que disfarce o seu complexo de se achar feia.

É muito comum, uma pessoa mais velha, procurar a paixão em uma pessoa mais nova, em busca de uma energia que ele não tem, disfarçando o fato de que ela está bem mais velho do que outrora, decisão muitas vezes fatal para a pessoa.

O verdadeiro amor pode ser de parente, de amigo, de marido ou mulher e até a religião prega esse amor, um amor puro, onde é preciso aceitar a Filosofia para entendê-lo sem problemas de interpretações.

No verdadeiro amor, devemos dar sem receber, dar o amor, a ajuda, a palavra amiga, o carinho, qualquer pessoa que reclame que seu próximo, ou marido, ou esposa, não está lhe dando atenção que merece, não ama essa pessoa, é ela quem deve dar a atenção que a outra pessoa precisa. Essa pessoa deverá conquistar a outra, usando de todos os meios sensatos, como uma convivência sadia, com carinho, para se conquista a outra.

É preciso dar-lhe muita atenção, conversar, saber o que se passa na vida dela, saber o que ela pensa, o  que ela sente. Se a pessoa está doente de espírito, não está descartada a possibilidade de um tratamento a ser oferecido, com psicanálise, psicoterapia, psicologia, enfim, há vários meios de se tratar a mente, a partir do momento em que fique constatada a impossibilidade de se resolver essa situação.

São raros os casos em que se chega a dependência de um profissional da área de saúde, aqui vale a velha frase, presente em todos os artigos da seção de saúde desse blog, no caso da saúde espiritual, também, “É melhor prevenir do que remediar”, ou seja, não deveria ter chegado a esse ponto, o ambiente em que essa pessoa vive, de certa forma foi responsável, incompatível com a personalidade dessa pessoa.

A doença psicológica é, na maioria das vezes, social e a maioria das pessoas da sociedade moderna são doentes psicológicos, sem amor, e é somente com o amor que isso pode se resolver, a paixão é como um remédio sem receita médica, pode mascarar a doença, os sintomas, mas, a longo prazo, os efeitos podem ser devastadores.

By Jânio.

Anúncios

agosto 12, 2009 - Posted by | Saúde | , , , , ,

2 Comentários »

  1. Saudações!
    AMIGO JANIO,
    O seu artigo está muito bem explanado em variantes e passa uma leitura sem entrar em choque com doutrinas. Realmente você conseguiu escrever com amor…Ao término da leitura, lembrei de uma passagem sobre o tema escrito por, Santo Agostinho,”Meu peso é meu amor. Como a gravitação, ele inevitalmente obriga cada espírito, por bem ou por mal, a encontrar seu devido ligar. Segundo outros símbolos, o amor abre abrutalmente a porta, a fim de que a Vida mais vasta possa se precipitar po ela e ser apenas “um” com a alma.
    Agora a paixão…Hum!
    Parabéns pelo excelente texto!
    Abraços,
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISONN | agosto 13, 2009 | Responder

  2. Muito boa sua citação sobre Santo Agostinho, muito sábias as palavras dele.

    Algumas pessoas não conhecem a verdade, por isso levam uma vida sem sentido, outras conhecem a verdade sobre o amor, mas não tem força de spírito suficiente para seguir sua mente seu espírito.

    A história está cheia de exemplos, cheio de ensinamento sábios.

    Obrigado pelo coment.

    ABÇs

    Curtir

    Comentário por icommercepage | agosto 13, 2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres

Letícia Giacometti Ribeiro

O diário de uma estudante de Jornalismo

Caminho Alternativo

Geopolítica, atualidades e opinião

Escrita em Foto

Colunas, textos, fotografias; a vida de alguém que busca mais do que apenas viver.

%d blogueiros gostam disto: