Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Os Perigos da pressão alta.

risco de pressão alta

risco de pressão alta

A  hipertensão ou pressão alta é uma das doenças mais comuns que conhecemos, cerca de vinte por cento da população adulta sofrem desse mal.

A doença não tem cura e com o tempo pode danificar o coração, rins e cérebro, por isso o controle da pressão alta é de vital importância para se ter uma vida saudável.

Pelo fato de muita gente apresentar esses sintomas, fica mais fácil controlar a doença pois se todos conhecem os sintomas, poderão se tratar e evitar que ela saia do controle.

A pressão deve ser constantemente controlada, pessoas com pressão alta devem consultar regularmente o médico, a medida visa evitar que a doença saia do controle, se isso acontece, pode ser prejudicial a nossa saúde.

Os vasos sanguineos são, em seu interior, muito frágeis, a circulação com pressão muito alta faz com que os vasos fiuqem comprometidos podendo haver, com o passar do tempo, uma ruptura.

Quando os vasos ficam endurecidos e estreitados podem entupir ou romper-se. O seu entupimento pode provocar angina ou infarto.

No cérebro pode provocar derrame, AVC, e nos rins pode provocar paralisação.

A pressão não escolhe a pessoa, todos estão sujeitos a sofrer desse mal, mas no idoso a incidência da doênça é bem maior, portanto os cuidados devem ser maiores também,

A pressão deve ser medida a cada seis meses, procure informações em um hospital ou postos de saúde sobre qual o local mais próximo de sua casa.

Entre os principais fatores de risco estão a obesidade, sedentarismo, e excesso de estresse.

A pressão alta é uma doença silenciosa  e isso a torna mais perigosa ainda, em geral não apresenta sintomas mas pode provocar dor de cabeça e tontura.

A pressão alta tem também entre seus fatores de risco a genética, doença de família, controlando a hipertensão podemos diminuir os riscos de infartos, derrames e paralisação dos rins.

Para se evitar, previnir, ou combater a pressão alta se faz necessário praticar atividades físicas regularmente, controlar o sal dos alimentos, evitar bebidas alcoólicas.

Uma pessoa pode medir a própria pressão, desde que esteja preparada para isso.

A pressão deve ser medida em ambiente tranquilo, após repouso de cinco minutos, o braço onde se fará a medição deve ficar apoiado em uma mesa, a altura do coração. As costas apoiadas em uma cadeira, os pés no chão, com a bexiga vazia.

O álcool e o fumo devem ser evitados para a prevenção de qualquer doença.

O estresse pode dificultar o controle da pressão, assim como há pacientes que apresentam pressão diferenciada em consultórios médicos, os chamados hipertensos do avental branco.

Assim como o álcool pode elevar a pressão, a atividade física pode baixá-la, além de controlar a obesidade, acúcar no sangue e colesterol.

Os remédios ajudam a manter a pressão abaixo de 13 por oito, os remédios devem ser mantidos diariamente e nos horários estipulados pelos médicos, mesmo que a pressão esteja controlada.

Pelo fato da circulação em alta pressão afetar os fasos, o seu entupimento pode causar impotencia sexual, caso isso ocorra, procure imediatamente o médico.

O sal não deve ser evitado, apenas seu excesso deve ser controlado, principalmente em pessoas sensiveis ao sal. O sal retem líquidos no corpo e o excesso do volume de líquidos faz a pressão subir.

Fontes: Ministérios da Saúde do Brasil e Cabo Verde.

By Jânio.

julho 30, 2009 - Posted by | Saúde | , , , ,

19 Comentários »

  1. controlo rigorosamente a minha, depois do AVC que tive no inicio do anos.
    A paz

    Curtir

    Comentário por Pr Carlos Garcia | julho 30, 2009 | Responder

  2. Olá, Jânio!

    Esse tema é muito importante, pois quando está tudo “aparentemente” bem com a nossa saúde e enquanto vamos vivendo a nossa vida diária, não paramos para pensar mais sobre os vários riscos que corremos e sobre o quanto é vital cuidarmos da nossa saúde enquanto temos tempo.

    Quando a doença chega, é mais complicado…

    Portanto, é melhor previnir do que remediar, como diz aquele velho ditado.

    Abração pra vc e até breve!

    Curtir

    Comentário por Viviane Righi | julho 30, 2009 | Responder

    • Falou tudo, Viviane, é isso mesmo. Quem mais gosta de nós somos nós mesmos, portanto vamos valorizar nossa saúde.

      Além da corrupção, uma das causas de encarecimento da saúde no Brasil é a mania de convênios particulares usarem recursos dos planos públicos.

      Quem tem recursos jamais deveria deixar sua saúde nas mãos do estado, brincar com sua saúde. Até os gringos estão viajando para o Brasil para se tratar.

      Bjs

      Curtir

      Comentário por icommercepage | julho 31, 2009 | Responder

  3. Saudações!
    AMIGO JANIO
    Voltar a atenção ao devido controle da pressão é responsabilidade com nossa saúde, prevenir e procurar ter uma alimentação saudável é base para se ter uma boa saude!
    Excelente Post,
    Parabéns!
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISONN | julho 30, 2009 | Responder

    • Obrigado Lisonn, lembrando que há inclusive campanhas para alertar as pessoas contra riscos de pressão alta, diabetes, cancer de próstrata, etc.

      Numa coisa tods nós estamos cientes, previnir é mais fácil, mais barato e mas rápido.

      ABÇs

      Curtir

      Comentário por icommercepage | julho 31, 2009 | Responder

  4. Sou hipertensa, minha pressão arterial é tão alta que quando chego ao hospital, e´uma correria total,ai vem cardiologista,urologista,neurologista,os procedimentos são muitos rapidos,Pois meu PA é em torno de 27 por 14.Depois do eletrocardiograma,a coleta de sangue p/ a prova enzima depois,Lá vem os comentários dos meus médicos mais uma vez seu Anjo da Guarda estava de plantão.tomo 18 comprimidos por dia,pois sou diabética,hipertensa,com problemas cardiologicos,hipotiroidismo, artroses,e perda de memoria. Tomo minhas medicações direitinho enclusive ensulina.E digo a vcs que eu sou a pessoa mais feliz do mundo.Porque eu sempre digo,EU NÂO TENHO UM GRANDE PROBLEMA, EU TENHO UM GRANDE DEUS.E assim vou levando minha vida,com muita alegria.Espero que meus amigos, que também sofre desse mal,tnha sempre o pensamento positivo, e tudo acaba ficando bem.

    Curtir

    Comentário por Marlete janotta dos santos | julho 31, 2009 | Responder

  5. Quando vi sua pressão, 27 por 14, levei um baita susto, Marlete. Depois de ler todo o comentário, vi toda a explicação, sua pressão é alta mas há outros fatores como a diabetes, com certeza você não fuma, nem bebe, não é mesmo.

    Mesmo assim 18 comprimidos é uma dureza, não é mesmo, caso esteja acima do peso, eu vou te passar o que me passou uma fisioterapeuta.

    quando se está de cama, ao contrário do que se possa parecer, deve se fazer muitos exercícios físicos para melhorar o organismo. Caso não esteja acima do peso, o conselho continua valendo,atividade física é necessário.

    Muita força para você, com certeza seu comentário será um grande incentivo a quem está lutando contra a doença.

    ABÇs

    Curtir

    Comentário por icommercepage | julho 31, 2009 | Responder

  6. Oi querido amigo se meu comentário puder auxiliar alguem,já me sinto realizada.não bebo nada de alcool,e também não fumo.Mas tem um porém tenho preguiça de fazer exercicios,minha turma pegam no me´pé,mas eu sempre driblo a galera.E assim vamos levando a vida.Sei que os exercicios é fundamental,eu te prometo que vou tentar.Fique com Jesus meu lindo amigo!!

    Curtir

    Comentário por Marlete janotta dos santos | agosto 1, 2009 | Responder

  7. ola!
    meu pai é hipertenso, ontem a pressão dele ocilava entre 14 por 11 e 22 por 19…isso durante o dia…os pés e mãos dele estavam gelado e sentia pouco mal estar…o levamos ao medico mas este não falou o pq dos sintomas…ele toma o remedio certinho e se cuida na medida do possivel..
    pode ser alguma coisa grave?derrame algo do tipo?

    obrigada!!

    Curtir

    Comentário por shana geneves | janeiro 14, 2010 | Responder

  8. Olá amiga.

    Infelizmente, os médicos não fazem um diagnóstico devido a sua falta de capacidade, a medicina no Brasil é muito ruim. Os médicos tem medo de serem processados por erro médico.

    Essas informações você pode conseguir gratuitamente pelo telefone do disque saude (0800)61-1997 a ligação é gratis, caso queira entrar em contado com o serviço de atendimento pela internet, o endereço é http://portal.saude.gov.br

    Desejo melhoras ao seu pai. Não se descuide, prevenir é melhor que remediar.

    Um grande abraço

    Curtir

    Comentário por Janio | janeiro 15, 2010 | Responder

  9. sou marcos tenho 40 anos em 2009 tive o primeiro problema de pressão alta leve fiquei preucupado com isso tomo losartana de 50 mg e rivotril de 2mg mais de uns dia para car fiquei com ansiedade estou impossibiltado de falar em publico por causa da ansiedade o que fazer para controlar esta ansiedade não tenho dinheiro para me tratar procurei o sus mais não tem psicologas a disposição me ajudem por favor tomo rivotril a quase 5 anos passado pelo cardiologista na epoca que tive problema com pressão acredito que o rivotril não cura ansiedade alivia um pouco mais não resolve gostaria de saber qual o remedio que devo passar para o meu cardiologista para ele analisar..

    Curtir

    Comentário por marcos ferreira de Lima | junho 15, 2012 | Responder

    • Olá Marcos:

      Psicólogo de pobre é a igreja, não é mesmo?

      A família e os amigos também ajudam, mas o correto é sempre procurar um profissional preparado.

      Na minha cidade, até a APAE tem psicólogos, mas o SUS não. Será que é porque o pobre nunca é respeitado?

      Você pode ir direto ao governo e apresentar o seu problema.

      http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/

      Eu acho que o ideal é que você procure a assistência social de sua cidade e pergunte por alguma associação ou ONG que ajude as pessoas mas carentes.

      Eles podem não ter psicólogos, mas tem de ter informação.

      Boa sorte.

      Curtir

      Comentário por icommercepage | junho 15, 2012 | Responder

  10. peça seu medico para lhe passar Deazepan….. e muito bom para abaixar a pressao quando se estar ancioso….

    Curtir

    Comentário por helo | julho 2, 2012 | Responder

  11. meu Deus eu nao sabia que pressao alta era tudo isso

    Curtir

    Comentário por ivanilda | janeiro 23, 2015 | Responder

    • Olá Ivanilda:

      É. A pressão alta está relacionada com os problemas mais sérios que podemos ter, caso não tenhamos controle sobre ela. Felizmente, hoje temos um aparelho que pode medir a pressão 24 hrs,

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | janeiro 24, 2015 | Responder

  12. […] Os perigos da pressão alta […]

    Curtir

    Pingback por Doença de Alzheimer « Made in Blog | agosto 1, 2015 | Responder

  13. Minha pressão é muito alta tomo remédio mesmo assim minha cabeça doi muito todos os dias e tonturas enjoos

    Curtir

    Comentário por angela | julho 23, 2016 | Responder

    • Olá Ângela:

      Remediar é bom mas prevenir é muito melhor.

      Você precisa rever seu modo de vida, alimentação, consultar fisioterapeuta, etc, sem parar o tratamento, naturalmente.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | julho 23, 2016 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres