Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

A história dos partidos políticos.

partidos brasileiros

partidos brasileiros

Segundo analistas modernos, partido político é uma organização de direito privado fundamentados na burocracia e ideologia políticas, sendo a burocracia a sua estrutura e o seu objetivo o poder político.

O acesso do poder das pessoas ao poder não faz parte de seus fundamentos, além disso o partido pode representar oligarquias econômicas ou tradicionais.

A ideia do partido é antiga, mas ganhou força na época do pensamento, da Revolução Francesa, da independência dos Estados Unidos.

Quando vários partidos se unem e formam uma legenda dá se o nome de frente partidária, muito útil quando a quantidade de partidos é muito grande, e muitos não tem grande representatividade.

Alguns partidos fundamentam suas idéias em ideologias internacionais, enquanto, em outros casos, as idéias do partido ultrapassam fronteiras, como é o caso do Partido dos Trabalhadores e o Partido Verde, presentes em mais de um país.

Partidos políticos ganharam muita força no século XX, quando os políticos viram nos partidos uma forma de fazer carreira, se tornarem conhecidos.

Há casos em que o político opta por partidos pequenos, outros opta por instituições, a Polícia Federal é um exemplo de órgão onde a notoriedade de um futuro político pode ser facilmente promovida, de maneira séria até, caso seja a ideologia do candidato a cargo público.

No Brasil, política significa, também, confusão, como não poderia deixar de ser, partido significa confusão também.

Tudo começou com a Independência do Brasil, para brasileiro ver, onde o Brasil independente, era governado pelo filho de Dom João IV, que por sua vez governava Portugal. Satisfazia-se os interesses e tudo ficava bem.

Os dois primeiros partidos criados foram o Partido Português e o Partido Brasileiro, apesar de não serem legais, dava para se ter uma ideia do que seria o futuro do Brasil.

Os primeiros partidos legais foram o Partido Liberal e o Partido Conservador. Imaginem, vocês, um partido com este nome, hoje, Conservador, não precisa nem dizer o que aconteceria. Esta mania de dois partidos funcionava como hoje, escolher entre a panela e o fogo.

Em Cuba onde há um só partido, o PCC, não se assustem, Partido Comunista Cubano, onde não há o interesse de oferecer opções ao povo, a panela e o fogo já vem incluso no pacote.

No segundo reinado, juntou se aos dois primeiros partidos do Brasil, Liberal e Conservados, o Partido Republicano Paulista.

Durande o regime militar, com início em 1.964, o Governo Militar era apoiado pelos partidos UDN, União Democrática Nacional e pelo PSD, Partido Social Democrata, a oposição vinha do PTB, Partido Trabalhista Brasileiro. Essa situação durou pouco tempo, 15 de abril de 1964 até 27 de outubro de 1965, enquanto vigorou o Ato Institucional número um. Com a vigência do Ato Institucional número dois, instaurou-se o bipartidarismo, ARENA e MDB.

A burocracia brasileira, no regime militar, para se ter um partido era necessário, no mínimo, vinte senadores, obrigou a oposição do Governo a manter apenas um partido, reunindo várias correntes ideológicas. Não durou muito para que o MDB, Movimento Democrático Brasileiro começasse a sufocar o partido do Governo, ARENA, Aliança Renovadora Nacional, obrigando o Governo a extinguir o bipartidarismo.

Como fim do bipartidarismo, as várias correntes ideológicas se romperam, dando origem ao PT e o PDT. Em 1988 o PMDB, antigo MDB, enfrentou sua primeira perda, vários partidários abandonaram o partido, insatisfeito com os rumos que o partido estava tomando, criando um novo partido, o PSDB.

Além dos partidos citados e os não citados, vale lembrar que há muitos partidos, em forma de Agremiações, que não foram, ainda, legalizados, o mais conhecido deles é o UDR, União Democrática Ruralista.

Fonte: Wikipedia

Anúncios

julho 11, 2009 - Posted by | Política | , , , , , ,

6 Comentários »

  1. Saudações!
    JANIO
    Excelente Post!
    Gostei de viajar na leitura de seu texto, uma mensagem compacta em que você trouxe as origens dos primeiros partidos fundados no Brasil, confesso que não conhecia o Partido Português e o Paritdo Brasileiro, explana de forma clara o histórico e termina nos dias atuais!
    Um ótimo Post!
    Parabéns!
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISONN | julho 11, 2009 | Responder

    • No séc. XVIII o café conquistou a Europa e seus aristocratas, filósofos, intelectuais e burgueses.
      Chegou ao Brasil no fim do séc. XVIII. As plantações se espalhavam pelo RJ e pelo vale do Paraíba ( sp)
      No final do séc. XIX o Brasil era o maior exportador de café do mundo, abastecendo a Europa e os Estados Unidos.
      Mais tarde os cafezais se expandiram para oeste de SP, onde o trabalho também era realizado por imigrantes livres.
      Graças às riquezas do café, o poder central não pôde mais ser contestado pelos federalistas e a região sudeste tornou-se a mais importante.
      Os cafeicultores se tornaram os homens mais ricos do Brasil, sendo a base da autoridade do Imperador.
      Os lucros do café levaram a uma recuperação econômica e a uma modernização do país.
      A expansão das lavouras para o interior de SP levou à construção de ferrovias e também ao progresso tecnológico
      As fazendas de café desbancaram o nordeste e incentivaram a vinda de imigrantes europeus que foram quase escravizados
      O café estimulava a circulação de dinheiro e o mercado consumidor, favorecendo o surgimento de empresários capitalistas brasileiros.

      Proclamação da República
      O Governo Imperial, percebendo, embora tardiamente, a difícil situação em que se encontrava com o isolamento da Monarquia, apresentou à Câmara dos Deputados um programa de reformas políticas, do qual constavam: liberdade de fé religiosa; liberdade de ensino e seu aperfeiçoamento; autonomia das Províncias; mandato temporário dos senadores.
      Entretanto, as reformas chegaram tarde demais. No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu o comando das tropas revoltadas, ocupando o Quartel General do Rio de Janeiro. Na noite de do dia 15, constituiu-se o Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil. D. Pedro II, que estava em Petrópolis durante esses acontecimentos, recebeu, no dia seguinte, um respeitoso documento do novo Governo, solicitando que ele se retirasse do País, juntamente com sua família.
      Proclamada a República, no mesmo dia 15 de novembro de 1889, forma-se um governo provisório, sendo o chefe do governo Marechal Deodoro da Fonseca.

      platina
      A região platina é formada pela Argentina, Paraguai e Uruguai. O rios que banham estes territórios constituía o melhor caminho para atingir certas regiões de nosso interior, especialmente o Mato Grosso. Preocupado com a livre navegação no Rio da Prata, D. Pedro II enviou para a região um contigente militar, sob o comando de Caxias, vencendo a forças uruguaias.

      http://netopedia.tripod.com/
      hhttp://www.infoescola.com
      hhttp://www.slideshare.net
      http://www.historiadigital.org

      abolição da escravatura

      Movimento social e político intensificado entre 1870 e 1888, que defendia o fim da escravidão no Brasil. Termina com a promulgação da Lei Áurea, que extingue o regime escravista originário da colonização do Brasil. A escravidão havia começado a declinar com o fim do tráfico de escravos em 1850 e a chegada dos primeiros imigrantes europeus. Mas é só a partir da Guerra do Paraguai (1865-1870) que o movimento abolicionista ganha impulso. Milhares de ex-escravos que retornam da guerra vitoriosos, muitos até condecorados, recusam-se a voltar à condição anterior e sofrem a pressão dos antigos donos. O problema social torna-se uma questão política para a elite dirigente do Segundo Reinado.

      Os escravos, que sempre resistiram ao cativeiro, passam a participar ativamente do movimento abolicionista, fugindo das fazendas e buscando a liberdade nas cidades. No interior, milhares de escravos escapam das fazendas e se instalam no Quilombo do Jabaquara, em Santos. A essa altura, a campanha abolicionista mistura-se à republicana e ganha um reforço importante: o Exército. Descontentes com o Império, os militares pedem publicamente para não mais ser utilizados na captura dos fugitivos. Do exterior, sobretudo da Europa, chegam apelos e manifestos favoráveis ao fim da escravidão.

      Lei do Ventre Livre –

      Campanha abolicionista –

      Lei dos Sexagenários –

      Lei Áurea – Em 13 de maio de 1888, o governo imperial rende-se às pressões, e a Princesa Isabel, substituindo o imperador, que estava em viagem à Europa, assina a Lei Áurea, que extingue a escravidão no Brasil. A decisão desagrada aos fazendeiros, que exigem indenizações pela perda de seus “bens”. Como não as conseguem, aderem ao movimento republicano como forma de pressão. Ao abandonar o regime escravista e os proprietários de escravos, o Império perde a última coluna de sustentação política.

      O fim da escravatura, porém, não melhora a condição social e econômica dos ex-escravos. Sem formação escolar nem profissão definida, para a maioria deles a simples emancipação jurídica não muda sua condição subalterna, muito menos ajuda a promover sua cidadania ou ascensão social.

      * Os imigrantes , em grande parte europeus, vieram para substituir a mão-de-obra escrava.
      * Boa parte tentava fugir do desemprego, buscando, no Brasil, melhores condições de vida. Outros foram seduzidos pelas propostas de parcerias dos cafeicultores.
      * Conhecida como Sistema de Parceria, os cafeicultores propunham custear o transporte dos imigrantes europeus até suas fazendas e estes, por sua vez, pagariam os fazendeiros com trabalho.
      * Este sistema, no geral, não obteve sucesso, em razão dos elevados juros cobrados sobre as dívidas assumidas pelos imigrantes, e também dos maus tratos sofridos por eles.
      * Muitas cidades do sul do Brasil, como Criciúma, foram colonizadas por imigrantes europeus.

      Partidos Políticos vigentes no segundo reinado
      – Partido Liberal – constituiu-se no ano de 1837, protegia os interesses dos indivíduos que formavam a classe média da sociedade urbana e comercial, a ambição dos bacharéis, os ideais políticos e sociais avançados das classes não comprometidas diretamente com a escravidão, e cuidava também do que era importante para os donos de terras.
      – Partido Conservador – pregava a conservação do poder político nas mãos dos grandes donos de escravos campestres. Não defendia o caráter revolucionário ou democrático do regime. No decorrer do segundo reinado, liberais e conservadores se revezaram no poder.

      Curtir

      Comentário por rafaela | setembro 24, 2009 | Responder

      • Belo texto Rafaela.

        Você conseguiu resgatar o cenário político exato do início da política no Brasil.

        Acredito que você deva ser historiadora, não é mesmo?

        Parabéns pelo belo texto.

        ABÇs

        Curtir

        Comentário por Janio | setembro 25, 2009

  2. olá Lison, bom final de semana para você meu amigo.

    Pois é, rapaz, eu encontrei muito conteúdo na Wikipedia, procurei resumir acrescentando o conhecimento que eu possuo, o resultado é que temos tanto materia interessante que vamos ter que dividr em partes.

    Aguarde que essa foi apenas uma introdução.

    ABÇs

    Curtir

    Comentário por Janio | julho 11, 2009 | Responder

  3. […] muitas artifícios são utilizados, tais como a própria religião, educação, pudor, censura, política e, mais recentemente, a economia e […]

    Curtir

    Pingback por Tax haven – O inferno da economia americana « Made in Blog | novembro 6, 2015 | Responder

  4. […] Beto Coura Agência Brasil Textos relacionados:   Rumos dos partidos políticos   História dos partidos políticos […]

    Curtir

    Pingback por Políticos mudam de partido esta semana « Made in Blog | fevereiro 14, 2016 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres

Letícia Giacometti Ribeiro

O diário de uma estudante de Jornalismo

Caminho Alternativo

Geopolítica, atualidades e opinião

Escrita em Foto

Colunas, textos, fotografias; a vida de alguém que busca mais do que apenas viver.

%d blogueiros gostam disto: