Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Um grande presente para os blogueiros.

Um grande presente

Um grande presente

Muito se falou sobre o fim da exigência do diploma para cargo de Jornalista. Houve um protesto muito grande, por parte dos profissionais da área de Jornalismo, estudantes de Jornalismo e principalmente pelos sindicatos da classe.

As instituições de ensino superior não entenderam nada, afinal, costuma-se criar novos cursos, fechar não é muito comum.

O tema foi tão comentado que chegou ao limite do preconceito, o que é muito comum no Brasil. Nós entendemos a indignação das pessoas que viram, da noite para o dia, seu curso superior perder o status. É, porque foi só o status que se perdeu.

A profissão nunca teve um grande reconhecimento, já que somos, quase que a vida toda, um país  de terceiro mundo, além de ser desorganizado, completamente desorganizado.

Qualquer país organizado daria mais importância aos jornais, distribuiria nas escolas, os comerciantes, instituições, profissionais liberais, executivos, mas isso nunca foi nossa preocupação, nunca demos o devido valor às informações, ao jornalista. Veja bem, o que estou criticando aqui, nem é a profissão do Jornalista, seu Status, mas o valor que damos a esse tipo de  Comunicação.

Essa história de jornalista que imprime seus jornais, distribui de madrugada, de graça, escondido do Governo, é coisa de filme antigo, mesmo depois do advento da democracia, nunca se viu isso, seria desinteresse?

Um famoso documentário: “Muito mais que um Cidadão Kane”, facilmente encontrado em buscadores de vídeos como o Filestube ou o Rapidlibrary, mostra como a TV e a política se confundem no Brasil.

Outro dia, fui surpreendido por uma amiga, no centro da cidade, ela gritava para que pegassem um menino que acabara de furtar um pacote de jornais da banca de revistas, eu perguntei, rapidamente, quanto ele tinha levado, ela me respondeu que era mais ou menos uns dez jornais, me ofereci para pagar os jornais, minha amiga se recusou a receber, dizendo que a ocorrência poderia se repetir, eu disse: “Meu Deus, como eu sonhei por esse dia, o dia que os jornais seriam furtados, ao invés de dinheiro”, evidentemente, acreditando que os jornais seriam furtados para serem lidos, não via nenhuma outra utilidade: O que aquele menino pretendia?.

Minha amiga ainda me perguntou se eu conhecia o menino, disse que não, insisti em pagar, ela se negou a receber e continuou em perseguição do menino.

País complicado, esse nosso, damos valor a educação, mas não damos valor a informação. A educação é gratuita, a informação não, exceto quando é de nosso interesse, sempre nosso interesse, nos esquecendo que é de nosso interesse que as pessoas saibam o que acontece no país, na política e em todos os setores fundamentais para nosso desenvolvimento, tamanha nossa hipocrisia em relação à informação.

É claro que sempre que se fala em imprensa, se fala em jornais impressos, revistas, com a democratização da informação, inclusão digital, que não é tão democrática assim, apesar de o primeiro passo ter sido dado, liberdade de informação, o que incomoda muita gente, já que a internet não pode ser controlada como a TV.

A decisão do STF não incomodou, tanto assim, os Jornalistas, até porque não há Jornalista que viva exclusivamente de salário da profissão, morreria de fome, incomodou, principalmente, pessoas que viam, nesta medida, uma possibilidade de manipulação da informação, um meio de negação de liberdade de se falar o que quer, de pensar como se deveria.

A desculpa, para esta atitude, seria que o brasileiro não está preparado para escrever, para a internet, para jornais, revistas. O brasileiro é analfabeto. O mesmo argumento usado pela ditadura para nos negar a democracia, uma mesma idéia, usada por classes diferentes, sem saber das consequências destas atitudes.

Algumas corporações deixaram bem claro, somos contra o fim do diploma para Jornalistas. Traduzindo: Somos contra o fim da manipulação, as pessoas não devem dizer o que pensam, elas não sabem dizer, não sabem pensar, não medem consequências, podem até, de repente, dizer alguma verdade – Já pensaram? – seria um caos.

Não, meus amigos, os Jornalistas verdadeiros, são muito mais que o diploma, querem a liberdade, sonham com o dia em que todos serão como eles, do dia em que não precisaram mais deles para viver, estes são, de fato, Jornalistas.

Os verdadeiros Jornalistas sempre conviveram com profissionais das áreas de economia, esportes e outras profissões citadas abaixo.

Os blogueiros, por outro lado, ganharam um grande presente, a grande massa da internet, responsável por cerca de cinquenta por cento da audiência perdida pela maior emissora de TV do Brasil, que era popular, mas não satisfazia os anseios éticos do povo brasileiro, por isso essa parte, que já consegue manifestar seus desejos através de blogs, colunas e outras ferramentas de internet, se vêem agraciados por esse presente.

Algumas profissões que não exigem diploma, nem por isso  deixam de merecer seus méritos.Roteirista, Chargista, Escritor(a), Videasta, Designer, Produtor(a) de Cinema, Produtor(a) de Moda, Curador(a), Compositor(a), Jornalista, Culinária, Corte e Costura, Atriz, Ator, Modelo, Fotógrafo, Decorador(a), Estilista, Aeromoça, Político(a),

Alguns destes profissionais, citados acima, ganham verdadeiras fortunas, não por que são mais do que os outros; por causa do livre mercado, do talento.

Alguns países que não exigem diploma para Jornalistas são: EUA, Grã-Bretanha, Argentina, Bélgica, Chile, França, Grécia, Itália. Só para citar os mais importantes.

By: Jânio.

Anúncios

junho 24, 2009 - Posted by | blogosfera | , , , ,

2 Comentários »

  1. Parabéns pela bela abordagem a respeito do assunto diploma de Jornalismo.

    Curtir

    Comentário por charlesnetto | maio 13, 2010 | Responder

  2. Olá Charles:

    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    Apareça sempre

    Curtir

    Comentário por icommercepage | maio 14, 2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres

Letícia Giacometti Ribeiro

O diário de uma estudante de Jornalismo

Caminho Alternativo

Geopolítica, atualidades e opinião

Escrita em Foto

Colunas, textos, fotografias; a vida de alguém que busca mais do que apenas viver.

%d blogueiros gostam disto: