Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

1/4 dos usuários mais inteligentes (do Google) ignoram a Lógica Booleana

O criador da Lógica Booleana

O criador da Lógica Booleana

Segundo recente pesquisa, 1/4 dos usuários de internet não sabe usar o Google corretamente. Nós sabemos da importância da Empresa Google, suas grandes aquisições, grandes sites, grandes ferramentas, grande busca. Aliás o sistema de busca do Google, esse sim é o carro chefe do Google.
     Antes de falar do sistema que é o carro chefe do Google, vamos falar do matemático George Boole. Vocês podem me perguntar: “Mas o que o matemático George Boole tem a ver com o Google?” eu explico:     George Boole foi um matemático muito desacreditado, desde a sua infância, quando traduziu um texto, aos doze anos. Com a matemática, iniciada por seu pai, criou a teoria matemática das “invariantes”, sem a qual a “Teoria da relatividade”  não seria possível.
     Além de ter estudado várias línguas, na infância,  Boole se destacou na Matemática, especialmente Àlgebra, daí o nome “Lógica Booleana”.
     O Sistema “Google” de busca, assim como vários outros como: Yahoo, o segundo mais utilizado, o MSN e o Altavista, só para citar os mais conhecidos, usam esse recurso, Lógica Booleana, para busca de palavras ou expressões em um texto.
     Usando-se a Lógica Booleana, retorna-se um dos valores, verdadeiro ou falso,  não podendo ser ambos ao mesmo tempo. Matematicamente, 1 para resultado positivo e 0 para resultado negativo.
     A seguir vamos descrever os comandos mais comuns e mais utilizados nos Sistema de busca:

     AND – È usado pela maioria dos buscadores, onde digita-se: palavra1 AND palavra2 – em seguida clica-se buscar e retorna-se  sites onde há textos com as duas palavras. No Google costuma-se digitar duas palavras separadas por espaços, nem sempre o resultado é satisfatório.
     OR – Esse “comando” é usado geralmente em casos de palavras sofisticadas, que não são muito comuns, não se usam sempre, como expressões ciêntíficas por exemplo. Retornam todos os textos ou páginas com uma ou outra palavra,  Digita-se: palavra1 OR palavra2
     NOT – Funciona como um filtro, onde palavra1 é buscada sob condição de não ocorrer  a palavra2 nesta busca. ex: palavra1 NOT palavra2 NOT palavra3
     ASPAS (“”) – Usa-se para busca uma ocorrência de frase completa ou sequencias completas. Quando há uma ocorrência muito grande de resultados na busca, podemos ser seletivos, usando frases ou expressões entre aspas. Isso mostra, por exemplo, como nenhum site pode ficar emprimeiro lugar (topo das buscas) sempre. Varia de palavra para palavra. Ex: “troca de visitas”, “blog de divulgação”, “site de links”, “diretório de links”, “negócios pela internet”, “divulgação grátis”, “Publicidade grátis”, “made in blog”. É muito importante usar, com moderação, expressões que são de seu interesse ou objetivo de seu blog      

     No caso do Google, Yahoo, MSN, Altavista, só para citar os principais, possuem alguns filtros próprios, em sua busca. Palavras em inglês que podem ser buscadas só em páginas em português, ponto com ponto br, diminuindo assim o número de ocorrências. Um exemplo é a palavra icommerce, se procurarmos em páginas da web, haverá muito mais ocorrências, procurando apenas em páginas em português, diminui o número de ocorrências, isso porque a palavra icommerce é uma palavra original em inglês.
     O Altavista possui recursos como: Busca por mp3, vídeos, etc.
     O Yahoo é atualmente o domínio mais utilizado no mundo, isso porque todas suas ferramentas usam o mesmo domínio; usar todos os sistema de busca pode ser uma boa ideia, principalmente em pesquisas mais avançadas, afinal, quem é que nunca se deparou  com a expressão,  “O sistema não encontrou nenhuma ocorrência com essas palavras”.

by Jânio.

  

abril 6, 2008 - Posted by | internet | , , , , ,

9 Comentários »

  1. […] 1/4 dos usuários mais inteligentes (do Google) ignoram a Lógica … […]

    Curtir

    Pingback por O site de busca mais usado no Brasil é… | Ater Internet: Empresa de webdesign | março 5, 2009 | Responder

  2. Jânio isso é verdade, acho que a cada 100 pessoas que eu conheço que faço perguntas sobre certos tipos de serviços do Google um ouviu falar sobre o serviço e isso não quer que saiba utilizar! Olhe as APIs abertas, quantos programadores JavaScritp e AJAX você acha que sabem dessas tecnologias abertas, acho que a maioria sequer ouviu falar!

    Paz no coração e Luz na razão.

    Curtir

    Comentário por Thiago Blauth Ferreira | maio 11, 2009 | Responder

  3. É verdade Thiago, concordo com você, já comentei outro dia sobre a reserva de tecnologia da Google, quando algum sistema novo não dá certo, eles tem outras três ferramentas prontas para serem lancadas, desestimulando qualquer tipo de crítica ou descontentamento.
    Na medida em que a internet fica mais simples de ser utilizada, por iniciantes, cresce o nível para os avançados. A quantidade de ferramentas disponíveis, principalmente pela Google, tornam o internauta avançado num verdadeiro profissional.
    Agrande frustração da Google até o momento, a meu ver, foi não ter conseguido comprar a coqueluche do momento, a Twitter.
    ABÇs.

    Curtir

    Comentário por icommercepage | maio 14, 2009 | Responder

  4. […] A lógica booleana […]

    Curtir

    Pingback por O homem que inspirou a criação do Google « Made in Blog | maio 17, 2014 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

%d blogueiros gostam disto: