Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Profissões com falta de pessoas qualificadas

Profissionais  mais Procurados

Não podemos aprender sem a teoria, mas também não devemos exagerar. As faculdades brasileiras já não atendem a demanda, e o mercado de trabalho sentiu isso.

Todas as pesquisas confirmaram a falta de interesse pelas áreas exatas, o que comprova uma falha nos sistemas de ensino.

Alguns concursos de matemática mostraram brasileiros entre os melhores do mundo.

Na área de ciências e tecnologia, os brasileiros também se destacaram, mostrando que o nosso problema é a falta de investimento no setor.

Enquanto no exterior os governos atuam nas áreas com déficit em educação, no Brasil, o governo prefere investir onde já há algum progresso, com interesses políticos envolvidos.

O resultado disso é que algumas áreas não conseguem manter o interesse dos alunos e, sem interesse, essas áreas ficam sem profissionais, causando transtorno no país inteiro.

A engenharia já é considerada uma profissão do futuro há um bom tempo, nessa área, bons engenheiros são muito disputados. As faculdades não tem apresentado bons sistemas de ensino para atrair esses alunos e o governo nunca se preocupou muito.

Há trinta anos atrás, eu já observava a falta de engenheiros e técnicos nas áreas de mineração. O setor de petróleo volta a sentir a falta desses profissionais.

Além da engenharia, já há falta de contadores também. Em contabilidade, nem é só pela falta, segundo especialistas é a capacitação que preocupa.

Os contadores estão despreparados e precisam se adaptar ao mercado internacional, normas e regras.

Em administração também foi constatada deficiência na formação. Apesar dos cursos de administração terem se espalhado por todo o país, esses alunos não atendem às exigências das empresas.

Engenheiros e pedreiros – No setor de construção civil, já faltam até pedreiros.

Já mencionamos os problemas nas áreas exatas, isso explica a falta de engenheiros civis, mas a falta de pedreiros pode significar uma má remuneração desses profissionais, além disso, o mundo inteiro tem verificado uma diminuição na tradição, transferências de conhecimentos de geração para geração.

A falta de reconhecimento na importância dos grandes mestres, tem diminuído a qualidade dos profissionais e, em algumas regiões, já há falta deles.

Tecnologia da informação – Eu estranhei a carência de profissionais nessa área, mas eu tenho notado em todas as profissões citadas acima, a baixa remuneração e educação de má qualidade, como fatores que agravam esses problemas, além disso, tecnologia da informação é uma área onde a educação continuada e investimentos são fundamentais.

Muitos profissionais abandonam essa área e migram para outras, justamente por não receberem o retorno necessário à sua qualificação contínua e trabalho apresentado.

Conclusão: Nos últimos anos, as empresas públicas ou privadas, tem verificado a importância do capital humano para o bom desenvolvimento de seus projetos, mas seus esforços nessa área ainda deixam muito a desejar.

Repetindo o que eu já disse antes, muitos profissionais estão estudando fora, muitos jovens desistiram do sistema elitista dos vestibulares brasileiros e decidiram estudar na Argentina, onde não há vestibulares.

Os números saltaram de 150 mil para 250 mil brasileiros estudando na Argentina, e poderia ser muito maior. Se a Argentina oferecesse cursos em português, já teriam ultrapassado um milhão de estudantes brasileiros.

Os brasileiros precisam reaprender a ensinar, e o resto do mundo a reconhecer o valor dos grandes mestres.

By Jânio

Profissões do futuro

About these ads

março 7, 2012 - Posted by | oportunidades | , , , , , ,

5 Comentários »

  1. sou técnico em eletrotécnica tenho 10 anos de experiencia
    tenho emprego estável na BRF
    mais e gostaria de me ariscar.

    Comentário por jean | março 8, 2012 | Resposta

    • Olá Jean:

      A grande vantagem de engenharia é que nos próximos anos não haverá muitos profissionais, as grandes empresas já estão buscando profissionais no exterior.

      Em algumas áreas, falta também técnicos.

      ABS

      Comentário por icommercepage | março 8, 2012 | Resposta

  2. […] Profissões com falta de pessoas qualificadas […]

    Pingback por Sociedade programada « Made in Blog | dezembro 12, 2012 | Resposta

  3. […] Profissões com falta de pessoas qualificadas […]

    Pingback por Caçadores de sonhos perdidos « Made in Blog | setembro 27, 2013 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 219 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: