Made in Blog

Divulgação, internet, downloads, blogs, web2.0

Para que servem os pelos

protegendo o corpo

Funções dos Pelos

Algumas partes do corpo humano intrigam qualquer pessoa que esteja em busca de repostas, isso ocorre porque nem sempre as ciências tem interesse em tais pesquisas. Esse é o caso das funções do pelo.

Apesar de nem sempre serem tão visíveis, os pelos sempre estão lá, no lugar de onde nunca deveriam sair. Como muita gente depila o corpo, surgiu uma questão, com a presença de biólogos, naturalmente – A depilação pode comprometer a saúde?

Talvez as ciências não tivessem uma resposta à altura, ou talvez tenham respostas insatisfatórias, de certo, o que eu sei é que o biólogo preferiu a minha resposta na prática.

Uma bióloga até arriscou a lembrar da importância dos pelos para aquecer o corpo, naturalmente, eu achei muito simplória essa função, eu vejo uma função para os pelos, muito mais sofisticada.

Se fosse para um gato, cachorro ou qualquer outra espécie de animal que possua pelos por todo o corpo, eu até acharia suficiente a observação da biólaga, ela inclusive me ajudou a descobrir que a minha gata estava doente.

Quando ela disse que cachorros e gatos não sentem frio, eu fiquei pensando no porquê de minha gatinha tremer tanto, não demorou muito para eu concluir que aquela gata só podia estar com alguma doença.

…mas eu continuava insistindo em uma função mais importante para os pelos. Lembrei para um biólogo o fato do couro cabeludo apresentar alergias, quando não cuidado.

Eu sempre vi a alergia como uma forma de sensibilidade, uma reação do corpo a elementos estranhos.

Quando uma pessoa alérgica, sensível, encontra-se num ambiente empoeirado ou úmido, a tendência é que ela comece a espirrar.

Não é exagero exclamar saúde, quando uma pessoa espirra, de certa forma seu organismo está identificando elementos nocivos, está se protegendo.

Dentro do nariz, há pelos capazes de detectar um grão de pó milhares de vezes menor do que seríamos capazes de sentir em outras partes do corpo. Por isso eu considero o pelo do nariz uma espécie de antena, um radar biológico quase infalível.

Quando espirramos, livramo-nos de impurezas, poeira e micro-organismos que se proliferam entre eles. Quando esses micro-organismos conseguem passar pela primeira barreira, encontrando-se dentro de nosso corpo, os espirros continuam.

Se os espirros continuam, mesmo quando os micro-organismos se encontram no interior do corpo, isso significa que os pelos tem a função de aumentar o tato somente fora do corpo. Dentro do corpo, os pelos não são necessários, devido a sensibilidade natural no interior de nosso corpo, além de outras formas de defesas.

Os espirros podem significar o início de uma gripe, mas também podem significar o fim dela. Grande parte dos medicamentos são desenvolvidos a partir de conhecimentos de nossa fisiologia.

E no resto do corpo, a barba no homem significa que ele está mais protegido que a mulher?

Talvez não, mas a mulher tem muito mais cuidado com a pele, no rosto, que a maioria dos homens, principalmente aqueles que trabalham em ambiente de pouca higiene.

O fato da cabeça ser coberta por cabelos e o cérebro ser protegido por uma espécie de armadura óssea, não deve ser apenas coincidência. Dizer que Deus fez o homem, nesse caso, também não é uma expressão exagerada.

Segundo a ciência, os pelos surgem, naturalmente, em regiões estratégicas, com a função de proteger e/ou preservar a espécie. Em todos os casos, os pelos detectam elementos estranhos.

É certo que algumas pessoas necessitam mais da proteção dos pelos, enquanto outras necessitam menos, talvez, por esse motivo, a depilação não tenha acarretado grandes problemas, até porque quem depila, normalmente tem um estilo de vida bem mais higiênco e feminino. Não trabalha sob o sol, não se expõe tanto.

By Jânio

agosto 19, 2011 - Posted by | Ciências | , , , , , , ,

11 Comentários »

  1. [...] * Publicado no MadeInBlog [...]

    Pingback por Ver! | Blog | Para que servem os pelos | agosto 19, 2011 | Resposta

  2. Saudações!
    Amigo Jânio:
    A sua matéria é muito interessante e você colocou algumas questões que eu ainda não tinha pensado. E essa sobre o gato e o cachorro não sentir frio é muito interessante.
    Valeu a pena conferir mais um ótimo artigo!
    Abraços,
    LISON.

    Comentário por LISON COSTA | agosto 20, 2011 | Resposta

  3. Olá Lison:

    Eu imagino a sua surpresa. Por aí dá para imaginar como eu fiquei surpreso também né?

    O corpo humano é assim, cheio de surpresas e mistérios, por isso é tão importante essa nossa interatividade.

    ABS

    Comentário por Jânio | agosto 20, 2011 | Resposta

  4. Gostei muito desse texto
    espero que voce possa continuar nos explicando mais sobre esses assunto do corpo humano.

    Comentário por Roberto | setembro 26, 2012 | Resposta

    • Olá Roberto:

      Sempre que eu tiver oportunidade e um bom tema, estarei postando por aqui.

      Obrigado pela participação.

      ABS

      Comentário por icommercepage | setembro 27, 2012 | Resposta

  5. eu nao estou achando oq eu quero……….para que serve os pelos no corpo humano??

    Comentário por maria eduarda | janeiro 26, 2013 | Resposta

    • Normalmente para evitar impurezas e bactérias.

      Os pelos nos olhos evitam suor e impurezas.

      O resto você vai ter de ler o texto.

      ABS

      Comentário por icommercepage | janeiro 27, 2013 | Resposta

  6. Os pelos situam-se nas partes do corpo onde há fricção da pele, por isso protegem esses locais para não haver irritabilidade. Também estão em maior quantidade nos locais onde estão os nossos maiores gânglios linfáticos, ajudam a fazer uma transpiração melhor, logo a fazer uma drenagem mais eficaz (por isso as mulheres hoje em dia têm tanta facilidade em fazer acumulação de líquidos e celulite). Como protecção na cabeça protege do sol e ajuda a libertar mais calor e transpiração. Contra as poeiras no caso do nariz, impurezas no caso das partes pubicas das mulheres, etc.

    Comentário por wilson | julho 1, 2014 | Resposta

    • Olá Wilson

      Muito boas as informações, obrigado por compartilhá-las.

      ABS

      Comentário por icommercepage | julho 2, 2014 | Resposta

  7. Você deu algumas informações simples… Mais se tratando do Tecido epitelial e informa realmente qual a função dos pelos de modo geral. Acho que não ficou tão legal

    Comentário por Jhon | setembro 24, 2014 | Resposta

    • Olá jhon:

      Obrigado pela sua opinião sincera.

      ABS

      Comentário por icommercepage | setembro 25, 2014 | Resposta


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 218 outros seguidores

