Made in Blog

Divulgação, internet, downloads, blogs, web2.0

O amigo da onça

vantagens_alternativas

Ajuda Inesperada

Há uns dois ou três anos atrás, postei a saga do “Amigo da Onça” no site icommercepage, o personagem é um dos grandes clássicos do folclore brasileiro.

Depois do último curso que eu fiz no SEBRAE, o “Amigo da Onça” me veio novamente à cabeça, por isso vou postá-lo no blog Madeinblog, dando ênfase ao tema empreendedorismo.

O período que antecede a abertura de uma empresa, é o mais importante na vida do empreendedor, é nessa fase que ele descobre que, muitas vezes, não está preparado para para abrir uma empresa.

Parece frustrante imaginar que o futuro empreendedor não tem contatos na área financeira, nem sequer conversou com um gerente  de banco para apresentar o seu plano de negócios, sem o qual é impossível contar com uma instituição bancária.

Através de um gerente de banco, é possível se atualizar sobre as linhas de crédito, taxas atuais de juros, oportunidades  em que uma empresa poderá contar com essa instituição para viabilizar futuros projetos.

Fora isso, há muitas outras perguntas que vão sendo feitas, nem sempre com uma resposta satisfatória, para quem pretende se tornar um bom empresário.

Veja a história:

Reza a lenda que um homem conversava com um amigo, daqueles que não pensa para falar e fala sem pensar.

Eles estavam numa região isolada, numa floresta, e o amigo perguntou:
 
 – Rapaz, que lugar perigoso esse, o que você faria se aparecesse uma onça agora?

 – Eu dava um tiro nela – Respondeu, também sem pensar, o rapaz.

 – E se você não tivesse nenhuma arma? – Perguntou novamente sem pensar o amigo.

 – Que pergunta, eu correria muito. Respondeu o rapaz.

 – E se a onça corresse mais que você? – Tornou a perguntar o amigo.

 – Hum … aí eu subiria na árvore mais próxima – Respondeu, já demonstrando um ligeiro estado de impaciência.

 – E se a onça também subisse na árvore? – perguntou o amigo, já forçando a amizade.

Foi nesse momento que o rapaz se viu sem saída, sem saber o que responder  e já com a paciência esgotada, respondeu.

 – Escuta … vem cá, você é meu amigo ou é amigo da onça?

Se você tem idéia de começar um empreendimento, lembre-se que negócio não é uma aventura. O Brasil não é um país que apóia os novos microempreendedores, não oferece infraestrutura adequada e as taxas de juros são altíssimas, assim como os impostos.

Nesse caso, é bom que você tenha um amigo da onça, ou vários.

Ter bons contatos é bom, desde que nas áreas certas.

O primeiro bom contato que você deverá ter acesso, é também o que mais terá interesse no seu negócio. Seu contador.

Seu contador deverá ser o seu primeiro amigo da onça, será ele o primeiro a testar sua paciência, e a fazer perguntas indiscretas mas oportunas. O contador tem acesso a informações que um empreendedor iniciante não fazia nem idéia que ele sabia.

Não estamos falando, aqui, de uma pessoa com formação em contabilidade, muito menos um contador de uma grande empresa ou instituição, estamos falando de um contador que presta consultoria para várias micro e/ou pequenas empresas, alguém que convive dia-a-dia com os problemas de microempreendedores.

Dependendo da microempresa, o contador poderá oferecer a assessoria para um bom plano de negócios. É claro que a responsabilidade será sempre sua, as respostas deverão ser respondidas por você, inclusive, o ideal é que todas as perguntas tenham sido respondidas antes da conversa com o contador.

Quanto mais experiente o contador, melhor, também é muito importante que esse contador não seja alguém desesperado para conseguir um cliente.

Na fase do plano de negócios, muitas perguntas surgirão. As perguntas chaves que deverão surgir na conversa com o gerente, poderão ser respondidas antecipadamente, com a ajuda dos contatos certos, evitando constrangimentos futuros.

Eu sempre digo que as atividades principais de um negócio, devem ser efetuadas pelo próprio empreendedor, já as atividades comuns a todos os empreendimentos, podem ser terceirizadas; desde contabilidade, pesquisas e possíveis consultorias, até atividades importantes que não comprometam o empreendimento.

As atividades principais, inclusive análise de trabalhos de terceiros, testes e aperfeiçoamentos do  plano de negócios, serão feitos diretamente pelo empreendedor.

É muito importante destacar que o empreendedor não vai redescobrir a roda, nem o fogo, ele deverá concentrar todo o seu esforço nas atividades principais, naquelas que o ajudarão a atingir os seus objetivos, e que ele deverá, mais do que ninguém, estar preparado para executá-las.

Vale relembrar sempre, que nem todos os empreendimentos são complexos; nem todos os empreendimentos exigem muitos empregados; nem todos os empreendimentos exigem conhecimentos técnicos; nem todos os empreendimentos estão sujeitos as altas taxas de impostos.

Leia jornais e colunas especializadas no assunto, esteja atento, para que no futuro você possa responder as perguntas dos amigos da onça.

E você, está preparado para seus amigos da onça?

By Jânio

About these ads

setembro 18, 2010 - Posted by | Empreendedorismo | , , , , , , , , , , , , , ,

8 Comentários »

  1. [...] * Publicado no MadeInBlog [...]

    Pingback por Ver! | Blog | O amigo da onça | setembro 19, 2010 | Resposta

  2. Meu caro amigo Jânio, boa noite!!!
    Sou do tempo em que o amigo da onça era o personagem mais famoso das revistas… muito boa e oportuna essa sua matéria para quem está pensando em abrir uma empresa, começar um empreendimento não é nada fácil e requer muita analise e estudo do ramo a seguir e de tudo mais que você citou na matéria… constantemente vemos pessoas se desfazendo de bens (carro, imóveis) para se aventurarem em novos empreendimentos sem o mínimo alicerce, acabam por perder os bens e ainda levam de troco uma baita desilusão… no Brasil de cada três novos empreendimentos que se formam, dois acabam encerrando as suas atividades com menos de 5 anos de existência… faltou o amigo da onça para as questões infundadas, mais necessárias.
    Parabéns pela excelente postagem!
    Grande abraço e muita paz!!!

    Comentário por Pirollo | setembro 19, 2010 | Resposta

  3. Olá Luis:

    Essa estatistica é muito triste.

    Durante o curso do Sebrae, eu procurei alertar a todos sobre as diferenças entre os empreendimentos, do apoio dos amigos, dos contatos e profissionais de segmentos ligados aos negócios.

    Eu acho que o maior problema é sempre o governo, eu costumo dizer que, ao contrário do que dizia Geraldo Alkman, quam quer ficar rico, não deve abrir uma empresa e sim entrar para a política.

    Há uma diferença muito grande entre abrir uma loja de tecidos, e uma indústria, um reestaurante. Eu acredito que os iniciantes, que não tem perfil de correr riscos, devem ver no plano de contar que não devem abrir uma empresa difícil de gerenciar.

    Eu considero um sorveteiro, um vendedor de cachorro quente, empreendedores em potencial, pela sua proximidade com o mercado e a sua visão privilegiada.

    ABS

    Comentário por icommercepage | setembro 19, 2010 | Resposta

  4. nossa nao gostei nao tem nada ver com meu trabalho

    Comentário por nanaannnnnnnnnnnnnnn | janeiro 25, 2011 | Resposta

  5. mas voçe trabalha muinto bem tchau amigo sou sua fa bai bai

    Comentário por nanaannnnnnnnnnnnnnn | janeiro 25, 2011 | Resposta

    • Olá:

      Você é uma pessoa muito misteriosa mesmo, não? rsrsrs

      Agradeço por prestigiar nossos artigos.

      ABS

      Comentário por icommercepage | janeiro 28, 2011 | Resposta

  6. Janio,
    Saudações,
    Coloquei seu blog nos meus favoritos. Estou pensando em abrir uma empresa, mas não queria que fosse uma micro, minha vontade é seja uma S/A.. Fazer lançamento de ações, captar recursos junto ao BNDE’S. etc.
    Acho que o amigo da onça vai ser eu! Explico, vou ter vender a idéia da empresa para amigos que vão me da o capital inicial.,…já viu

    Comentário por M.J.Sardinha de Mattos | dezembro 6, 2012 | Resposta

    • Olá M.J.Sardinha:

      Eu vou ter de passar em seus blogs para acompanhar seus projetos e se você vai ser o amigo da onça, isso quer dizer que você tem conhecimento suficiente para isso.

      Eu fiquei curioso.

      ABS

      Comentário por icommercepage | dezembro 7, 2012 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 217 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: