Made in Blog

Divulgação, internet, downloads, blogs, web2.0

Família Arns – Um exemplo a ser seguido

Exemplo de família

A força da tradição

O Brasil é carente de bons exemplos na área social, apesar de já ter eleito vários reis e rainhas do futebol, da música e vários outros mais.

Temos muitos heróis, mas só depois de mortos, herói depois de morto causa uma certa desconfiança.

 Depois que Getúlio Vargas se matou e disse a famosa frase “Saio da vida para entrar na história”, virou herói, até José Sarney usou essa frase, e olha que ele nem tinha morrido, apenas deixava o mandato de Presidente da República.

O que nós precisamos muito no Brasil, é de tradição, mas tem que ser de bons exemplos, não precisamos de tradições de burgueses, relembrando um passado de sofrimento, o que o Brasil sempre teve.

A catástrofe do Haiti, onde é estimado cerca de cem mil mortes, com milhões de pessoas afetadas pelo terremoto que arrasou o país, nos trouxe várias notícias de mortes de brasileiros que trabalhavam no força de paz.

Um notícia que ninguém esperava era da morte de Zilda Arns, a pessoa mais importante do Brasil, na área social, criadora da Pastoral da Criança.

 A tradição da família Arns continua, mas a perda para o Brasil foi muito grande. Evidentemente que a obra de Zilda está pronta, ela terminou o projeto da Pastoral, iniciado em 1.985, na minha opinião, o maior e mais bem sucedido projeto social da história do país.

Zilda recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, inclusive nos Estados Unidos, suas lições foram bem assimuladas e permanecerão eternamente dando frutos.

Quando ela disse que um real era suficiente para atender a uma criança, com a ajuda do voluntariado, eu pensei, esta aí, um bom projeto social. O fome zero, do Betinho, era um bom projeto, enquanto não havia tanto dinheiro envolvido, quando entrou dinheiro da política, o projeto se perdeu.

Gabriel Arns e Helena Steiner, tiveram mais de dez filhos. Imigrantes alemães, passaram para seus filhos uma educação rara de se ver nos dias de hoje.

Dom Paulo Eraristo Arns, Cardeal, Arcebispo de São Paulo, que lutou pela volta da democracia no Brasil, responsável por várias mudanças no Brasil, o país com o maior número de católicos no mundo.

Dom Paulo, o membro da família Arns mais conhecido até então, viu em sua irmã Zilda, convidada pela CNBB para criar a Pastoral da criança, o projeto social mais bem sucedido do Brasil, até hoje, exportado para vários países, uma nova força solidária da família Arns.

Zilda Arns era médica sanitarista, não demorou muito para que ela se destacasse na saúde pública, ficando conhecida do Brasil inteiro.

Flávio Arns é sobrinho de Zilda e é senador pelo Paraná, deverá fazer parte da nova geração de Arns, em prol da sociedade, uma família que deverá ser um exemplo para o Brasil, espalhando sua família em todas as áreas sociais, política e religiosa.

Essa é a tradição que o Brasil precisa, talvez a primeira família onde pode se identificar, claramente, o compromisso social, sem interesse, e, o melhor de tudo, criando projetos que funcionem.

Durante muito tempo, a Igreja evitou entrar na política, quando entrou, Padre Roque se destacou ao lado de Roberto Requião, na CPI que denunciava a rede de corrupção no Paraná e no Brasil. Hoje temos também vários pastores, eleitos democraticamente.

Aos poucos, o Brasil vai se tornando de fato democrático, com a participação de toda a sociedade. A melhor classe de cidadãos começa a se encorajar a entrar para a política, um lugar sujo onde poucas pessoas se aventuram.

A família Arns está na política também, esperamos que, no futuro, muitas outras famílias tradicionais se formem no Brasil, para que exemplos possam ser seguidos e a educação melhorada, criando um país melhor para todos.

By Jânio

About these ads

janeiro 15, 2010 - Posted by | Reflexões | , , , , , , , , , , ,

11 Comentários »

  1. Sensacional sua matéria, parabéns, muito bem elaborada.
    Abraços forte

    Comentário por Principe Encantado | janeiro 15, 2010 | Resposta

    • Valeu amigo.

      Esperamos que nossas famílias sigam o exemplo dessa família maravilhosa, para sermos um pova mais feliz.

      ABS

      Comentário por Jânio | janeiro 16, 2010 | Resposta

      • jânio, vc tbém é ARNS. Minha mãe é arns, estou tentando descobrir as origens, brasão etc. Somos de Rio do Sul/SC. Zilda Arns, tem parentesco com minha mãe, ela sempre falou disso

        Comentário por Ênio | abril 11, 2010

      • Olá Ênio:

        Quanta honra falar com um membro dessa família que é um exemplo para a nossa sociedade. Eu disse que o Brasil precisa de exemplos assim, na realidade, um dia o mundo inteiro conhecerá o projeto de Zilda.

        Eu não sou da família Arns, mas sei que tem um site que verifica a origem das famílias, eu até ia pesquisar a minha, mas elaé tão comum que desisti. A família Ferreira está espalhada por todo canto.

        Caso eu veja novamente o link do site que verifica as origens das famílias, postarei aqui no blog.

        Um grande abraço.

        Comentário por icommercepage | abril 12, 2010

  2. Olá amigo Jânio, excelente matéria. Realmente o Brasil está precisando de mais tradição familiar. Zilda Arns foi um exemplo de humildade e fortaleza. Ela fez muito pelas crianças carentes e é um exemplo a ser seguido.

    Abraços.

    Comentário por Claudine Netto | janeiro 16, 2010 | Resposta

    • Olá Claudine.

      Eu sonho com o dia em que o Brasil tenha uma educação assim, para termos várias famílias multiplicando a sabedoria, mostrando que fazer a coisa certa é muito mais fácil do que fazer errado.

      ABS

      Comentário por Jânio | janeiro 16, 2010 | Resposta

  3. Oi Janio,realmente é por aí,mais uma vez vc escreveu muito bem sobre um assunto marcante na história mundial…
    abs

    Comentário por ana lucia nicolau | janeiro 16, 2010 | Resposta

    • Olá Doutora Ana.

      …e mais uma vez eu fico muito feliz com a presença de uma pessoa tão especial como você, aqui no blog. Qeum sabe nós não possamos começar essas mudanças, não é mesmo?

      ABS

      Comentário por Jânio | janeiro 16, 2010 | Resposta

  4. Zilda, a mãe dos anjos

    Doutora Zilda Arns Neumann, a Forquilhinha, sua cidade natal no Estado de Santa Catarina, se agiganta por ter feito você. Por ter nos dado este maravilhoso presente. Sua vocação de médica pediatra e sanitarista brasileira, não foram pretextos para seu brilhantismo. Menos ainda por ter sido fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança da Pastoral da Pessoa Idosa, de organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e tantas outras ótimas ações que poderiam vir. Não foi a toa que recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação. Zilda Arns, parte do Brasil merece teu nome. Os anjos bondosos em forma de crianças, pequeninas almas meigas e inocentes que você incansavelmente ajudou a salvar, agradecem, enquanto os governantes adormecem ou estão preocupados apenas com suas próprias contabilidades financeira. Pessoas do bem, assim como você e muitas outras senhoras de verdade que estiveram entre nós, não morrem, rumam em busca de missões eternas, que possam amenizar a dor e sofrimento de outros seres num outro vínculo de vida. Sua alma agora pertence ao universo inteiro, assim como o seu coração, que estará batendo forte, pra sempre dentro de cada pessoa boa. Não queríamos que fosse dessa maneira, mas Deus sabe o que faz, sabe o destino de cada filho seu. Santificado possa ser eternamente o seu nome e tudo de bom que você fez pelo ser humano, na qualidade de mãe e mulher, independente da sua formação acadêmica. Que jamais esqueçamos o dia 12 de Janeiro de 2010. Senhora, Doutora Zilda Arns, isso sim me orgulha de ser brasileiro.

    João Silvino – Ass. Adm.
    Rua do Estaleiro, 25/14
    Santa Rosa/Guarujá/SP
    CEP: 11430050
    RG: 14.684.516

    Comentário por João Silvino de Sousa | janeiro 17, 2010 | Resposta

  5. Olá João:

    Que bela homenagem.

    Zilda Arns deve ter ouvido seu relato comovente, deve estar orgulhosa de ter pessoas como você e outros brasileiros que ainda não perderam a razão e que manterão esse bom exemplo como simbolo da família brasileira.

    e eu estou honrado de ter um comentário tão emocionante e sincero como o seu, comentário que nos orgulha e incentiva outros comentaristas a exporem sua palavra e seu pensamento.

    Um grande abraço.

    Comentário por Janio | janeiro 17, 2010 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 216 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: