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Divulgação, internet, downloads, blogs, web2.0

A melhor forma de divulgação é gratuíta.

formas de divulgação

formas de divulgação

Muita gente tem me perguntado sobre como divulgar  sua empresa grátis.

Há muitas formas de divulgar uma empresa, não só de maneira gratuita, como de maneira quase gratuita.

Uma empresa que procure uma forma de divulgação gratuita, geralmente é uma empresa de pequeno porte ou micro-empresa, uma empresa que não tem como criar um departamento voltado para publicidade.

Uma das formas que temos conhecimento, que resultou em sucesso, é o famoso network, publicidade boca-a-boca, rede de contados. Esta forma de divulgação funciona muito bem, quando a pessoa tem um certo dom para comunicação, ajuda não só no comércio mas na vida como um todo, na política, boa vizinhança, negociação de dívidas e pagamento, resumindo, deixa a vida muito mais barata.

Para quem tem uma boa lista de contatos, fazer uma boa festa de inauguração, divulgar com auto-falantes, é muito fácil.

Outras formas muito boas de divulgação são as estratégias de marketing como: promoções, produtos diferenciados, sorteios, mudança de ponto, etc.

1 – Promoção – Uma boa promoção sempre funciona, inclusive em épocas de crise, o brasileiro não costuma economizar muito, principalmente porque muitos nem tem como, outros por falta de um bom planejamento mesmo, o fato é que brasileiro não pode ver uma boa promoção. Hoje em dia, há empresas especializadas em produtos para promoções ou brindes, além das associações comerciais, promoções voltadas a classes específicas também trazem bons resultados.

2 – Sorteios – Sorteios podem ser feitos em festa de inauguração, e, esporadicamente, em épocas de festas, como Páscoa, Natal, etc., sempre atrai uma boa clientela. Como já dissemos é preciso estar com uma equipe de vendas preparada para atender ao aumento da clientela.

3 – Formas de pagamento – Todas as formas de pagamento possíveis atraem um certo público, é preciso analisar com muito cuidado a viabilidade de cada forma de pagamento e suas vantagens, tanto financeiras quanto estratégicas.

4 – Formas de descontos – Algumas formas de pagamentos praticamente não deixam muitas margens de lucro, por outro lado, funcionam muito bem quando o assunto é atrair o público, outras formas dão uma boa margem de lucro, além de menor risco, como o pagamento à vista, por exemplo, que deve sempre ser acompanhado de um desconto.

5 – Parceria – Quando uma empresa envia clientes para a outra, através de convênios, família, funcionários, etc.

6 – Social – Promoções sociais nem sempre devem visar lucro, sua função é ajudar a sociedade, mas o retorno, na imagem da empresa é imediato, e a imagem de uma empresa séria é muito importante.

7  – Segundo a teoria dos quatro Ps, são fundamentais para a venda:

a – Ponto – a escolha do ponto é muito importante,  muitas vezes é preciso reavaliar a escolha.

b – Produto – A qualidade de um produto pode ser determinante no resultado da divulgação.

c – Pronto Atendimento – não basta atender, é preciso atender bem, com garantias de prazo da entrega e eficácia do fornecedor.

d – Preço – O questão do preço é bastante interessante, nunca devemos vender a um  custo muito inferior de  mercado, exceto em promoções.

e – Promoção – ligado a comunicação com o cliente e a publicidade – Veja promoção.

Observação – O pronto atendimento e o atendimento personalizado ficou por nossa conta, não faz parte do mix de marketing, constitui-se um elemento fundamental nos dias de hoje.

Outras formas de divulgação que apesar de não serem totalmente  gratuitas, tem um retorno muito bom são:

Folhetos – Folhetos bem elaborados podem dar um retorno, podendo ser experimentados mais de uma vez, visto que há várias formas de se elaborar um folheto.

Panfletos – Dá para se interagir totalmente com os clientes, deste que estes sejam alfabetizados, o nível de alfabetização é irrelevante e pode ser trabalhado de acordo com o grau de instrução dos cliente. Pode-se criar uma boa imagem através dos panfletos, a pesquisa junto aos clientes e público alvo é fundamental.

Faixas – As faixas constituem uma forma excelente de divulgação barata, quase gratuita, devem ser colocadas em ruas estratégicas ou em frente ao próprio comércio.

Cartazes – são colocados em toda parte da cidade ou no próprio estabelecimento, neste caso as parcerias são fundamentais.

Jornais locais – Os jornais locais, pelo menos para os pequenos negócios, são muito mais úteis do que propagandas em tv ou grandes rádios, que funcionam muito mais quando o público alvo é  regional.

Internet – Não dá para esquecer este meio de divulgação, onde o alcance é infinitamente superior, mas atenção só tenha um endereço eletrônico se estiver afim de interagir com os visitantes, caso contrário, o efeito pode ser contrário.

As formas gratuitas de divulgações, publicidades e marketing, podem dar muito mais trabalho mas para pequenos negócios, geralmente funcionam  de maneira muito mais eficaz,isso sem contar o grau de envolvimento do dono do negócio que pode interagir e aprender muito mais.

By Jânio.

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julho 26, 2009 - Publicado por | divulgação gratis | , , ,

35 Comentários »

  1. Caramba! Que aula.
    Abraços forte

    Comentário por Principe Encantado | julho 26, 2009 | Responder

    • Obrigado pelo comentário, amigo.

      O empreendedor precisa simplificar ao máximo suas atifidades, para se concentrar na gestão operacional de seu negócio.

      ABÇs

      Comentário por icommercepage | julho 26, 2009 | Responder

  2. Saudações!
    Ótimo artigo,
    Gostei muito de sua explanação, uma abordagem racionalista colocada de forma dinâmica, sempre fazendo analíses dos prós e contras.
    Parabéns pelo texto!
    Abraços,
    LISON.

    Comentário por LISONN | julho 26, 2009 | Responder

  3. Obrigado, Lisonn.

    O grande desafio do empreendedor é que ele precisa executar vária atividades como atividade operacional, compras, vendas, planejamento, correção, publicidade e marketing.

    Assim se faz nescessário conhecer, de forma simplificada, algumas desta atividades.

    ABÇs

    Comentário por icommercepage | julho 26, 2009 | Responder

  4. Muito bom texto Jânio.
    Quanto a internet, acho que ela é simplesmente a arma mais poderosa que o pequeno e médio empreededor tem atualmente.
    Quando eu falo poderosa, me refiro a formas de divulgação para quem tem um site. Otimização, links patrocinados, redes sociais…são apenas três das formas mais baratas e funcionais de fazer sua marca criar credibilidade na rede. Claro que existem infinitas possibiliades de crescimento dentro da web

    Abraços

    Comentário por Gerson Bastos | agosto 23, 2009 | Responder

    • Olá Gerson:

      Concordo com você, são infinitas as formas de fortalecer uma marca, algumas levam mais tempo e podem ser menos procuradas, outras são de uma grande ajuda.

      ABS

      Comentário por Janio | janeiro 9, 2010 | Responder

  5. Olá.

    Achei bem interessante a matéria. Estou começando com um projeto e algumas dessas idéias eu já estava analisando, agora vi outras, e vou tentar.

    Parabéns pelo blog

    Abraços o/

    Comentário por Emilio | janeiro 8, 2010 | Responder

  6. Olá Emilio.

    Como disse o Gerson, são infinitas, as formas de divulgação na internet, algumas dão mais resultados, outras menos. Algumas formas demoram mais e exigem muita atividade, é preciso encontrar aquelas que tem seu perfil.

    Fico feliz que tenha gostado das dicas.

    ABS.

    Comentário por Janio | janeiro 9, 2010 | Responder

  7. OI MUITO BOM GOSTEI DO TEXTO ME AJUDOU MUITO
    NO MEU TRABALHO DO CURSO !!!!!!!!!!

    OBRIGADO

    Comentário por Mark Willians | maio 2, 2010 | Responder

  8. Olá Mark:

    Fico feliz que tenha aproveitado o conteúdo do blog, há outros artigos relacionados ao tema na seção Divulgação Grátis.

    ABS

    Comentário por Jânio | maio 2, 2010 | Responder

  9. Óla queridos amigos gostário de saber como posso trabalhar em divulgação nesta página. Eu tenho um escola de dança no Recife PE…

    Comentário por Rogério Neves | agosto 13, 2010 | Responder

  10. Olá Rogério:

    Como você pode ver há várias maneiras de divulgação grátis fora da internet, na internet, o primeiro passo é criar um blog.

    Atualmente, muitos publicitarios estão pulando essa parte e utilizando o Twitter como seu canal de comunicação e divulgação.

    Com um blog, você pode falar tudo o que pensa sobre a dança, filosofia da dança, etç. Pode divulgar esses artigos no Twitter, ou divulgar direto no Twitter.

    Onde você digitou Rogério neves, antes de escrever esse comentário, você poderia escrever sua url: Ex: http:// nomeempresa. wordpress. com para isso você teria que ter um blog primeiro.

    Criar um blog aqui na WordPress é fácil, basta se cadastrar, é tudo quase automático, caso queira um trabalho profissional, um webmaster pode fazê-lo de forma bem barata.

    ABS

    Comentário por icommercepage | agosto 14, 2010 | Responder

  11. Boas dicas essas,sempre que preciso venho por aqui.

    Comentário por FlavioSN | setembro 13, 2010 | Responder

  12. Olá Flávio:

    Você será sempre bem vindo ao nosso humilde blog.

    Um grande abraço.

    Comentário por Jânio | setembro 15, 2010 | Responder

  13. oi tudo bem eu mim chamo pedro e gostaria de saber como fasso para min cadastra

    Comentário por pedro augusto s.de souza | setembro 29, 2010 | Responder

  14. OLá Pedro:

    Caso esteja falando de criar um blog, para divulgar seu negócio, é só criar o seu blog em http://www.wordpress.com

    Se estiver falando só de publicidade, aí, deverá participar de redes sociais como o http://www.dihitt.com.br

    ABS

    Comentário por Jânio | setembro 30, 2010 | Responder

  15. òtimo comentário, tb estamos utilizando estes métodos. Se vc é motociclista ou comerciante, fabricante, hoteleiro, etc. que possam ser benéficos para usuários de motos.
    acesse; mototur.net

    Comentário por Mototur | abril 15, 2011 | Responder

  16. ótimo conteudo recomendo a todos dos do blog.

    Comentário por cleber gomes | maio 18, 2011 | Responder

    • Olá Cléber:

      Fico contente que o post tenha sido útil.

      Espero que se adapte com facilidade aos sistemas..

      ABS

      Comentário por icommercepage | maio 18, 2011 | Responder

  17. Se alguém estiver interessado pode divulgar nos sites de auto surfe. a maioria diz que dá pro membro ganhar alguma coisa, más eu só uso para divulgação. um que é bem legal e tem gerado muitas visitas para minha loja é o http://www.srsurfe.co.cc. Bem, no fim das contas sai de graça mesmo a não ser que alguém queira comprar um pacote de anuncios.

    Comentário por SILVIO | junho 3, 2011 | Responder

  18. ola eu trabalho em uma loja como gerente e queria saber como eu poderia me desempenhar na questão da divulgaçao.é preciso divulgar pois a loja esta iniciando agora e na cidade ao geral as vendas estao bem fracas.sera que uma promoçao cairia bem nesse momento??
    obrigada espero resposta!!jessica

    Comentário por jessica | junho 13, 2011 | Responder

    • Olá Jéssica:

      Você não disse o tamanho da cidade, nem quantos empregados tem, mas vamos lá.

      Para quem está iniciando, a promoção é um recurso muito usado pela maioria dos comerciantes mas, nesse caso, é preciso saber o quanto você conhece o seu mercado. Se você vender muito no crédito, pode se endividar ou focar os clientes errados.

      É bom planejar uma promoção que não comprometa demais o capital de giro. No caso das outras divulgações, aproveite tudo: Panfletos, cartazes, etc.

      Quanto mais organizada a campanha, melhor a imagem da empresa, por isso é bom só divulgar bem.

      Dependendo do tamanho da cidade, há possibilidade de anúncios em rádios, jornais, etc.

      Se as ventas estão fracas como você falou, utilize todas as estratégias, inclusive as promoções, só não venda no crédito duvidoso, muito cuidado.

      ABS

      Comentário por icommercepage | junho 14, 2011 | Responder

  19. VEM AI PANIC PARTY 18/11
    com dj mikael, dj ton & dj douglas .
    ingressos Limitados, garanta ja o seu
    Av. Maringa 823. Salâo de eventos Tchê !
    Inf&ings cmg . 91605357
    Eles : 15 Élas : 10
    VAAMOS LA GALERA !

    Comentário por robson | outubro 5, 2011 | Responder

  20. Matine teens kidss

    horas-2h ás 8h
    dia-14/10/11
    local-emeb.jardim são luiz
    preço-3.00 reais

    **contamos com a sua presença**

    Comentário por gabriel fiori da silva | outubro 15, 2011 | Responder

    • legal mais uma opurtunidade para as criancas de cajamar parabens sao luiz escola de dedicaçao total aos alunos

      Comentário por gabriel fiori da silva | outubro 15, 2011 | Responder

  21. Nossa adorei!!!
    super esplicativo e tudo bem colocado , estou tambem iniciando meu proprio negocio a inauguração sera dia 05 de novembro sera uma loja ja tenho alguns clientes mas estou com duvidas com relação aos monstruarios se vc puder me ajudar muito obrigada!!!

    Comentário por rosangela | outubro 24, 2011 | Responder

    • Olá Rosângela:

      Fico feliz pelo texto ter sido útil a você, infelizmente pela internet é meio difícil de ajudar.

      Profissionais terceirizados que atuam nessa área podem ser útil, apresentando algumas opções.

      ABS

      Comentário por icommercepage | outubro 25, 2011 | Responder

  22. Olá , tudo bem.

    Estou sorteando 1 (um) Aspirador de pó portátil para carro, gostaria de saber como divulgar no seu blog, segue o link e demais informações do sorteio.

    Comentário por Flavio | janeiro 16, 2013 | Responder

    • Olá Flávio:

      O icommercepage/MadeInBlog apenas discute as formas de divulgação grátis, mas não divulga, exceto quando se trata de patrocínio.

      De qualquer forma, obrigado pelo convite.

      ABS

      Comentário por icommercepage | janeiro 18, 2013 | Responder

  23. Achei tudo muito bem explicadinho, quais seriam minhas possibilidades relacionado a folhetos e faixas, já que que meu trabalho é distante da cidade. Turismo rural na fazenda. e fica longe de tudo. qual seria a melhor forma e na internet,quero turistas de toda as localidades. como devo proceder? você tem como me mandar um e-mail
    me explicando algumas coisas, ainda sou pequena Empresa.
    grata pela atenção

    Comentário por Roseli Nunes | dezembro 13, 2013 | Responder

    • Olá Roseli:

      Por favor, não me chame de bruxo rsrsrs mas, hoje, eu estava pensando sobre a formação dessa palavra, concórdia. Não foi um pensamento elaborado e nem pesquisei ainda, mas a palavra me chamou a atenção pelo fato de eu achar que essa palavra me lembra a Bíblia, lembra-me também a palavra acordo, como um antônimo de discórdia, que seria desacordo. Eu quase pesquisei essa palavra, hoje.

      Eu vou analisar o seu caso com mais tempo mas, desde já, posso garantir-lhe que a internet é de fato um dos melhores canais para o seu tipo de negócio e para o turismo em geral. Aliás, por falar em internet, aproveite essa ferramenta para pesquisas a concorrência do mundo inteiro, atividades da concorrência podem lhe abrir a mente para ideias criativas e inovadoras.

      ABS

      Comentário por icommercepage | dezembro 14, 2013 | Responder

  24. Olá um feliz 2014 para você, como sempre Deus em nossos corações.
    encontrei você pesquisando sobre as melhores formas de divulgação, novamente caiu em sua pagina.. então não pode ser por acaso. Ola só o resultado da palavra Concórdia (origem)
    Latim- Comcorum ou seja com o coração, em português se tornou verbo- concordar ou seja aceitar com o coração.
    espero que goste.
    um grande abraço

    Comentário por Roseli Nunes | janeiro 16, 2014 | Responder

    • Olá Roseli:

      Eu espero que tenha recebido o meu e-mail com uma ideia geral do que eu penso. Normalmente eu tenho melhores ideias quando visualizo todas a possibilidades de um negócio. No caso de sua fazenda, eu não pude avaliar todo o potencial.

      Se for longe da cidade, será preciso boas atrações turísticas, entretanto, se ficar próximo da rodovia, próximo a atrações turísticas, será muito bom para promover o turismo rural e para a realização de eventos.

      Como eu disse no e-mail, a ideia da roda de violeiro é muito boa, também podemos imaginar torneio de truco ou futebol, que é barato, ou pesque e pague ou rodeios, o que é mais caro, entretanto, festas de formaturas, festas institucionais, aniversários, etc., tudo isso é muito interessante.

      Sem falar dos eventos políticos, que são os melhores.

      Gostei da explicação, eu tive um sonho sobre a palavra concórdia antes de receber a sua visita, relacionado às formas de resolver conflitos. Acho que a realização de eventos tem tudo a ver, não é mesmo?

      ABS

      Comentário por icommercepage | janeiro 17, 2014 | Responder

  25. TANTAS FORMAS DE SE FAZER, DIVULGAÇÃO, MÁS MEU SÓCIO ACHA QUE TEM ALGO MAIS BARATO QUE A INTERNET…E QUE AINDA POR SER MICRO EMPRESA , PRECISAMOS ECONOMIZAR, NÃO CONSEGUI MUDAR AS COISAS DE FATO, MÁS ESTOU CAMINHANDO SEMPRE PARA O POSITIVO, ABRAÇOS

    Comentário por Roseli Nunes | janeiro 16, 2014 | Responder

    • Para divulgação local e regional, você pode pintar muros, criar faixas e anunciar em rádios e jornais, mas a nível nacional não há nada mais barato que um bom site. O resultado do site envolve também a divulgação e é a longo prazo. A troca de visitas com outras empresas de turismo, como hotéis e pousadas, é uma boa ideia.

      A divulgação do serviço, como você fez com a fotos, é fundamental. Não economize fotos, mas para evitar que as fotos sejam usadas indevidamente por criminosos, você pode usar arquivos de imagem em PDF da Adobe.

      No caso de blog e site interativo, que é de graça, é importante criar uma moderação total, para evitar que maus comentários comprometam a imagem da empresa.

      ABS

      Comentário por icommercepage | janeiro 17, 2014 | Responder


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